NOVA AURORA

PARANÁ

Decreto que institui Rota dos Caminhos do Peabiru fortalece potencial turístico da rede de trilhas

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta nesta terça-feira (26) um decreto que instituiu o “Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru”, que tem como objetivo implementar e manter essa rede de trilhas ancestrais que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru. O decreto 8.025  visa a promoção da Rota com o objetivo de estruturar e fomentar o turismo sustentável, fortalecer corredores ecológicos, a herança cultural e a promoção do bem-estar, por meio da implementação de trilhas de longo curso.

A rota foi usada por diversos povos indígenas, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas. Os caminhos serviam tanto à comunicação e comércio entre aldeias quanto para fins religiosos, visto que para algumas dessas culturas a rota representaria o traçado do percurso do Sol na Terra, seguindo a orientação da Via Láctea.

Entre os objetivos específicos do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru estão estabelecer uma rede integrada de municípios para fortalecer o turismo, consolidando as Trilhas de Longo Curso; fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de trabalho e renda, e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos na conservação da biodiversidade.

O decreto estabelece que a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) vai coordenar a execução do programa de forma a viabilizar os objetivos determinados e promover a integração e alinhamento junto aos municípios paranaenses – 84 deles integrantes da iniciativa –, Instâncias de Governanças Regional (IGRs), comunidades e entidades com atribuições afins.

De acordo com o secretário do Turismo, Márcio Nunes, o decreto é um grande passo para o Estado estruturar essas trilhas como um poderoso atrativo turístico do Paraná. “A Rota Transcontinental Caminhos de Peabiru já é considerada por lei um Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense, e tem todos os atributos para ser uma rota turística que atraia visitantes do Brasil e do Mundo, mesclando ecoturismo e história”, afirma.

Leia Também:  Paraná completa integração com governo federal e está pronto para atender a Nova Lei de Licitações

A Setu também será responsável por elaborar o Manual Operativo, estabelecendo diretrizes e procedimentos administrativos para a adesão dos municípios ao programa – também poderão ser incluídas outras cidades caso atendam a critérios de conexão territorial e de existência de vestígios da rota no território municipal –  e IGRs, visando atingir os objetivos do decreto.

Este manual vai orientar a implementação das trilhas de longo curso em cada um dos trechos, definindo a responsabilidade de cada entidade nesse fomento do turismo com base local.

COOPERAÇÃO – Segundo o decreto, a SETU e a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) poderão firmar um termo de cooperação com vista ao financiamento de projetos e outras medidas necessárias à implementação da rota turística, que dará vazão a esse esforço do Governo do Estado em recuperar a história.

“O Paraná fez a escolha de contar sua história pelos Caminhos do Peabiru e esse decreto vai possibilitar receber recursos para sinalizar, criar infraestrutura e permitir que o cidadão e o turista possam encontrar nossa ancestralidade, que isso possa ser contado às futuras gerações e que possamos construir ações turísticas que gerem emprego e renda para a população”, diz o secretário do Planejamento, Guto Silva. 

Leia Também:  Estado orienta municípios para o recolhimento adequado de lâmpadas pós-consumo

PATRIMÔNIO IMATERIAL – A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade na Setu, Anna Vargas de Faria, explica que este projeto está sendo construído pelas pastas de Turismo e Planejamento, em conjunto com a Rede Paranaense de Trilhas, e que o decreto dá continuidade a um trabalho que teve início com a Lei 21.046/2022, o qual reconheceu os caminhos como patrimônio imaterial do Estado. 

“Este projeto é de médio prazo e visa estabelecer uma rede integrada de trilhas entre os municípios que compõem esses caminhos, patrimônio não só do Paraná, mas do Brasil e de seus povos originários. A ideia é desenvolver o turismo sustentável, o etnoturismo, ecoturismo e turismo rural, por meio da implementação dessa trilha nacional de longo curso, fazendo dessa trilha um novo produto turístico do Estado, capaz de mobilizar a atração de investimento, gerar trabalho e renda, promover o fortalecimento de corredores ecológicos e a saúde e bem-estar”, diz.

A coordenadora ressalta que a primeira etapa do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru ocorrerá em janeiro e será o encontro de sensibilização “Qualifica Setu”, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar gestores municipais e Instâncias de Governança Regional (IGRs) para a adesão ao programa.

“Todos os municípios e IGRs serão contatados pela nossa equipe para iniciarem seu processo de adesão ao programa passando primeiro pela etapa de sensibilização, que visa garantir que todos os envolvidos compreendam seus papeis, além de esclarecer as dúvidas iniciais sobre o processo de mapeamento e implementação da Trilha de Longo Curso”, complementa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná apresenta ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial da Família

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado orienta municípios para o recolhimento adequado de lâmpadas pós-consumo

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA