NOVA AURORA

PARANÁ

Reservatórios da Sanepar passarão por higienização em Curitiba e São José dos Pinhais

Publicado em

Com mais de 270 reservatórios de água tratada em Curitiba e Região Metropolitana, a Sanepar planeja e realiza manutenções e higienização constantes, procurando sempre manter a qualidade da água distribuída para a população. Cinquenta e três desses reservatórios são de grande porte e seis deles (Parolin, Mercês, Bairro Alto, Campo Comprido, Arujá e Corte Branco) passarão por higienização nos próximos dias.

Segundo o gerente Geral da Sanepar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso, a limpeza de reservatórios busca garantir a potabilidade da água, sendo realizada de modo que a normalização do abastecimento ocorra no menor tempo possível, com os menores impactos.

“A Sanepar investe cerca de R$ 2 milhões por ano apenas na higienização dos 53 reservatórios de grande porte do Sistema Integrado de Curitiba. Este investimento garante a potabilidade da água, reforça o nosso compromisso em garantir que a água chegue até as residências com a mesma qualidade que sai das estações da Sanepar”, afirma.

A próxima higienização será no Reservatório do Parolin, podendo gerar impactos na distribuição de água tratada nos bairros Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho, Rebouças e Vila Fanny. O serviço ocorrerá a partir das 8 horas desta quarta-feira, 27 de novembro, com normalização prevista para manhã de quinta-feira (28).

Leia Também:  Paraná colocou 61,6 mil jovens no mercado de trabalho em 2023, melhor resultado do Sul

O Reservatório Parolin começou a operar em 2006, possui capacidade de armazenar 15.000 metros cúbicos e atende 53 mil pessoas. Apenas imóveis que não possuem caixa-d’água ou tem capacidade menor do que a de uso diário poderão ficar desabastecidos.

A limpeza do Reservatório Mercês ocorrerá em dezembro e poderá refletir na distribuição de água tratada dos bairros Abranches, Bigorrilho, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha e São João.

Também em dezembro, está prevista a limpeza do Reservatório Bairro Alto, que poderá impactar, em Curitiba, na distribuição de água tratada dos bairros: Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Capão da Imbuia Jardim Social e Tarumã. Em Colombo, o serviço poderá afetar a distribuição de água no bairro Atuba. A data da realização da higienização será divulgada em breve.

Já a higienização da Sanepar nos reservatórios Campo Comprido, Arujá (São José dos Pinhais) e Corte Branco não irá afetar a distribuição de água tratada.

Leia Também:  Estado investe R$ 100 milhões em vigilância em saúde e combate à dengue no semestre

RESERVA -–Conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, o que permite que o imóvel se mantenha abastecido com água tratada por 24 horas, no mínimo. Dependendo do tipo de uso da água da Sanepar de cada imóvel, no entanto, a caixa-d’água precisará ter mais capacidade de armazenamento para atender às necessidades do cliente.

RESERVATÓRIOS DOMICILIARES – Para manter a potabilidade, a Sanepar recomenda também a higienização da caixa-d’água dos imóveis. A atividade não exige conhecimento qualificado, embora existam empresas especializadas nesse tipo de serviço. Caso deseje realizar a limpeza por conta própria, a Sanepar preparou um vídeo e uma lista das recomendações, disponível no site da empresa

CANCELAMENTO – Os serviços programados da Sanepar podem ser cancelados por conta de condições climáticas na data da intervenção, situação que interfiram na segurança do trabalho ou da execução da atividade, problemas operacionais ou outros fatores externos que impeçam a execução dos serviços programados no prazo pré-determinado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, eventos de turismo náutico e de natureza movimentam o Noroeste

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Paraná colocou 61,6 mil jovens no mercado de trabalho em 2023, melhor resultado do Sul

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA