POLÍTICA PR
Projeto de prevenção e combate ao bullying recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná
Publicado em
2 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
A Família Odizio – os pais Flavio Augusto e Fernanda; e os filhos Paulo e Flavio – foi homenageada nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a abertura da sessão plenária, em reconhecimento ao trabalho que desenvolve com o objetivo de prevenir e combater o bullying nas escolas. Moradores de Cornélio Procópio, eles criaram o projeto social “Diga não ao Bullying! Mesmo diferentes somos todos iguais”, que já se espalhou por diversas cidades do país, e ultrapassou as fronteiras, chegando até Portugal.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), autor da homenagem que concedeu Menção Honrosa para a família, elogiou a sensibilidade dos pais, que, ao ouvir o relato do filho Paulo, então com 7 anos, sobre uma situação de violência vivenciada por um colega, decidiu agir. “Parabenizo a família por essa ação transformadora, pela coragem e determinação”, afirmou o parlamentar. Desde então, Paulo, em parceria com o irmão Flavio elabora textos, vídeos e faz palestrar para sensibilizar estudantes sobre o bullying. Hoje, os meninos têm 15 e 11 anos, respectivamente.
Na avaliação de Romanelli, o projeto merece todo apoio e reconhecimento: “É um exemplo de que devemos nos mobilizar e enfrentar o bullying em todas as suas formas, seja a violência física ou psicológica, ou o cyberbullying”, sublinhou. “Também serve para lembrar que desde o início deste ano estes crimes estão tipificados no Código Penal, com penas determinadas para adultos e menores de idade”, acrescentou. O parlamentar apresentou dados que mostram o crescimento de casos, e alertou sobre os feitos profundos e muitas vezes trágicos do bullying. Ele também destacou que, mesmo no período mais intenso da pandemia de Covid-19, o trabalho da Família Odizio não foi interrompido. Diversas lives foram promovidas, inclusive com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de Portugal.
Jovens estão fazendo a diferença
“Eu era apenas um menino querendo mudar o mundo”, disse o estudante Paulo Pirotta Odizio, ao relembra o início do projeto. “Fiquei preocupado com a situação enfrentada por um colega. Contei aos meus pais, eles explicaram que aquilo era bullying, e me apoiaram quando disse que queria fazer algo”, comentou. Assim, desde 2016, um longo e importante caminho foi percorrido, com centenas de crianças impactadas pelo projeto, ao receberem informações sobre o tema. Mais de 100 palestras foram ministradas. Ao falar na tribuna em nome da família, Paulo agradeceu a todos que o apoiaram até agora, e fez um pedido aos deputados: “Protejam os jovens e adolescentes. Juntos podemos construir um mundo melhor”, frisou.
Já o estudante Flavio Pirotta Odizio, chamado carinhosamente de “Flavinho” pela família, estava bastante emocionado com a homenagem. “É uma honra muito grande estar aqui, sendo homenageado”, disse. Ao ser questionado se há casos de bullying na escola ele demonstrou preocupação. Flavinho relatou que, recentemente, ficou sabendo que um colega da escola sofria bullying por ser diabético, e não contava. “Ele não podia comer doce, era excluído dos grupos. Acabou mudando de sala”, informou, lamentando não ter tido a oportunidade de mudar essa história.
Para o advogado Flavio Augusto Odizio, orgulhoso do projeto desenvolvido pelos filhos, é fundamental que todos fiquem atentos a esse fenômeno que afeta a vida escolar de crianças e adolescentes. Observou que desde que foi criada, a iniciativa já alcançou milhares de adolescentes. Além de Cornélio Procópio – município localizado na região do Norte do estado, com cerca de 45 mil habitantes (censo IBGE/2022), as palestras foram levadas para cidades como Londrina, Leópolis, Itambaracá, Alvorada do Sul, Sertaneja, Cambará e Araçatuba (SP). Os encontros acontecem em escolas, teatros, clubes, organizações da sociedade civil, projetos sociais, igrejas e instituições de acolhimento de crianças em situação de risco.
O bullying é caracterizado por agressões verbais, físicas e psicológicas que se repetem por algum período e podem ter danos de longo prazo – como a depressão, por exemplo. Uma em cada seis crianças entre 11 e 15 anos afirma ter sofrido bullying online em 2022, um número que está aumentando, de acordo com um estudo de 44 países realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa é baseada em questionários aplicados a 279 mil crianças e adolescentes de 44 países e regiões da Europa, Ásia Central e Canadá.
Tragédia de Realengo chocou o país
Há mais de uma década os deputados paranaenses criaram o Programa de Combate ao Bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas Escolas Públicas e Privadas, através da Lei 17.335/2012. São objetivos do Programa, prevenir e combater a prática de bullying nas escolas; capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema; e incluir, no regime escolar, após ampla discussão no Conselho de Escola, regras normativas contra o bullying, entre outras ações. Posteriormente, a Lei 19.775/2018, alterou e aprimorou alguns dos artigos do Programa.
Já a Lei 19.678/2018, também discutida e aprovada pelos parlamentares, instituiu o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying no estado, a serem celebrados anualmente no dia e na semana de 7 de abril. Iniciativa que se soma a legislação federal, que havia estabelecido o 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. A data foi criada em 2016, por meio da Lei federal nº 13.277, em função da tragédia que ocorreu em 2011, quando um jovem de 24 anos invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, e matou 12 crianças, com idades entre 13 e 15 anos. Em carta, o criminoso, ex-aluno do estabelecimento, disse ter sido vítima de bullying na escola.
Mais recentemente, em janeiro deste ano, foi sancionada Lei federal 14.811, que estabelece medidas para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, principalmente, nos ambientes educacionais. A regulamentação institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e promove alterações significativas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no Estatuto da Criança e do Adolescente, criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying.
O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei federal nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o país.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento
Published
50 minutos agoon
18 de abril de 2025By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.
Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.
A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.
Premiação
Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.
O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.
Trabalho e Meio Ambiente
A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).
Inclusão
O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.
E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.
Homenagens
A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.
Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.
Sessão plenária
Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.
O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.
Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.
Segundo turno
Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.
Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.
Redação final
Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.
Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.
Transmissão
A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Fonte: ALPR PR

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana

Lançamento da 13ª edição Prêmio Gestor Público e seminário marcam a agenda da Escola do Legislativo na próxima semana

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Agronegócio mineiro bate recorde histórico no primeiro trimestre
PARANÁ


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste