NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR encerra curso de padronização de agentes de segurança para o verão

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu nesta semana a quarta e última turma do curso de padronização destinado aos agentes de segurança que atuarão no Verão Maior Paraná 2024/2025. A capacitação, realizada na Escola Superior de Polícia Civil, reuniu 120 profissionais de diferentes forças de segurança pública, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica.

O curso teve como objetivo alinhar os procedimentos operacionais entre as instituições, fortalecer a integração e preparar os agentes para as demandas específicas da temporada de verão no Litoral e em áreas de grande fluxo turístico. Durante as aulas, os participantes receberam instruções práticas e teóricas, abordando temas como atendimento ao público, elaboração de boletins de ocorrência, custódia de presos e uso de armamento

A última turma contou com palestras como a do major Anderson Couto de Moraes, da Polícia Militar, e do tenente Lucas Schramm, do Corpo de Bombeiros, além da participação do perito Márcio Alexandre Tavares, representando a Polícia Científica, e do policial penal João Paulo Schlemper.

Leia Também:  Piana apresenta potenciais logísticos e turísticos para nova cônsul do Paraguai

O perito Márcio Tavares ressaltou a importância do alinhamento entre as forças. “Essa é uma oportunidade ímpar de esclarecer as atribuições da Polícia Científica e reforçar a ação integrada, que sempre foi bastante organizada. A Polícia Civil é nossa principal demandante, e essa troca de informações e experiências foi extremamente enriquecedora”, relatou. 

O policial penal João Paulo Schlemper destacou o papel da integração no sucesso da operação. “Foi de fundamental nossa participação neste alinhamento, pois permitiu sanar dúvidas e reforçar a colaboração entre os agentes envolvidos. A integração entre as forças têm mostrado resultados significativos, sempre com o foco na segurança da população paranaense”, contou. 

O curso, que se consolidou como uma iniciativa estratégica da PCPR, reflete o compromisso da Secretaria de Segurança Pública em promover uma atuação conjunta e eficiente. Segundo os organizadores, a capacitação é essencial para garantir uma resposta ágil e eficaz às demandas da alta temporada, fortalecendo a sensação de segurança entre moradores e turistas.

Leia Também:  Governo do Paraná recebe quarta missão do Banco Mundial e revisão do Paraná Eficiente

VERÃO – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Após Carnaval, Litoral recebe shows do Trio Parada Dura, Amado Batista e Raça Negra

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governo do Paraná recebe quarta missão do Banco Mundial e revisão do Paraná Eficiente

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA