NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Sessão solene na Assembleia Legislativa celebrou o trabalho dos Lions Clubes do Paraná

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), realizou, nesta sexta-feira (06), no Plenário Deputado Waldemar Daros, a sessão solene alusiva às “Festividades dos Lions Clubes do Paraná” em homenagem aos clubes de serviços voluntário e desenvolvimento comunitário que já vêm atuando no Paraná há mais de 50 anos de história em 45 municípios.

A Associação de Lions Club foi fundado em 1917 pelo empresário Melvin Jones de Chicago com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactam vidas em mais de 200 países. Em 2007, o Lions Clube Internacional foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU e em 2016 foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

O proponente e presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), destacou a importância que os Lions Clubes causam em cada comunidade que atuam. “O Lions Clube é uma associação de serviços que trabalha em prol da população do Paraná especialmente dos menos favorecidos. Eu já estou há 22 anos dentro do Lions Clube de Arapongas, e com isso a gente vai aprendendo a servir. Trabalhamos em todas as áreas, na saúde, na educação, trabalhamos na segurança, são campanhas feitas pelo Paraná e por todo Brasil. Nos momentos também de dificuldade que o país passa em desastres coo ocorreu no rio Grande do Sul, os Lions Clubes se unem para poder atender aquela população que está sofrendo naquele momento. Nós trabalhamos muito em campanhas de prevenção da saúde, campanhas de trânsito, arrecadação de cestas básicas e também na área da pessoa com deficiência, com bancos de cadeira de rodas, banco ortopédico, etc.”.

“Temos uma atenção especial para os cuidados com a visão, hoje somos um dos maiores incentivadores para diminuir a cegueira no mundo. Atualmente, a cada três minutos uma pessoa fica cega no mundo e dentro do Lions Clube Internacional, disponibilizamos recursos para poder combater a cegueira no mundo, principalmente na África com uma forte atuação. Essa é a missão do Lions, uma missão do bem, de fazer o bem para aquelas pessoas que mais precisam, concluiu o deputado Bazana.

No Brasil, o Lions Clube foi fundado em 1952 por Armando Fajardo, com o objetivo de promover o serviço voluntário e o desenvolvimento comunitário. Hoje, conta com mais de 1.500 clubes e 42.000 associados, sendo o 7º país com mais membros do Lions Clube internacionalmente.

No Paraná, o Lions Clube Curitiba Batel completou 65 anos em 2024, com uma história de serviço voluntário e desenvolvimento comunitário. O clube realiza atividades como a inauguração de placas comemorativas, homenagens a clubes com mais de 50 anos e festivais comemorativos. O Lions Clube no Paraná também promove atividades de serviço voluntário, como a arrecadação de fundos para causas sociais e a realização de projetos comunitários.

Antes da sessão solene o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) e integrantes dos mais diversos Lions clubes do estado dirigiram-se até o Largo Melvin Jones, na Rua Marechal Hermes, ao lado da Assembleia Legislativa para a inauguração de placas com o nome dos Lions clubes do estado.

Leia Também:  Governador entrega 128 ônibus escolares e 45 novas viaturas para as forças de segurança pública

Homenageados

O presidente da Associação de ex-governadores do Brasil – AGDL e curador da Fundação Lions Clube Internacional, Juventino Figueira Borges enalteceu a iniciativa do parlamentar. “Essa proposta do nosso deputado e companheiro leonino é muito bem-vinda porque reconhece o trabalho dos Lions. Gosto de comparar os Lions Clubes do mundo, são como uma galáxia, cheia de energia, muita luz, e os leões são os planetas que iluminam, aliás, são as estrelas que iluminam os planetas. E a energia que é dada a cada uma dessas estrelas é a Fundação Lions Internacional. A Fundação Lions Internacional é o nosso braço de subsídios e de programas para atender as demandas dos mais necessitados no mundo. No ano de 2023-2024, porque o ano no Lions começa em julho e termina em junho, aplicou 46 milhões de dólares em subsídios no mundo inteiro para atender às necessidades das causas globais. As causas globais do Lions combatem o diabetes, combate à fome, promovem a preservação do meio ambiente, dentre outras. Essa iniciativa do nosso parlamentar, vem para comemorar e deixar a gente muito orgulhoso de estar aqui por causa de uma causa tão nobre quanto é a de servir”.

Já o coordenador da Equipe Global de Serviços – GST do DMLD, Ari Eduardo Stroher, contou que “o meu envolvimento com o Lions Club já aconteceu há muitos anos. Eu sou do Lions Club de Mandaguari, onde eu fui presidente e nós temos várias ações sociais na região. Ao todo, o Lions Club Internacional, conta com 1.400.000 associados que o qualifica como a maior organização de clubes de serviço do mundo. Atualmente eu sou coordenador da Equipe Global de Serviços da Região Sul do Brasil. No último ano, o Lions Internacional atendeu e impactou 360 milhões de pessoas. Aqui na Região Sul, nós impactamos 11 milhões e 600 mil pessoas. E aqui no Paraná, mais de 3 milhões de pessoas. E hoje estamos aqui nesta solenidade com muita alegria, recebendo mais um incentivo, mais um apoio, para promovermos o crescimento do Lions no Paraná.

Para a presidente do Banco de Alimentos de Curitiba e Região Metropolitana, Carla Menguini ser voluntária é apaixonante. “Eu sou Presidente do Lions Clube Pinhas, estou lá na minha quarta gestão, sou apaixonada pelo voluntariado com 30 anos trabalhando no terceiro setor. Tenho sob a minha responsabilidade, o Banco de Alimentos da região metropolitana de Curitiba. O Banco de Alimentos tem 25 anos fazendo a arrecadação de alimentos com as empresas, supermercados, pessoas físicas, quem queira doar, e fazemos doações para as instituições que nós temos cadastradas. Hoje nós temos mais de mil instituições cadastradas. Esse ano, o banco de alimentos aqui de Curitiba conseguiu fazer uma doação de mais de 40 mil quilos, conseguimos atender mais de 8 mil pessoas nesse projeto. O nosso lema é o servir, e eu acho que nós estamos aqui nesse mundo exatamente para isso, para servir. Este reconhecimento do deputado Bazana me pegou de surpresa, porque como voluntários, a gente nunca espera, sempre estamos dando nosso melhor e ter um reconhecimento do trabalho do Lions me deixa muito envaidecida”.

Leia Também:  CCJ aprova projeto que institui bolsas que visam dar independência econômica para pessoa idosa

O governador do Distrito LD – 6, Mauro Ribeiro da Silva disse que “uma homenagem como esta incentiva os nossos clubes a continuar o trabalho que eles fazem já há mais de 100 anos.O nosso Lions Clube, em Umuarama, tem um trabalho muito intenso no ramo ortopédico e também criação de mudas, produção de mudas nas escolas. A gente é um projeto que, inclusive, já foi ganhador de vários prêmios, chama-se Árvores da Vida. Nós produzimos mudas nas escolas para serem entregues nas maternidades, nas igrejas para batizados e quando do nascimento de crianças. O trabalho voluntário não me cansa, eu sou portador de Parkinson já há oito anos. Como governador eu levantei essa bandeira. Mas o trabalho voluntário não me cansa, ao contrário, porque a rigidez muscular que marca a minha doença, provoca muitas dores, mas quando eu estou fazendo trabalho voluntário ele, na verdade, me cura”.

O governador do Distrito LD – 1, Kleber Gonçalves declarou estar emocionado com a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa através do deputado Bazana. “Eu acredito que tudo aquilo que nós fazemos em prol de alguém, principalmente o Lions, é servir. O reconhecimento nos dá a força para continuar. Eu agradeço ao deputado que teve essa iniciativa que só nos fortalece. Este ano o nosso lema é: “a energia que nos move ao servir”, porque nós acreditamos que assim como a energia move o mundo, o nosso serviço transforma vidas e comunidades”.

A mesa de autoridades foi composta pelo proponente e presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD); o presidente da Associação de ex-governadores do Brasil – AGDL e curador da Fundação Lions Clube Internacional, Juventino Figueira Borges; pela presidente do Distrito Múltiplo LD – DMLD, Iara Zacher Corso; pelo governador do Distrito LD – 1, Kleber Gonçalves; o governador do Distrito LD – 6, Mauro Ribeiro da Silva; assessor de Relações Internacionais do Lions, Toshiro Ida; o coordenador da Equipe Global de Serviços – GST do DMLD, Ari Eduardo Stroher; pelo presidente do Conselho Deliberativo de Avaliação do LD – 1, Cláudio Miessa Rigo; pelo presidente da Região Leste e presidente do Lions Clube Batel, Fernando Misato; pela presidente do Banco de Alimentos de Curitiba e Região Metropolitana, Carla Menguini e o assessor para o Plano 25+ do DMLD e coordenador do evento no Lions, João Silva dos Santos.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

IFPR anuncia criação de curso de Técnico em Defesa Civil em reunião on-line promovida pelo deputado Goura (PDT)

Published

on

By

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) vai ofertar 500 vagas do curso Técnico em Defesa Civil, sendo que as primeiras 250 poderão estar disponíveis ainda no segundo semestre deste ano. A previsão é que, em 2026, sejam 250 vagas por semestre.

“O anúncio foi feito durante a reunião on-line que promovemos, nesta quinta-feira (10), em favor do fortalecimento da Defesa Civil no Paraná e sobre o nosso PL 689/2024, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Desastres e o Dia dos Agentes da Defesa Civil”, informou o deputado estadual Goura (PDT).

“A oferta do curso Técnico em Defesa Civil pelo IFPR é consequência da ação da Reitoria, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que está coordenando o processo, e com o Ministério da Educação”, informou Goura.

Novo curso no IFPR

O deputado explicou que a informação foi divulgada pela pró-reitora de Ensino do IFPR, que estava representando o Reitor Adriano William Pereira no evento, Sheila Cristiana de Freitas. “O curso técnico em Defesa Civil terá três anos de duração e está em fase final de aprovação pelo MEC”, disse ela.

A pró-reitora explicou que a oferta do curso no IFPR é resultado de uma parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que já oferece essa formação.

“O IFC coordena a oferta do curso em Defesa Civil para as cinco regiões do país. O objetivo é fomentar a profissionalização em gestão de riscos e desastres, com a continuidade da oferta de vagas ao longo dos anos”, explicou ela.

“Graças a isso, vamos conseguir fazer com que o IFPR também se torne um polo na oferta desse curso tão importante, levando essa capacitação essencial, com esses quadros de profissionais tão necessários para a prevenção de desastres”, destacou Goura.

Reitor do IFPR

O reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, parabenizou o deputado Goura pela iniciativa de propor o PL 689/2024. “Uma iniciativa importante diante de um cenário em que muitas pessoas, inclusive políticos, negam as mudanças climáticas e o que o nosso planeta está enfrentando”, comentou.

“Trazer essa reflexão, por meio da criação de uma semana estadual de prevenção de desastres, é muito relevante. Isso porque muitos dos desastres poderiam ser evitados por meio de ações e políticas públicas de contenção e prevenção desses fenômenos e também por novas práticas mais sustentáveis”, destacou o reitor Adriano.

Leia Também:  Deputado Goura (PDT) destaca modelo holandês para transformar cidades investindo em mobilidade ativa no 2º Paraná Bici

Reunião em favor da Defesa Civil

A reunião on-line para a promoção da Defesa Civil reuniu representantes de instituições estratégicas para a prevenção e a gestão de riscos no estado. Esse evento marcou mais uma etapa de articulação interinstitucional para fortalecer a formação técnica, a capacitação de agentes e a valorização das Defesas Civis Municipais.

Entre os participantes, a pesquisadora Fernanda Dalla Libera Damacena, do Projeto Elos (parceria entre PNUD, SEDEC e CEMADEN), compartilhou os principais dados do diagnóstico nacional sobre as capacidades e necessidades das defesas civis municipais.

Segundo ela, dados do Diagnóstico Municipal em Proteção e Defesa Civil, resultado de levantamento feito em 1.993 municípios brasileiros, realizado pelo Projeto Elos, uma iniciativa do Sedec/MDR, em parceria com o PNUD (ONU) e Cemaden/MCTI, escancara a fragilidade estrutural desses órgãos no país.

Diagnóstico Defesas Municipais

“Os dados revelam que 30% das defesas civis municipais não possuem sequer um computador e mais de 60% operam sem viaturas ou acesso a softwares básicos”, destacou Fernanda. “Mais da metade não conta com celular com internet para comunicar ações de prevenção e apenas 28% têm orçamento próprio, o que limita a autonomia e a capacidade de resposta.”

O diagnóstico mostra que quase metade das defesas civis está lotada diretamente no gabinete do prefeito, “o que pode comprometer a continuidade das ações técnicas.”

Para a especialista, a maior dificuldade apontada no diagnóstico está na fiscalização e controle de ocupações em áreas de risco. “Em meio a tudo isso, um desejo aparece com força: valorização profissional e reconhecimento do trabalho realizado”, destacou.

Importância do PL 689/2024

“Por isso, projetos como o PL 689/2024, que cria a Semana Estadual de Prevenção de Desastres e institui o Dia dos Agentes da Defesa Civil no calendário oficial do Paraná proposta perlo deputado Goura, são importantes”, afirmou.

Também presente na reunião, o major Daniel Lorenzetto, da Defesa Civil do Paraná, falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas no estado. Ele chefia a Divisão de Gestão de Riscos e Desastres da CEDEC-PR e é diretor do Centro Universitário de Estudos sobre Desastres.

A coordenadora nacional do curso Técnico em Defesa Civil, Cleonice Maria Beppler, do Instituto Federal Catarinense (IFC), destacou os avanços na oferta da formação a distância, feita em parceria com outras instituições federais. Cleonice é mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial pela UFSC e especialista em Gestão de Emergências.

Leia Também:  Deputado Fábio Oliveira (Podemos) fala sobre as iniciativas tecnológicas e de gestão promovidas pela Assembleia Legislativa

Reconhecimento profissional

A reunião também contou com a presença de Maicon de Lima Soares, coordenador da Defesa Civil de Campo Largo. Mestrando em Inovação e Tecnologia pelo IFPR e aluno do curso Técnico em Defesa Civil, Maicon trouxe a perspectiva dos gestores municipais e defendeu o reconhecimento dos profissionais que atuam na linha de frente.

“Essa reunião é mais um passo na articulação entre instituições de ensino, órgãos estaduais e gestores locais, em busca de ações mais integradas e efetivas para enfrentar os impactos da crise climática e fortalecer a cultura da prevenção. Por isso, é importante esse PL 689/2024 e a valorização e capacitação das defesas civis municipais”, destacou Maicon.

Construção coletiva

“A nossa proposta, que está sendo construída com a participação de diversos entes e colaboradores, reconhece o trabalho essencial da Defesa Civil e amplia o debate sobre os efeitos da crise climática no estado”, disse.

Pelo projeto, a Semana de Prevenção de Desastres será realizada anualmente na segunda semana de outubro, com ações voltadas à educação, capacitação e mobilização social.

O Dia dos Agentes da Defesa Civil será celebrado todo 10 de abril, como forma de valorização profissional e institucional.

Segundo Goura, além de homenagear os agentes, a iniciativa busca ampliar a cultura da prevenção. “Queremos criar um ambiente permanente de conscientização e resiliência. A Defesa Civil tem um papel estratégico nesse cenário e precisa de mais apoio, estrutura e visibilidade.”

“A crise climática tem intensificado eventos extremos como enchentes, inundações e ondas de calor. É urgente que a sociedade esteja preparada e que os profissionais da Defesa Civil sejam reconhecidos e fortalecidos”, afirmou Goura.

A proposta prevê a realização de palestras, mutirões, campanhas educativas e outras atividades durante a semana, com foco em comunidades de risco. Também abre espaço para parcerias com entidades da sociedade civil e setor privado.

.O texto do projeto também prevê a publicação de materiais educativos, operações de fiscalização e ações de formação continuada. Entre os principais objetivos estão o estímulo à percepção de risco, o fortalecimento das boas práticas e a construção de respostas mais eficazes aos desastres.

“Não é só uma data no calendário. É uma política pública de prevenção e valorização de quem está na linha de frente. Esperamos contar com o apoio dos colegas parlamentares para aprovar essa pauta tão necessária”, finalizou o deputado.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA