NOVA AURORA

POLÍTICA PR

CCJ aprova emendas em projetos do Executivo que tratam de tributos e segurança

Publicado em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em sessão extraordinária nesta terça-feira (10) uma série de emendas apresentadas por parlamentares em Plenário para dois projetos do Poder Executivo que propõe mudanças no regime tributário e na segurança pública do Estado. As emendas aprovadas voltaram a ser discutidas pelos deputados nas sessões ordinárias marcadas para quarta-feira (11), às 9h30.

Foram aprovadas três emendas do deputado Arilson Chiorato (PT) suprimindo trechos do projeto de lei 730/2024, que promove alterações em impostos como o IPVA e o ICMS. Uma das emendas suprime artigo que aplica uma conceituação para deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down e autista da legislação aplicável às operações do ICMS. Outra modificação diz respeito a artigo que prevê que a limitação do valor do imóvel a atuais R$ 362.726,00. O autor da emenda justifica que este é um “valor excessivamente baixo, considerando a realidade do mercado habitacional paranaense”. Para ele, a restrição é incongruente, “pois a finalidade da norma é isentar do pagamento de imposto a transmissão causa mortis do único imóvel para fins de moradia”. Finalmente, a terceira emenda suprime trecho da alínea “b” do inciso I do artigo 44. Para o autor, a “supressão se faz necessária pois o artigo de revogação impacta expressamente na conceituação legal vigente de pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down ou autistas”.

Entre as principais alterações propostas pelo projeto de lei está a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas. O texto também adiciona novas categorias de isenção do IPVA. Entre as mudanças em relação ao ICMS, o texto pretende limitar os valores fixados a título de multas punitivas em 100% sobre a totalidade ou sobre a diferença do imposto objeto do lançamento de ofício. As alterações previstas originalmente relacionadas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITMCD) foram retiradas pelo substitutivo.

Também foi aprovada uma emenda de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD) ao projeto de lei 714/2024, que institui o Corpo de Militares Temporários. Segundo o governo, os temporários irão atuar junto à Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM-PR) em contrato de trabalho de caráter temporário para exercer atividades administrativas internas e relacionadas à área da saúde. A emenda modificativa visa possibilitar a autorização de médicos e enfermeiros, no âmbito do Corpo de Militares Temporários, a realizar atendimento médico-hospitalar mais especializado e célere às vítimas, ainda dentro das aeronaves e ambulâncias.

Leia Também:  ExpoLondrina: Assembleia Itinerante ouve especialistas para evitar ataques em escolas

Por fim, foi aprovada uma emenda ao projeto de decreto legislativo 12/2024, de autoria da Comissão Executiva da Assembleia. A matéria altera o decreto legislativo nº 1/2011, que trata da atribuição do Gabinete Militar, que poderá ser ampliada, abrangendo segurança a todos os membros da Comissão Executiva. De acordo com o autor, deputado Delegado Jacovós (PL), a emenda aprovada estende aos demais parlamentares a utilização de “placas reservadas” para veículos, desde que requerido pelo deputado.

Demais propostas

A CCJ aprovou o projeto de lei 1053/2023, do deputado Ney Leprevost (União), que altera a Lei estadual nº 15.608/2007, tratando de licitações e contratos administrativos, a fim de garantir e preservar os direitos adquiridos nas convenções coletivas do trabalho. O projeto insere parágrafos na redação do texto, estabelecendo novas regras. Entre elas está a determinação de que quando o objeto da licitação versar sobre mão de obra terceirizada, o edital deverá seguir as regras de convenção coletiva de trabalho, devendo ser observadas na execução do contrato. Outro parágrafo determina que as regras sobre mão de obra terceirizada devam ser consideradas na apresentação das propostas e na composição de preços a fim de resguardar os direitos trabalhistas, bem como o princípio da igualdade entre os licitantes, a justa concorrência e o equilíbrio contratual. Por fim, a novada redação insere na Lei a determinação de que modificações vindas de eventual nulidade, revisão ou revogação, total ou parcial, das cláusulas das convencionais devam ser respeitadas no curso do contrato.

Também avançou o projeto de lei 772/2024, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que altera artigo da Lei n° 6.149/1970, que dispõe sobre o regime de custas dos atos judiciais. A proposta inclui a ParanaPrevidência na isenção prevista no trecho do texto que isenta do recolhimento das custas judiciais, taxas judiciárias e emolumentos a Fazenda Pública

Leia Também:  Dezembro Faixa Preta será celebrado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Vista

O deputado Arilson Chiorato (PT) solicitou vista do projeto de lei 575/2023, do deputado Luis Corti (PSB), que dispõe sobre o credenciamento de pessoa jurídica prestadora de serviços na área de medicina veterinária para a inspeção sanitária e industrial em estabelecimento de produtos de origem animal no Estado do Paraná. O texto determina que as atividades deverão ser executadas por médicos veterinários credenciados pelo órgão oficial de defesa agropecuária do Estado. A proposta afirma que o órgão poderá, entre outros, credenciar e descredenciar pessoas jurídicas para executarem a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. Também poderá promover a fiscalização, mediante a realização de auditorias e supervisões, para a averiguação do cumprimento das normas pertinentes pelas empresas credenciadas. A legislação também diz que compete à pessoa jurídica credenciada para executar a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, além de determinar quais requisitos, documentos e comprovantes são necessários para o credenciamento.

De acordo com a justificativa, o objetivo do projeto é trazer inovações ao tema, propondo que médicos veterinários estejam registrados junto à ADAPAR, quando a competência for municipal ou estadual, e ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para a inspeção de âmbito nacional. De acordo com o autor, o “avanço é imprescindível para suprir uma lacuna de servidores nos municípios e no Estado”.

Utilidade pública

Os parlamentares aprovaram os projetos de lei 746/2024, do deputado Arilson Chiorato (PT), que concede o Titulo de Utilidade Pública para a União da Comunidade dos Estudantes e Profissionais Haitianos, em Curitiba; e 641/2024, do deputado Fabio Oliveira (PODE), que altera a Lei nº 21.896/2024, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação Lord Riders Moto Clube, no município de Rancho.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Published

on

By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.

Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.

Premiação

Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.

O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.

Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).

Inclusão

O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.

Leia Também:  Projeto de lei quer ampliar o acesso à internet em áreas rurais

E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.

Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.

Sessão plenária

Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.

O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.

Leia Também:  Em requerimento, deputado pede mais segurança nas estradas para romeiros do Santuário São Miguel Arcanjo

Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.

Segundo turno

Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.

Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.

Redação final

Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.

Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.

Transmissão

A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA