NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe título de Cidadão Honorário ao professor Evaristo Castanha

Publicado em

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou projeto de lei para conceder título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Evaristo Castanha, conhecido como professor Evaristo, figura admirada pela comunidade de Francisco Beltrão e região.

Evaristo dedicou sua carreira profissional ao ensino nas escolas públicas e de trabalho no Núcleo Regional de Educação. Formado em matemática, ciências, física, biologia, pedagogia e com uma pós-graduação em educação religiosa e escolar, Evaristo lecionou e influenciou gerações, se aposentando após 36 anos de trabalho.

“Além da sua contribuição à educação, professor Evaristo é conhecido pelos projetos de promoção da biodiversidade e a preservação da memória do município de Francisco Beltrão. Com uma postura ética e respeitada por todos que o conhecem”, destaca Luciana.

Em 2004, o professor lançou seu sexto livro, que é um resgate histórico do Bairro Alvorada, local em que reside desde sua mudança, em 1970, para Francisco Beltrão. Na obra é possível conhecer a história de formação, personagens, empresas e o desenvolvimento da comunidade. Nele são retratadas as histórias de 14 pioneiros, inclusive do primeiro morador do bairro.

Leia Também:  Audiência Pública na Assembleia Legislativa resulta em pedido de revisão de decreto que limita cidadania italiana

Em 1999, Evaristo lançou o projeto Pau-brasil em comemoração aos 500 anos da colonização do Brasil, celebrando e promovendo a conscientização sobre a importância histórica e ecológica da árvore símbolo do país. Por meio do projeto, ele distribuiu centenas de mudas de pau-brasil nas escolas, o que gerou grande repercussão e valorização da iniciativa em nível nacional. Seu trabalho pioneiro foi reconhecido, e, no ano seguinte, Evaristo foi convidado para dar uma palestra em Brasília, compartilhando seu conhecimento e incentivando a preservação ambiental.

Nascido em Santa Catarina em 1935, mudou-se para Renascença ainda pequeno, em 1947. No dia 13 de junho de 1958 casou-se com a professora Terezinha Ferreira, com quem teve três filhos: Margarete, Marli e Nelson. Em maio de 2008 recebeu o título de vulto emérito do município de Francisco Beltrão.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

É preciso dar um basta nas fake news contra as vacinas, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta segunda-feira, 14, que é necessário combater as fake news contra as vacinas e aqueles que vão contra o interesse público. “Todos sabem que as vacinas salvam vidas. O Plano Nacional de Imunização oferece 18 vacinas para crianças e diversas faixas etárias”, destacou Romanelli na tribuna da Assembleia Legislativa.

“Hoje, as secretarias de Saúde e da Educação iniciaram uma ampla campanha de vacinação infantil nas escolas. Isso não pode ser alvo de ataques, negacionismo ou fake news”, completou.

As vacinas, segundo Romanelli, são obrigatórias, mas não compulsórias, e os pais têm a responsabilidade de decidir pela imunização dos filhos. “Vamos proteger nossas crianças para evitar o retorno de doenças já erradicadas no Brasil”, enfatizou.

Ciência e Saúde

“Não é aceitável que se façam campanhas permanentes contra a saúde pública. Ser eleito deputado não é para trabalhar contra o interesse coletivo. Ir contra a saúde das crianças é ir contra o bem comum”, observou.

Leia Também:  "Programa Recomeço permite às vítimas romper ciclos de violência doméstica", afirma Maria Victoria (PP)

Romanelli explicou que as secretarias de Saúde e Educação atuam com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização, da Anvisa e do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os pais que optarem por não vacinar devem assinar um termo de responsabilidade”, esclareceu.

Em março, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que pais que se recusarem a vacinar os filhos contra a covid estão sujeitos à multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Decisões corretas

“O Paraná tem pressa em proteger a vida de suas crianças e jovens. A vacina contra a covid salvou vidas. Não podemos permitir que fake news sejam disseminadas a toda hora”, afirmou.

Romanelli classificou como irresponsáveis as campanhas contra a vacinação infantil. “Peço aos pais: vacinem seus filhos. O que o Estado e o Governo estão fazendo é rigoroso e baseado na ciência. Não vamos nos desviar disso”, reforçou.

“Nossa solidariedade ao governo do Estado pelas decisões acertadas na área da saúde. Os secretários Beto Preto (Saúde) e Roni Miranda (Educação) baseiam suas ações na ciência e no bem-estar das crianças e jovens”, concluiu.

Leia Também:  Deputado Marcel Micheletto (PL) recebe visita de estudantes e professores de Assis Chateaubriand

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA