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Parceria vai promover regularização imobiliária de todas escolas estaduais

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A Secretaria de Estado da Educação (Seed) assinou nesta segunda-feira (25) protocolo de intenções inédito para a regularização imobiliária de todas as escolas da rede estadual de ensino. Assinaram o documento de cooperação mútua, junto com a Seed, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), o Colégio Notarial do Brasil (CNB/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg).

A maioria das escolas estaduais não possui a documentação regularizada, problema histórico que será resolvido com a emissão gratuita pelos cartórios. O planejamento é de que o processo inicie com a conclusão da documentação de 120 escolas até o fim de 2025 e de todos os terrenos das escolas até 2026.

Com a regularização dos imóveis, explica a Seed, as unidades escolares poderão ter mais acesso a recursos e programas de financiamentos federais e estaduais para investir em suas instalações, bem como em novas escolas e aberturas de novas vagas. Isso porque a legislação federal de 2016 condicionou a liberação de recursos para construção e amplicação de prédios públicos justamente à regularização imobiliária.

“Com essa assinatura, o nosso trabalho de promover a regularidade do patrimônio imobiliário da Secretaria ganha musculatura, tanto em termos de celeridade na documentação por parte dos cartórios, como das prefeituras, com a Assembleia legislativa como parceira, atuando e fiscalizando o processo”, afirma o diretor-geral da Seed, João Luiz Giona Júnior.

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Algumas unidades escolares, por exemplo, têm a matrícula regularizada, mas a construção não está averbada. E sem essa documentação, salienta Giona Júnior, as escolas não conseguem investimentos para obras como acessibilidade ou mesmo cumprimento de normas de segurança.

O presidente da seção paranaense do CNB, Daniel Driessen Junior, explica que os cartórios vão analisar caso a caso das escolas. “A partir de agora, faremos uma série de treinamentos, elaboração de cartilhas para rever e analisar a situação de cada um desses imóveis, já que os trâmites são separados”, diz.

Já a presidente da Anoreg, Mariana Carvalho Pozenato Martins, destaca que a proposta é padronizar os trabalho. “Com a padronização, inclusive, poderemos ter resultados mais rápidos”, complementa.

O deputado estadual Alexandre Curi, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, afirma que o acordo será uma grande força-tarefa para melhorar ainda mais as condições de ensino no Estado, que já tem a melhor educação do Brasil. “Como mantemos regularmente contato com prefeitos e vereadores, que conhecem cada instituição de ensino lá na ponta, nossa função será atuar junto a eles com apoio, cobrança de prazos e, claro, como fiscalizadores do trabalho”, aponta o deputado.Por sua vez, o presidente da Aripar, Luis Flávio Fidelis Gonçalves , destaca o trabalho gratuito dos cartórios para regularizar a documentação das escolas estaduais. “Trata-se de garantir segurança e estabilidade a toda a comunidade escolar, desde alunos até os profissionais que ali atuam. Essa é a causa das escolas do Paraná, dos alunos paranaenses”, afirma.

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EQUIPE REFORÇADA – Para fazer a regularização imobiliária das escolas, a Seed constituiu uma equipe técnica com arquitetos urbanistas; engenheiros civis; engenheiros cartógrafos, agrimensores e advogados, além de realizar capacitações com técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Outra medida adotada para a regularização foi a aquisição de equipamentos de medição via satélite para dar agilidade ao trabalho, que é minucioso e requer precisão. “A cada unidade, seja uma edificação, seja uma matrícula de  terreno regularizada, costumamos tocar uma espécie de sino simbólico, nos mesmos moldes dos pregões das Bolsas de Valores, em comemoração, Afinal, isso será revertido para o bem-estar dos nossos estudantes”. celebra Rejane München, chefe da Unidade Técnica de Regularização (Seed/DG/UTR).

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia de assinatura o presidente da Assembleia legislativa,  deputado Ademar Traiano (PSD); o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani; a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária da Casa; o defensor público-geral do Estado, Matheus Munhoz, o presidente da Comissão de Educação da Alep, deputado Hussein Bakri (PSD); a deputada Marcia Huçulak (PSD); e os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD); Nelson Justus (União), Alexandre Amaro (Republicanos), Moacir Fadel (PSD), Artagão Júnior (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Luis Corti (PSB), além de prefeitos e vereadores.

Fonte: Governo PR

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Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

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A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

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“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

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O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

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