A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu, nesta terça-feira (26), uma palestra voltada à conscientização e combate à violência sexual infantil, no Colégio Compet, em Araucária. A iniciativa foi conduzida pela Delegacia da Mulher do município e integrou as atividades da operação Hagnos, que une ações repressivas, preventivas e educativas.
O evento contou com a presença de cerca de 146 adolescentes e foi dividido em dois turnos. No período da manhã, a palestra foi direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. À tarde, foi a vez dos estudantes do 7º e 8º anos participarem.
De acordo com o delegado da PCPR Eduardo Kruger, durante as apresentações, os policiais abordaram temas essenciais, como a identificação de comportamentos indicativos de abuso, formas de proteção e os passos a serem seguidos em caso de suspeita de violência. A palestra também destacou o uso seguro das redes sociais e a importância do respeito nas relações interpessoais.
“Além da conscientização, o evento buscou incentivar os adolescentes a se tornarem agentes de proteção, reforçando a necessidade de diálogo aberto sobre situações de risco. Então, ações como essa são fundamentais para prevenir a violência e construir um ambiente seguro para os jovens”, explica.
O delegado ainda ressalta que os estudantes demonstraram grande interesse no tema, com perguntas e relatos que enriqueceram o debate.
“Para a PCPR, a integração com escolas é uma das estratégias mais eficazes no combate à violência, permitindo alcançar o público jovem diretamente em um ambiente de aprendizado e reflexão”, completa.
HAGNOS – A ação faz parte da operação Hagnos, que acontece ao longo do mês de novembro em todo o país. A operação é coordenada pela Secretaria Nacional e Segurança Pública e visa combater a violência contra crianças e adolescentes, proporcionando uma proteção efetiva a esse grupo vulnerável.
Em alusão ao Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro, o nome Hagnos é um termo da mitologia grega que faz menção à pureza ou santidade.
Fonte: PJC PR