NOVA AURORA

PARANÁ

Começam as montagens das estruturas esportivas do Verão Maior Paraná 2024/2025

Publicado em

As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná 2024/2025 já estão em andamento. Faltando 11 dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria estadual do Esporte.

A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiboá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.

Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.

Além disso, também estarão presentes com ações itinerantes, exposições e serviços voltados à comunidade, formando o popular Condomínio Verão Maior Paraná, outros 11 órgãos estaduais: Copel, Detran-PR, Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar e as secretarias estaduais da Cultura; do Desenvolvimento Sustentável; da Família e Desenvolvimento Social; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, da Segurança Pública; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Turismo. 

O diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, lembra que o Verão Maior Paraná reforça a integração entre esporte, lazer e serviços públicos. “O Verão Maior Paraná é mais do que um evento de entretenimento. É uma ação estratégica que promove saúde, bem-estar e cidadania, além de movimentar a economia local. As atividades são planejadas para atender todas as faixas etárias, proporcionando momentos de lazer em um ambiente seguro e bem estruturado”, afirma.

Leia Também:  Ciclistas e pedestres da XV de Novembro, em Curitiba, recebem materiais educativos do trânsito

Além dos postos fixos, já estão quase prontos os Palcos Sunset, nos quais serão realizados shows nos fins de tarde. Em Caiobá e no Noroeste, os palcos ficam posicionados junto aos postos, enquanto que em Guaratuba, o posto fixo fica ao pé do Morro do Cristo e o palco Sunset fica na Praça dos Namorados. As bandas estão sendo selecionadas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Confira os endereços dos postos e da arena do esportiva:

Caiobá – Arena Verão Maior e posto de atendimento – Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa

Guaratuba – Praia do Cristo, no final da Avenida Atlântica

Matinhos – Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo

Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida São Luís

Shangri-lá – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Região Noroeste – Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, na Avenida Paraná; e em Porto Rico, na Prainha e Barranca

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA – Além das arenas, a programação esportiva do Verão Maior Paraná 2024/2025 contará 31 eventos, dentro do escopo dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Morretes, além da Ilha do Mel e de São Pedro do Paraná, no Noroeste, vão receber torneios esportivos estaduais, nacionais e internacionais.

Confira a programação dos eventos do esporte:

31/12 – Corrida da Virada, em Matinhos

04/01 – Verão Moto Show, na Arena Verão Maior Caiobá

11/01 – Cross Games, na Arena Verão Maior Caiobá

11 e 12/01 – Torneio Verão Basquete 3×3, em Matinhos

17/01 – Troféu Elite (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná), em São Pedro do Paraná

18/01 – Vôlei de Praia Solidário, na Arena Verão Maior Caiobá

Leia Também:  Com apoio do Estado, evento mostra atrativos de Foz do Iguaçu e capacita agentes de viagens

18 e 19/01 – Beach Tennis Adaptado, no Posto de Matinhos

18 e 19/01 – Circuito Paranaense de Handebol de Areia, no Posto de Matinhos

18 e 19/01 – Lobafest, na Ilha do Mel

19/01 – Levantamento de Peso Olímpico, no Calçadão de Ipanema – Pontal do Paraná

19/01 – Travessia dos Veteranos, em São Pedro do Paraná

24/01 – Travessia Noturna, em São Pedro do Paraná

24 a 26/01 – Torneio Futevôlei das Estrelas, na Arena Verão Maior Caiobá

25 e 26/01 – Best Trick Skate Red Bull, na Arena Verão Maior Caiobá

25 e 26/01 – Beach Flag, no Posto de Matinhos

26/01 – Travessia a nado, na Praia Central de Guaratuba

26/01 – Corrida dos Guarda-Vidas, na Praia de Caiobá

01/02 – Desafio JAN de Obstáculos, em Morretes

01 e 02/02 – MMA Solidário, na Arena Verão Maior Caiobá

02/02 – Cross Country, em Morretes

02/02 – Travessia do Porto, São Pedro do Paraná

05 a 09/02 – ITF Beach Tennis, na Arena Verão Maior Caiobá

13 e 14/02 – Troféu Elite (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná), na Arena Verão Maior Caiobá

15/02 – Beach Soccer Solidário, na Arena Verão Maior Caiobá

15/02 – 4º Desafio Ronda Dos Galáticos, na Arena Verão Maior Caiobá

15 e 16/02 – Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, local a definir

21/02 – 4º Piriathlon de Areia, em Matinhos

22/02 – Travessia Dos Veteranos, na praia central de Guaratuba

22 e 23/02 – Campeonato Paranaense de Surf, local a definir

VERÃO MAIOR PARANÁ  Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com 74 adesões, Passaporte Equestre facilita emissão de guia de trânsito para equídeos

Published

on

By

Com o objetivo de oferecer facilidades ao produtor rural, o Estado simplificou a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equídeos, com o Passaporte Equestre. Desde setembro do ano passado o próprio produtor pode emitir a guia, tornando mais ágil o trabalho e o transporte dos animais dentro do Estado.

Destinado a proprietários de equinos, asininos e muares procedentes de estabelecimentos cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e em conformidade com a legislação sanitária vigente, o passaporte pode ser utilizado para diferentes finalidades: engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte, trabalho e atendimento veterinário.

Segundo Maira Polatti Tomaz Sypniewski, chefe da Divisão de Trânsito Animal da Adapar, a iniciativa representa um avanço para o setor. “A emissão da GTA é prática e pode ser realizada diretamente no local de criação, evitando irregularidades no transporte durante o trajeto. O produtor pode emitir diretamente de sua propriedade, garantindo assim um transporte seguro e com regulamentação sanitária”, diz.

Além de agilizar a movimentação, o passaporte tem papel fundamental no controle sanitário. “Ele contribui para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, como a anemia infecciosa equina, facilitando a identificação precoce de casos e permitindo uma resposta rápida e eficaz”, acrescenta.

Outro benefício do Passaporte Equestre, instituído pela Lei nº 20.962/2022, é a rastreabilidade dos equídeos.

Conforme explica Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, o sistema registra informações essenciais sobre os animais, como origem, destino e histórico sanitário. “Essa medida ajuda a evitar prejuízos causados por surtos sanitários, mantendo a integridade do setor”, destaca.

Leia Também:  IAT promove nova queimada controlada de espécie exótica no Parque de Vila Velha

PASSAPORTE – Até agora 74 produtores aderiram ao Passaporte Equestre, com 395 equídeos cadastrados no sistema. Desde o lançamento foram emitidas 309 GTAs, que movimentaram 618 animais em todo o Estado.

A maioria das movimentações teve como destino atividades esportivas (241), seguidas por exposições (37), trabalho (15), cria/reprodução (15) e leilão (1). A região dos Campos Gerais lidera em número de animais cadastrados: são 126 em Castro e 104 em Palmeira.

A emissão está condicionada ao cumprimento das exigências sanitárias previstas nas legislações federal e estadual. Ela segue também as diretrizes da Portaria nº 265, de 10 de outubro de 2017, que estabelece as normas para a autorização dos produtores a emitirem a GTA, em processo validado eletronicamente.

Para participar de eventos agropecuários, como feiras, exposições e leilões, a apresentação da GTA é obrigatória. Sem ela, a participação é inviabilizada, restringindo o acesso a canais de comercialização e visibilidade no mercado.

ADESÃO – Para solicitar a autorização para emissão da GTA, o produtor deve ter a propriedade e os equídeos cadastrados na Adapar e estar em conformidade com as normas sanitárias vigentes. O acesso ao sistema é feito pelo portal www.produtor.adapar.pr.gov.br, onde é necessário fazer o cadastro.

Leia Também:  Com apoio do Estado, evento mostra atrativos de Foz do Iguaçu e capacita agentes de viagens

Após a adesão, o produtor deve apresentar ao Escritório Local (EL) da Adapar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o atestado de vacinação contra a Influenza Equina dos animais que pretende movimentar.

De acordo com a Lei nº 21.530/2023, que altera dispositivos da Lei nº 17.044/2011, a adesão ao Passaporte Equestre exige o pagamento de 1,5 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) no momento da solicitação e 1 UPF anualmente para renovação. Produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são isentos dessa taxa.

Segundo a Unidade Técnica de Tecnologia da Informação (UTTI) da Adapar, está prevista a implementação do sistema de pagamento via pix para facilitar o processo de adesão ao programa.

MANUAL – Para apoiar o produtor, a Divisão de Trânsito Animal montou um manual de orientação com o passo a passo para a emissão da GTA. Acesse AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA