NOVA AURORA

PARANÁ

1.º mutirão de regularização do CAR beneficia 624 proprietários rurais do Noroeste

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta quarta-feira (11) o balanço do primeiro mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Paraná. A ação, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, atendeu 624 proprietários rurais de três municípios do Noroeste do Estado: Japurá, Guaporema e São Manoel do Paraná. Durante a força-tarefa, técnicos do órgão ambiental sanaram dúvidas relacionadas ao processo, desde o acesso à Central do Proprietário/Possuidor até retificações nas análises do cadastro, que é obrigatório para imóveis rurais de acordo com o Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

De acordo com o levantamento, 302 das ocorrências (48%) foram relacionados à recuperação do acesso à Central do Proprietário/Possuidor. O procedimento é essencial para resolver questões ligadas ao registro dos imóveis rurais, já que a Central é a principal forma de comunicação entre os órgãos ambientais e os proprietários. Além de técnicos do IAT, a operação contou com o suporte de profissionais do Serviço Florestal Brasileiro – SFB/DF e DATAPREV/DF, responsáveis pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

“Tivemos uma adesão ao mutirão bem maior do que o esperado, algo que atribuímos ao bom relacionamento do Instituto com as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios e a outras autarquias ligadas ao CAR, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Esse colegiado ajudou a fazer a ponte com os agricultores”, afirmou o chefe do escritório de Cianorte do IAT, Marcelo Aparecido Marques – os três municípios estão vinculados à regional.

Leia Também:  Paraná deve colher 646 mil toneladas de feijão, 34% a mais que em 2023

“Na maioria dos casos atendidos, foram outras pessoas que fizeram o cadastro para os agricultores, e por isso eles não tinham mais acesso à plataforma. Pudemos, então, devolver para eles o acesso, o que vai permitir que monitorem a situação da propriedade e resolver quaisquer pendências futuras ligadas ao cadastro”, completou ele.

Já os atendimentos restantes foram relacionados à resolução de pendências ligadas às análises dos imóveis feitas pelo Instituto. Desse conjunto, 227 (36%) foram retificações de análises dinamizadas do IAT, feitas de forma eletrônica para corrigir irregularidades nas propriedades. Outras 95 ocorrências (15%) estavam ligadas a retificações, principalmente em relação ao domínio da propriedade.

“O auxílio na execução, principalmente nas análises dinamizadas, foi importante. Como essa modalidade é feita de forma remota, as notificações são enviadas diretamente pelo Sicar e necessitam da aprovação do proprietário para confirmar o processo e regularizar o cadastro”, explicou o técnico do IAT responsável pelo CAR, Ayrton Torricillas Machado.

Com o sucesso da primeira experiência, Marques destaca que a partir de 2025 os mutirões serão levados para os outros nove municípios de abrangência do núcleo regional de Cianorte: Cidade Gaúcha, Indianópolis, Jussara, Rondon, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste, além de Cianorte. “O nosso objetivo é que até o final de 2025 todos os 12 municípios do nosso núcleo tenham recebido um dos mutirões”, disse.

Leia Também:  PCPR na Comunidade levará serviços gratuitos a Paranavaí, General Carneiro e Campo Largo

“Depois da regional de Cianorte, planejamos executar os eventos também em outros núcleos do IAT. A princípio, vamos priorizar os municípios englobados pelos escritórios de Paranavaí, Umuarama, União da Vitória, Jacarezinho, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, que são os locais onde já implementamos a análise dinamizada do CAR”, ressaltou Machado.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Agrega informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa. Também integra informações de áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Para efetuar o CAR no Estado, o proprietário precisa acessar o site do Sicar e baixar o aplicativo de cadastro. Neste, devem ser incluídas as informações pessoais, a documentação e as características físicas da propriedade.

Após a adesão e análise dos dados por meio do CAR, o produtor rural terá todas as recomendações de como se adequar à legislação e poderá fazer a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A proposta oferece um conjunto de ações voltadas a regularizar, recuperar áreas de preservação permanente (APP), de uso restrito e compensar áreas de reserva legal.

Para mais informações sobre o CAR é só acessar a página do IAT.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  MON promove atividades educativas gratuitas no Mês das Crianças

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Vice-governador apresenta potenciais econômicos do Paraná a comitiva da Polônia

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA