NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná é nota máxima em indicador previdenciário nacional pelo 3º ano consecutivo

Publicado em

O Ministério do Trabalho e da Previdência divulgou relatório mostrando que o Governo do Paraná alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, a nota máxima no Indicador de Situação Previdenciária (ISP)  dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O Estado foi classificado com a nota A, a melhor na graduação do ISP, concedida também ao Amazonas e Mato Grosso. O relatório foi divulgado nesta terça-feira (03).

O Governo do Estado saiu do 26.º lugar para o 1.º, subindo gradativamente da nota D, pior indicador, em 2019, para C (2020), B (2021) e alcançando a nota A em 2022.

O ISP avalia aspectos de transparência, gestão e situação financeira e atuarial. Instituído em 2017, o ISP tem sua avaliação expressa nas graduações A, B, C e D. O índice é calculado com base em informações prestadas pelos estados e pelo Distrito Federal, armazenadas em sistemas informatizados gerenciados pela União. O indicador tem, ainda, base em informações de outros instrumentos de supervisão e controle, como o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária).

Leia Também:  Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

Entre os fatores que levaram a esse momento único para o Estado do Paraná estão a reforma da previdência, as mudanças internas na gestão para acelerar a implementação de processos de governança e a conquista do CRP administrativo.

Até 2020 o Certificado de Regularidade Previdenciária do Paraná, documento exigido para qualquer operação ou transferência voluntária do governo federal, estava judicializada, o que impedia o fluxo natural de informações para a União.

Felipe Vidigal, diretor-presidente da Paranaprevidência, instituição que gerencia o RPPS no Paraná, afirma que a manutenção da nota A envolve ainda a comparação entre os resultados dos demais estados. “Esta nota é um orgulho para o Paraná, pois nos dá como resultado uma governança no melhor nível”, declarou Vidigal.

Segundo ele, a seriedade na administração dos recursos e dos investimentos, assim como a robustez do patrimônio, que este ano atingiu R$ 11 bilhões, fizeram a diferença para que a nota fosse mantida. “A Paranaprevidência foi responsável pela maior reforma da previdência que o Estado já teve, o que contribuiu para o equilíbrio das contas públicas”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Paraná retoma o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado promove último mutirão de emprego do ano com oferta de 1.000 vagas na Capital

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA