NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Procuradoras da Mulher de todo o Paraná se reúnem na Assembleia Legislativa para acompanhar Encontro Nacional

Publicado em

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa reuniu as Procuradoras Municipais da Mulher do Paraná, nesta terça-feira (26), no Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcatti, com o objetivo de acolher as novas vereadoras eleitas, das boas-vindas e debater planos futuros. A reunião serviu também para que todos os participantes pudessem acompanhar, on line, o Encontro Nacional de Procuradoras que aconteceu no Congresso Nacional em Brasília.

O Paraná é o estado do Brasil com mais Procuradorias instaladas, 162 no total. Após as eleições de 2024, o número de vereadoras eleitas aumentou: 477 novas e 214 reeleitas, somando 691 mulheres ocupando o cargo na próxima legislatura. Para a procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), o encontro de procuradoras e mandatárias municipais é uma oportunidade para compartilhar experiências, fortalecer a atuação feminina e debater pautas essenciais para o avanço da representatividade.

A procuradora da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD) destacou a relevância do encontro. “Este é primeiro encontro depois das eleições municipais. Recebemos as vereadoras eleitas, reeleitas e as que já são procuradoras. Demos aquele acolhimento, conversamos com elas, para fazer um balanço de como foi esse mandato. E depois, entramos ao vivo com Brasília, onde participaram procuradoras do país inteiro para trocar experiências. Somos uma rede de procuradorias integradas, com a mesma finalidade, o mesmo objetivo de proteger a mulher da violência e falar sobre acolhimento”.

“O Paraná é reconhecido nacionalmente por ter o maior número de Procuradorias da Mulher, um extenso trabalho muito sério e comprometido de toda a equipe. E no próximo ano vamos levar a Procuradoria da Mulher para as escolas. É um trabalho de base essencial para conscientizar, esclarecer sobre a violência e o feminicídio que vem aumentando. Não podemos mascarar esses dados. Eu até pensei que depois do Covid as pessoas iam parar e entender que a vida não é competição, mas a vida está complicada, então se a gente não preparar desde a infância, através das escolas não vamos conseguir resolver. É isso que efetivamente queremos, fazer a transformação e a mudança de comportamento”, exaltou a procuradora da Mulher, deputada Clora Pinheiro (PSD).

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) participou da reunião e destacou as ações da Procuradoria da Mulher. “Eu quero parabenizar a deputada Cloara pela condução da Procuradoria da Mulher, por ter este comando forte e dedicado, porque não adianta só ter o título e não trabalhar, não funciona. A deputada está sempre presente, está sempre batalhando aqui dentro. Como líder do Governo, eu estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a Procuradoria da Mulher, temos muito ainda para avançar, na efetivação de projetos, na agilidade dos processos e contem comigo em tudo que for necessário”.

Leia Também:  Emendas parlamentares no valor de R$ 52 milhões são repassadas a organizações sociais

Convidados

Representando a Advocacia Geral da União (AGU), a Procuradora Federal, doutora Carliane de Oliveira Carvalho disse que “é um orgulho participar deste encontro de Procuradorias. Participo do Programa Nacional da AGU de enfrentamento ao assédio sexual, e o que buscamos, justamente, é que a atuação da mulher não seja pró-forma, mas que seja efetiva. Que a mulher efetivamente assuma cargos, que efetivamente modifique a sociedade, que tenha a mão da mulher dentro do que ela faz, e não só esteja ali para constar. E isso na política é muito importante. É muito revigorante quando vemos mulheres que fazem a diferença e que inspiram tantas outras mulheres”.

A Secretaria de Segurança Pública foi representada pelo delegado Leonardo Bueno Carneiro que descreveu as ações do governo do estado em atenção as mulheres. “Estamos em um momento propício para ampliar aqui no estado do Paraná o combate da violência conta a mulher, sabemos que os números são alarmantes, mas sabemos também que o governo do estado é um entusiasta da causa da mulher, com a criação da secretaria especializada da mulher, vários cargos estratégicos do governo sendo ocupados por mulheres, então mais do que o discurso estamos mostrando na prática que podemos ter mais mulheres em posição de gestão, temos a maior bancada feminina da história do nosso Legislativo que reflete também o desejo da população em ter mais mulheres à frente das tomadas de decisões. A gente sabe que é só começo. Na esfera de segurança pública, o nosso secretário, Coronel Hudson sempre nos pediu para que trabalhássemos de maneira muito efetiva no combate à violência contra a mulher”.

A procuradora da Mulher do município de Jardim Alegre, vereadora Pricilla Bogo (PSD) conta que a procuradoria da Mulher na sua cidade tem apenas um ano e meio, mas muita coisa já foi feita. “Não foram muitos trabalhos feitos ainda, mas foram feitos alguns trabalhos com resultados muito bacanas. Principalmente na questão das palestras, na questão de informar as pessoas o que é a violência doméstica, porque hoje ainda é um tabu muito grande. Por mais que se fale bastante, a luta ainda é muito grande. Os principais trabalhos que eu faço são nas escolas, porque eu venho do município que a gente precisa prevenir as crianças, informar as mulheres, as meninas que já estão em idade de começar o relacionamento e também os meninos de que não podem cometer isso. Mostrar para as meninas o que elas não podem aceitar, o que é proibido, o que não é permitido, para assim elas terem uma consciência do que pode e não pode a partir do princípio da prevenção”.

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) destaca projeto de construção de terceiras pistas na PR-170

“Participar dos eventos da Procuradoria da Mulher aqui na Assembleia Legislativa é sempre muito importante, porque é uma troca muito enriquecedora, conversamos com várias vereadoras, conversamos com os deputados, trocamos experiências, levamos trabalhos que foram positivos nos outros municípios, e trazemos ao nosso município as boas práticas que conhecemos” afirmou a vereadora Pricilla Bogo (PSD).

Violência em números

A violência contra a mulher é uma questão pública que afeta diariamente meninas e mulheres de todas as classes sociais, idades e etnias. Entre janeiro e setembro de 2024, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) registrou mais de 159 mil boletins de ocorrência por violência contra a mulher, evidenciando a gravidade da situação no estado.

Em 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou que 258.941 mulheres brasileiras foram vítimas de violência, um aumento de 9,8% em relação a 2022. As ameaças subiram 16,5%, com 778.921 mulheres registrando esse tipo de ocorrência. A violência psicológica aumentou em 33,8%, somando 38.507 casos, enquanto os registros de perseguição (stalking) aumentaram 34,5%, afetando 77.083 mulheres no Brasil.

Além disso, mais de 41 mil boletins de ocorrência foram registrados por violência sexual no país em 2023, um crescimento de 48% em comparação a 2022. O assédio sexual também é preocupante, com mais de 8,1 mil casos, um aumento de 28,5%. As tentativas de feminicídio subiram em 7,1%, atingindo 2.797 mulheres.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Published

on

By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.

Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.

Premiação

Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.

O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.

Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).

Inclusão

O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) destaca projeto de construção de terceiras pistas na PR-170

E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.

Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.

Sessão plenária

Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.

O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.

Leia Também:  SANEPAR - OS CONSUMIDORES DE NOVA AURORA CONTINUAM SENDO CREDORES DE MELHORES SERVIÇOS.

Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.

Segundo turno

Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.

Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.

Redação final

Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.

Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.

Transmissão

A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA