NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra recebeu 173 inscrições para 2025

Publicado em

A Escola de Dança Teatro Guaíra homologou 173 inscrições para o ano letivo de 2025. Para ingressar em uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, os candidatos, após a inscrição, passarão por provas de aptidão física e diferentes conteúdos de dança clássica. A lista foi publicada nesta quarta-feira (11) no site do Teatro Guaíra. As provas acontecem dias 6 e 7 de fevereiro e as aulas iniciam no dia 17.

Em 2024, 107 crianças e jovens cursaram a formação gratuita mantida pelo Governo do Estado. As vagas para o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino são oferecidas por níveis. Todos os detalhes para a seleção de 2025 estão especificados no Edital. 

OPORTUNIDADES –  O objetivo original da Escola de Dança Teatro Guaíra, criada em abril de 1956, era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa – o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

Leia Também:  De passivo ambiental a energia com valor agregado: o caminho do biogás no Paraná

“Além das aulas semanais os alunos têm a oportunidade de participar das atividades artísticas pedagógicas durante o ano letivo, fazer aulas com professores e bailarinos convidados, trocar experiências com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e, a partir do nível Formação 3, participar do Grupo de Dança que faz, por exemplo, apresentações nos pátios das escolas estaduais por meio do projeto Guaíra para todos”, destaca a coordenadora da Escola, Larissa Pansera. Os alunos e alunas ainda integram espetáculos internos e produções abertas ao público nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, como o espetáculo “O Quebra-Nozes”, que fecha 2024 com todos os corpos artísticos da casa unidos no palco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Após Vitorino e Araucária, PCPR na Comunidade chega à Ilha do Mel e Campo Magro

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  13,5 mil candidatos são esperados para o vestibular da UEM neste domingo

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA