NOVA AURORA

PARANÁ

Notícia Boa Paraná: conheça o projeto MON para Todos, que une arte e inclusão

Publicado em

Com 22 anos de história, o Museu Oscar Niemeyer (MON) se tornou o maior museu de arte da América Latina e referência quando o assunto é inclusão. E é este o assunto do podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (5), que apresenta o programa MON para Todos, que busca ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pelo espaço.

Criado em 2017, o programa conta com três eixos para ampliar o acesso aos espaços do museu para públicos com deficiência visual, auditiva e com o transtorno do espectro autista. Para contar mais sobre essa proposta, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e com Elyse Matos, fundadora e diretora do Instituto Ico, um centro de desenvolvimento especializado em transtornos do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Para as pessoas cegas ou com baixa-visão, o programa MON para Todos conta com legendas em braile das obras, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura para exploração tátil, além de textos em braille, áudio e letras ampliadas nas salas expositivas. Já para as pessoas surdas, oferece conteúdos e atividades em Libras.

Leia Também:  Quase 3 milhões de pessoas já possuem a CNH Digital no Paraná

Para as pessoas no espectro autista, são ofertados diversos recursos que permitem a realização da visita de forma organizada e segura. Duas dessas ferramentas são a Narrativa Visual e o Mapa Sensorial, utilizados para preparar a visita antes mesmo da chegada ao museu. Outra ação foi a criação da Sala de Acomodação Sensorial, um espaço para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos, para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita.

O MON distribui, ainda, o cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente para a identificação de pessoas com deficiências não visíveis, como o autismo. Também foi criada para os funcionários do museu uma cartilha com normas e orientações para o atendimento a esse público.

O programa é reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho de inclusão. A ação voltada a pessoas autistas foi apresentada, em abril, no Communicating The Arts (CTA), em Paris, na França, a maior e mais importante conferência sobre museus e arte no mundo. Também foi levado, neste mês, ao 11º Encontro Ibero-Americano de Museus, em Lima, no Peru, e ao 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza, no Ceará.

Leia Também:  Em quatro meses, Detran-PR contabiliza mais de 59 mil atendimentos via WhatsApp

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.

Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo, no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira este episódio:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  "O Quebra-Nozes", Arlete Salles e exposições no Alfredo Andersen movimentam a agenda cultural

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com investimento de R$ 209 mil, Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA