NOVA AURORA

PARANÁ

Trem que desce a Serra do Mar vai levar turistas e moradores a passeios natalinos em dezembro

Publicado em

Programação que carrega o espírito natalino e que deve movimentar moradores e turistas em Curitiba. A descida de trem pela Serra do Mar, eleito um dos passeios sob trilhos mais bonitos do mundo, será especial. Além de andar no icônico trem, os participantes poderão vivenciar  o verdadeiro clima do Natal, com os vagões de luxo todos iluminados e a presença do Papai Noel  – uma boa opção turística para levar as crianças.

Denominado Natal Express, iniciativa da Serra Verde Express, que opera o trem da Serra do Mar, os passeios especiais para toda a família acontecem na próxima semana, na segunda-feira, quarta, quinta e sexta-feira, dias 16, 18, 19 e 20 de dezembro. Os ingressos são vendidos a a partir de R$ 20 (meia solidária mediante doação de brinquedo).

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a ação ajuda a alavancar as atrações turísticas do Natal paranaense. “Queremos transformar o Paraná no destino turístico do Natal e motivar os turistas dessa época do ano a ficarem por mais tempo na cidade e em seus arredores. Por isso, ter cada vez mais programações e atrações é importante, sobretudo quando elas partem da iniciativa privada. É assim que conseguiremos alavancar o Estado nos roteiros de viagens para o Natal”, disse Nunes.

Leia Também:  Programação e atividades do Verão Maior têm 85% de aprovação entre paranaenses

As saídas do Natal Express acontecem às 20h15, 21h e 21h45. Os ingressos já estão à venda AQUI.

“A Serra Verde Express tem o compromisso de proporcionar momentos inesquecíveis e, nesta época do ano, queremos oferecer algo ainda mais mágico, com a experiência do trem e o encanto natalino”, afirma Adonai Arruda Filho, CEO do Grupo Serra Verde Express.

COMPROMISSO – Parte dos recursos e dos brinquedos arrecadados serão revertidos para o Projeto DEDICA, mantido pela Associação dos Amigos do HC, do Hospital de Clínicas do Paraná. A instituição presta assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência.

“Parcerias como a que mantemos com a Serra Verde são de extrema importância para o DEDICA, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Natal tem sua magia e nos traz ainda mais esperança. É o que todos nós precisamos”, afirma Domingos Murta, presidente da Associação dos Amigos do HC.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Paraná completa integração com governo federal e está pronto para atender a Nova Lei de Licitações

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Setor industrial é determinante para o crescimento do PIB do Paraná, afirma o governador

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA