7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    A convite do Paraná, urbanista debate papel das mulheres na formação das cidades

    Publicado em

    A urbanista e ativista May East, designer de projetos regenerativos e educadora, participou nesta terça-feira (4), em Curitiba, de uma ação da campanha nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, à qual a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) fez adesão e é ativa participante.

    Em palestra no Museu Oscar Niemeyer, May East falou sobre o tema “E se as mulheres projetassem a cidade”, abordando 33 pontos de alavancagem para fazer a cidade funcionar melhor, tanto para mulheres quanto para homens. Essa alavancagem, segundo ela, pode impulsionar o pensamento, planejamento e construção de novas gestões municipais e caminhos convergentes para uma agenda pública que valorize a convivência harmônica entre todos.

    Urbanista anglo-brasileira, educadora, cantora e compositora, reconhecida entre lideranças internacionais no campo da sustentabilidade, May East destacou o movimento mundial que recupera a experiência e a referência das mulheres para desenharem cidades e criarem políticas públicas.

    “As políticas públicas devem estar acompanhadas tanto com práticas como também com recursos. O que propomos é um diálogo entre mulheres e homens para redistribuir poder, reequilibrar representação e mudar os sistemas de planejamento e de leis, para que não sejam apenas políticas e para que possamos enxergar o potencial que emerge dos territórios, a partir da experiência da mulher”, afirmou.

    Leia Também:  Financiamentos do BRDE geram 10 mil empregos e R$ 654 milhões ao PIB do Paraná

    Promovido pelo Governo do Estado, o encontro foi realizado em parceria pela Semipi, pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Escola de Gestão do Paraná e o Instituto Nhandecy, organização que tem como base a cooperação como caminho para um mundo de harmonia e cultura da paz.

    OLHAR FEMININO – A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o diferencial do olhar feminino na projeção das cidades e equipamentos públicos. “Toda a sensibilidade sobre questões que muitas vezes um olhar masculino não consegue contemplar, as mulheres vêm e somam para fazer um grande trabalho”, afirmou Leandre. “Cidades projetadas por mulheres serão favoráveis às mulheres e se for bom para elas será também para toda a sociedade”, ressaltou.

    21 DIAS DE ATIVISMO –  A Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma mobilização internacional que busca conscientizar a sociedade e promover ações de enfrentamento à violência de gênero. Ela surgiu em 1991, organizada pelo Center for Women’s Global Leadership (CWGL), nos Estados Unidos, como uma forma de engajar ativistas e instituições na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

    Leia Também:  Novo aplicativo para professores moderniza rotina na rede estadual

    A participação da Semipi no movimento reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção de políticas de igualdade de gênero e de combate à violência doméstica.  No Paraná, além do evento com May East, a campanha terá o lançamento do Selo Viajantes + Seguras, também nesta quarta-feira (04), no MON; reuniões técnicas da coordenação de Enfrentamento às Violências contra a Mulher e o lançamento do projeto Cátedra do Empoderamento Feminino, que acontece no município de Pinhão, nesta sexta-feira (06).

    PRESENÇAS – Também estiveram presentes no encontro a superintendente geral do Desenvolvimento Econômico e Social, Keli de Souza Gali Guimarães; a secretária Estadual das Cidades, Camila Scucato; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Walter Augusto Linzmeyer; a engenheira civil e coordenadora adjunta do Comitê Mulheres, Maria Cristina Graf; a arquiteta Sonia Mara Floriani Marques; a chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Paula Turra Grechinski, e o delegado da Polícia Civil, Leonardo Carneiro.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

    Published

    on

    By

    Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

    “Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

    Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

    “Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

    Leia Também:  GENTE DE BEM Papai Noel dos Correios será lançado na quarta-feira no Paraná

    EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

    As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

    CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

    MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

    Leia Também:  Mais de 100 mil carteiras de habilitação aguardam retirada nas Ciretrans no Paraná

    Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

    Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA