NOVA AURORA

PARANÁ

Governador recebe a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado pela Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (10), com a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais. É a mais alta honraria concedida na Capital, visando reconhecer a trajetória e a contribuição de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade. Ele recebeu a medalha das mãos do prefeito Rafael Greca em reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Ratinho Junior destacou a importância de Curitiba para o desenvolvimento do Paraná. “Eu agradeço ao prefeito Rafael Greca e a todos os curitibanos. Eu não faço mais do que a minha obrigação, mas claro que a gente fica muito feliz e com o sentimento do dever cumprido, porque Curitiba indo bem ajuda o Paraná a ir bem”, afirmou.

“Nós temos um orgulho danado da Capital. Por onde eu ando no Brasil, quando vou representar o Paraná em algum evento, ou até fora do País, a gente vê a admiração que as pessoas têm por Curitiba, pela sua qualidade de vida, pela sua cultura, pela sua população”, acrescentou. “Para o Paraná é um orgulho ter uma capital como Curitiba.”

Greca ressaltou a parceria entre município e Estado para garantir uma cidade melhor. “Nós entregamos a medalha da Luz dos Pinhais como gratidão ao governador Carlos Massa Ratinho Junior por tudo que de bom ele fez a Curitiba, em clima de paz política nesses oito anos da gestão onde fui prefeito e o Eduardo Pimentel vice-prefeito”, ressaltou.

Leia Também:  Estado investe R$ 10,7 milhões em equipamentos para modernizar as Regionais de Saúde

“Juntos nós enfrentamos a pandemia, juntos nós refizemos a integração do transporte coletivo, juntos nós melhoramos a infraestrutura de Curitiba a ponto de dar 100% de água tratada para a Capital do Paraná e estamos a caminho de 100% de esgoto tratado”, disse.

O prefeito também lembrou da contribuição cultural do Estado para enriquecer o acervo cultural de Curitiba. “O governador fomentou a indústria, o comércio, a geração de empregos, nos deu o Índice de Educação Básica mais alto do país, ajudando Curitiba também na área da educação mas, mais do que tudo, ele fomentou a cultura quando nos deu de presente o grande acervo de João Turin, possibilitando que criássemos o parque mais lindo de Curitiba, o Parque Memorial Paranista, junto ao Bosque e ao Lago São Lourenço”, finalizou.

COMENDA — Criada em 2018 por meio de decreto municipal, a Ordem Municipal da Luz dos Pinhais é a mais alta honraria concedida pelo Executivo Municipal e uma homenagem que celebra personalidades importantes para o desenvolvimento da Capital. A comenda é composta por uma medalha, um diploma e o registro do homenageado em um livro oficial.

Leia Também:  Secretaria da Cultura prorroga inscrições de seis editais da Lei Paulo Gustavo no Paraná

A medalha, banhada a ouro, conta com a reprodução da obra “Homem-Pinheiro”, do artista paranaense João Turin. Trata-se do desenho de um homem, na altura de um pinheiro, que remete a uma das principais obras do Renascimento, “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci. Turin é considerado o precursor da escultura no Estado e um dos expoentes do Movimento Paranista.

De acordo com a prefeitura, a condecoração já foi entregue para 153 personalidades e instituições, de 2018 a 2023 (com exceção de 2020 devido à pandemia de Covid-19). Outras 19 foram concedidas ao decorrer de 2024. Com a entrega para o governador nesta terça, foram 173 comendas entregues.

PRESENÇAS — Participaram da cerimônia de entrega o vice-governador Darci Piana, que também já foi condecorado com a medalha, em 2019; o deputado estadual Alexandre Curi; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e a procuradora-geral da Capital, Vanessa Volpi.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Milhares de vagas: UEM anuncia cronograma e novos cursos para Vestibular de Verão e PAS

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Secretaria da Cultura prorroga inscrições de seis editais da Lei Paulo Gustavo no Paraná

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA