NOVA AURORA

PARANÁ

Esporte conclui capacitação de acadêmicos que atuarão no Verão Maior Paraná

Publicado em

A Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) concluiu nesta sexta-feira (29) a capacitação de acadêmicos de educação física, enfermagem, turismo e comunicação para atuar no projeto Verão Maior Paraná 2024/25, no Litoral e praias de água doce no Noroeste do Estado. São 150 vagas preenchidas.

Durante os cinco dias de qualificação, ministrada na Associação Banestado, em Praia de Leste, mais de 270 estudantes participaram de diversas palestras, cursos e oficinas a respeito das atividades a serem desenvolvidas na temporada, com foco no melhor atendimento à comunidade local e veranistas. 

Os alunos mais bem avaliados foram aprovados para compor as equipes que estarão nos postos fixos de Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Guaratuba, no Litoral, e em Porto Maringá, Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. Além disso, outros foram selecionados para equipes itinerantes de turismo e nos shows a serem realizados nos palcos sunset.

Leia Também:  Vice-governador recebe livro que narra 50 anos da relação de irmandade entre Paraná e Hyogo

O Verão Maior Paraná é uma ação integrada do Governo do Estado que busca aprimorar a infraestrutura das praias e garantir saúde, segurança, lazer e entretenimento para turistas e moradores durante a temporada.

Os acadêmicos capacitados pela SEES atenderão o público em atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, além da programação inclusiva e educação ambiental.

O coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná, Mauro Cachel, destacou que a capacitação contribui para inserir os participantes no modelo de execução do projeto. “Eles vivenciaram esse ambiente com mar, sol e calor, que reflete as condições em que realizamos as atividades. Cada aprendizado, curso ou formação recebida aprimora não só o projeto e os atendimentos, mas também o futuro de cada profissional”, ressaltou.

ETAPA ANTERIOR – Os selecionados se inscreveram no Edital de Chamamento Público nº 01/2024 e foram aprovados para essa etapa de capacitação. Eles tiveram despesas de hospedagem e alimentação custeadas pelo Governo do Estado, por meio da SEES, ficando sob responsabilidade do participante apenas o transporte até o local.

Leia Também:  Com investimento de mais de R$ 260 milhões, Paraná vai ganhar 11 novos hospitais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas

Published

on

By

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, atendeu um pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e deu uma liminar na noite desta sexta-feira (6) restabelecendo duas medidas do Governo do Estado sobre o programa Parceiro da Escola que tinham sido alvo de decisões judiciais de primeira instância nos últimos dias.

A liminar derruba uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e estabelece˜que apenas estudantes maiores de 18 anos têm direito a votar nas consultas do programa, nas mesmas condições do decreto que regulamentou a lei e da resolução que delimitou as regras da votação. Além deles podem votar professores e funcionários (efetivos ou contratados em Regime Especial), e pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos.

A nova decisão também derruba um entendimento da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e permite que o Governo do Estado decida pela inclusão/adesão de determinada instituição de ensino ao Parceiro da Escola nos casos em que a consulta pública seja frustrada pela ausência de quórum mínimo de votação.

“No presente caso, observa-se, em juízo prévio e não exauriente, que a parte requerente demonstrou a existência de grave lesividade à ordem pública que permite excepcional intervenção por esta Presidência. Isto porque, segundo informação da Secretaria de Estado da Educação, a SEED comunicou aos pais dos estudantes da rede estadual de ensino sobre o cronograma da consulta pública sobre o Programa Parceiro da Escola em 20.11.2024 e houve divulgação nas mídias pertinentes, contudo, as decisões combatidas foram proferidas às vésperas das votações previstas para a data de hoje (06.12.2024), não havendo, portanto, tempo hábil para reorganização da Administração Pública para modificação do calendário, em especial porque estão envolvidas 177 (cento e setenta e sete) instituições de ensino”, diz um trecho da decisão.

Leia Também:  Com reforço do efetivo, eleições ocorrem de forma tranquila em todo o Estado neste domingo

Além disso, especificamente sobre a votação por idade, segundo o desembargador, “o permissivo de voto aos estudantes menores de 18 (dezoito) anos completos e maiores de 16 (dezesseis) anos altera o quórum de votação somente em relação ao Colégio Estadual Ivo Leão, ou seja, o resultado do escrutínio poderá ser afetado por uma regra que não se estende uniformemente a todas as instituições de ensino participantes, criando, assim, uma problemática procedimental para o Estado do Paraná no contexto de qualificação e quantificação dos votos”.

Ele ainda conclui que o pedido elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado é pertinente. “Dessa forma, considerando que a alteração das regras das votações aparenta ser extremamente prejudicial ao Estado do Paraná diante da iminência de sua realização, a continuidade dos escrutínios nos termos originais é medida que se impõe até julgamento em definitivo pelo Poder Judiciário”, afirma a decisão.

Leia Também:  Copel realiza treinamentos e simulados de segurança para comunidades próximas a usinas

CONSULTAS – O primeiro dia da consulta pública em 177 escolas da rede estadual sobre o programa Parceiro da Escola foi marcado por grande movimentação nas unidades participantes. O número de votos computados até o fim da tarde desta sexta-feira era de 13.500 (13,5% do total). Até a próxima segunda-feira (09) cerca de 86 mil pessoas ainda podem participar das votações. Aproximadamente 100 mil pessoas vão participar do processo nos 98 municípios nos quais estão localizadas as escolas elegíveis.

O processo será retomado neste sábado (7) e segue até a próxima segunda-feira (9), com horários definidos para cada dia: sábado: das 8h às 17h; e segunda-feira: das 8h às 20h30.

A consulta tem como objetivo avaliar a aceitação da comunidade escolar frente à parceria entre a gestão pública e privada das instituições de ensino. O objetivo é modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA