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Sessão Solene comemora os 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB)

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A sessão solene da próxima terça-feira (03), as 18 horas, no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa, fará homenagem aos 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), em reconhecimento da contínua promoção de oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bioenergia, através da pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão de risco, que em oito décadas vem modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos para a melhor qualidade de vida da população paranaense.

A proposição é do coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); do presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB) e da líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD) ressaltou que “é uma homenagem que mostra apenas uma parte de toda a importância que a SEAB tem para os paranaenses. São 80 anos de um trabalho sério e que contribuiu muito para que o Paraná chegasse a ser essa potência agrícola que é hoje”.

O primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD) destacou que “comemorar os 80 anos da Secretaria Estadual da Agricultura é reconhecer todo o trabalho que transformou o Paraná em referência na agricultura e no abastecimento. Como diz o governador Ratinho Júnior, hoje o Paraná é o supermercado do mundo, um dos estados que mais exporta para países da Europa. E isso se deve, sem dúvida nenhuma, ao trabalho da SEAB e de seus servidores, que fazem a diferença todos os dias”.

Para o coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT), “esta homenagem à SEAB é o reconhecimento do trabalho fundamental e vital feito ao longo destes 80 anos em prol da agropecuária paranaense. É o momento para reconhecer o esforço coletivo que fez do Paraná uma referência mundial em agropecuária e reafirmar a importância de políticas públicas para o fortalecimento do setor”.

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O presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) destacou que “a agropecuária é o motor da economia do Paraná e muito do sucesso e dos avanços do setor se deve ao trabalho da Secretaria que, por meio dos seus servidores, ajuda a alavancar os produtos paranaenses em qualidade e em quantidade, fazendo do nosso Estado hoje o supermercado do mundo. Obrigado a cada um deles pelo trabalho incansável em favor do desenvolvimento da nossa economia ao longo desses 80 anos”.

Já a líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT) externou “parabéns à SEAB pelos 80 anos de história dedicados ao fortalecimento do setor agrícola e ao abastecimento do nosso estado. Destaco sua importância como uma Secretaria estratégica para o desenvolvimento e crescimento do Paraná”.

A solenidade fará destaque especial para a importância histórica da SEAB no desenvolvimento da agropecuária, abastecimento e segurança alimentar no Paraná e contará com a presença de deputados federais e senadores do Paraná; a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; as Superintendências Federais do Trabalho, Saúde, e da Polícia Rodoviária Federal; representantes de órgãos importantes como IBAMA, CONAB, MDA, ADAPAR, e IPARDES; Federações e Associações ligadas ao agronegócio, como FETAEP, FAEP , FETRAF, e a Associação Paranaense dos Produtores de Suínos; cooperativas e instituições privadas, como Sicredi, Elejor, New Holland, Invest Paraná e a Sociedade Rural do Paraná, Paranavaí e Umuarama; órgãos estaduais e municipais, incluindo SANEPAR, TECPAR, Simepar, FUNDEPAR, e CEASA.

A justificativa da proposição descreve que “o evento será um momento especial para reconhecer os avanços alcançados pela Secretaria e reforçar a importância de políticas públicas voltadas à agricultura e abastecimento que nestes 80 anos, colaborou decisivamente para o Paraná sair de um Estado de agricultura rudimentar para o principal celeiro do Brasil”.

História

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completou 80 anos em de setembro. Nessa data, em 1944, o interventor federal Manoel Ribas assinou o Decreto-Lei 251 criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, dando à agricultura o protagonismo em um órgão estatal.

Até então ela figurava como departamento da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Públicas, Viação e Agricultura. O primeiro secretário foi o engenheiro agrônomo Manoel Carneiro Albuquerque Filho. Ele trabalhava no Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, e transferiu-se ao Paraná a convite do presidente Getúlio Vargas para assumir a função de secretário até o final de 1945. Outros 44 secretários seguiram-se a ele.

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A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem atualmente 367 servidores efetivos distribuídos entre a sede, em Curitiba, e 23 Núcleos Regionais espalhados pelo Estado. Além deles, há 62 técnicos administrativos terceirizados e outros 51 colaboradores. A estrutura também tem o apoio de sete estagiários e 30 residentes técnicos.

Três instituições estão vinculadas à Seab. A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) foi criada em 1972 e imediatamente passou a integrar a estrutura da secretaria participando de planos e programas, visando ao abastecimento e à segurança alimentar. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) foi criada em 2011 assumindo as funções de defesa sanitária animal e vegetal após a extinção do Departamento de Fiscalização (Defis).

A terceira vinculada passou a fazer parte da estrutura em 2019. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) foi resultado da incorporação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), unindo pesquisa, assistência técnica e extensão rural em uma mesma unidade.

Com apoio técnico e esforço de milhares de pessoas, o Paraná chega em 2024 com um Valor Bruto de Produção Agropecuária de quase R$ 200 bilhões, liderança em alguns segmentos (feijão, cevada, frangos e peixes) e protagonismo internacional em outros (soja, trigo, milho, suínos e leite). O agronegócio também representa cerca de 70% da pauta de exportações, fruto de um trabalho de grandes e pequenas agroindústrias e do cooperativismo.

Serviço:

Sessão Solene: Comemoração ao “80º Aniversário da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná”

Data: 03 de dezembro de 2024

Horário: 18 horas

Local: Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa do Paraná

Fonte: ALPR PR

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Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia celebra ano de conquistas

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O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná fechou 2024 com um saldo bem positivo de ações, atividades, expansão do Programa Tampinha Paraná e arrecadação de tampinhas, brinquedos e livros. “Em 2024, o Conselho reafirmou seu compromisso de atuar como uma ponte entre a sociedade e a Assembleia Legislativa, promovendo iniciativas que ampliaram o alcance social da Casa de Leis. Nosso trabalho buscou engajar a população em ações que fomentaram a inclusão, a solidariedade e o respeito aos direitos de todos, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

O programa Tampinha Paraná ampliou sua atuação com novas parcerias como com o Museu Alfredo Andersen, a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e a Sanepar. Parcerias estas que resultaram em grandes arrecadações de tampinhas plásticas que foram doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Em 2024, o Programa Tampinha Paraná também ganhou um jingle e um mascote.

A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações, adesões e doações tanto que a campanha ganhou corpo e virou a lei estadual nº 21.697/2023. A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.

Demais ações do Conselho

Ainda durante o ano de 2024 foram inúmeras ações e atividades como apoio à exposição fotográfica “A Outra Face do Autismo”, em comemoração ao Abril Azul; às ações do mês de Conscientização sobre o Autismo promovido pela Casa de Leis; à campanha do Governo do Estado “SOS Rio Grande do Sul”, com o recebimento de mantimentos para os desabrigados no estado e à campanha do Outubro Rosa promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia.

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Também, via Conselho, foram realizados dois Grandes Expedientes. Um para homenagear o artista Nilson Müller, ilustrador e criador do personagem Zequinha e na ocasião também aconteceu o encontro entre os personagens Zequinha (criado por Müller) e do mascote Tampinha. O outro Grande Expediente foi com a diretora do Hemepar, Vivian Raksa, que falou sobre a importância da doação de sangue em alusão ao Dia do Doador de Sangue Voluntário, celebrado em 25 de novembro. “Cada campanha, parceria e doação realizadas este ano são reflexos de um esforço coletivo para transformar vidas e criar um impacto positivo”, pontuou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

A inclusão digital às pessoas idosas também não ficou de lado em 2024. Mais cinco Workshop “Uso Seguro e Consciente da Internet”, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foram realizados. Um com dicas contra golpes virtuais, com o delegado titular da Delegacia de Estelionatos em Curitiba, Emmanoel David; um com a coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon/Paraná), Cláudia Silvano, sobre ações e dicas sobre os direitos dos consumidores 60+ e prevenção de golpes na internet; um curso intensivo sobre o uso básico do celular na Semana Internacional do Idoso, ocorrido em outubro e um sobre Inclusão Digital. E para fechar o ano, uma Feira de Tecnologia 60+ que apresentou aos participantes interações sem as limitações físicas do mundo real através de dispositivos dedicados, como óculos de realidade virtual e robô social autônomo, além de palestra sobre o metaverso e Inteligencia Artificial (AI).

O Conselho também promoveu duas campanhas solidárias. A “Doe uma História, Inspire um Futuro”, no mês das Crianças, com a arrecadação de mais de mil exemplares de livros infantis e infantojuvenis que foram doados às crianças em situação de vulnerabilidade. E a Campanha de Natal 2024 com arrecadação de brinquedos às crianças dos servidores terceirizados da Casa de Leis.

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“Para 2025, nossa meta é ampliar ainda mais o alcance dessas ações, fortalecendo parcerias existentes e criando novas oportunidades de colaboração com instituições e a sociedade civil. Queremos tornar a Casa do Povo cada vez mais acessível, promovendo mais inclusão digital, conscientização ambiental e campanhas sociais que façam a diferença no dia a dia das pessoas. O desafio é grande, mas a vontade de construir uma sociedade mais justa e solidária nos move todos os dias”, disse a presidente do Conselho Rose Traiano.

Atribuições do Conselho

Instituído pelo ato da Comissão Executiva nº 2549/2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia tem como atribuições promover o desenvolvimento de ações e incentivar o engajamento em ações voluntárias e de atos de solidariedade, visando o fortalecimento do vínculo do Poder Legislativo Estadual com a comunidade e o senso de dever cívico; identificar necessidades e vulnerabilidades sociais, organizar sistema de informações para desenvolver projetos, ações e adotar iniciativas que possam ser realizados em conjunto, pelo poder público estadual e municipal, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e cidadãos, por meio de parcerias solidárias, visando potencializar os benefícios à comunidade paranaense e participar na organização e divulgação de estudos e pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento das ações sociais promovidas pela casa legislativa em sua área de atuação. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas pelo Conselho não são remuneradas, tampouco indenizadas. Também integram o Conselho: Cleusa de Fatima Caieiro, Daniela Vanzo Duarte, Kely Schiavinato, Amanda Victoria de Lima, Paulo Valente e demais colaboradores.

Fonte: ALPR PR

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