NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado indica Rubens Bueno para ser diretor-presidente da Agepar

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou para a Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (25) um ofício no qual formaliza a indicação de Rubens Bueno para o mandato de quatro anos como diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O ex-deputado federal deve passar por sabatina na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, em data a ser definida. 

Caso seja aprovado, Bueno irá substituir Reinhold Stephanes, cujo mandato teve início em outubro de 2020 e se encerrou em outubro de 2024. Neste período, a entidade foi destaque na regulação de serviços públicos no País, sendo apontada, inclusive, como a melhor agência reguladora estadual do Brasil, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Durante o mandato de Stephanes, a Agepar também recebeu, em 2023, o Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). 

Bueno também irá presidir o Conselho Diretor da Agência, órgão deliberativo responsável pelas determinações da entidade em relação aos serviços públicos regulados. Atualmente, as diretorias são ocupadas por Marcelo Luiz Curado (Diretoria Administrativa Financeira), Rejane Maria Schirr Scolari (Diretoria de Regulação Econômica), Antenor Demeterco Neto (Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Alex Sandro Noel Nunes (Diretoria de Normas e Regulamentação). 

Leia Também:  Incorporadora de grandes prédios de Balneário Camboriú anuncia expansão no Paraná

Natural de Sertanópolis, o advogado e ex-deputado federal foi eleito dez vezes como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ele tem longa trajetória política em diversos cargos públicos: diretor administrativo da Itaipu Binacional, secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Ação Social (1987/90), deputado estadual por dois mandatos (1983/87 e 1987/91), prefeito de Campo Mourão (1993/97) e deputado federal por cinco vezes (1991/92, 1999/2003, 2011/15, 2015/19 e 2019/23). 

Com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Instituto de Direito Público de Brasília e Master em Gestão e Empreendedorismo pela European School of Economics em Roma na Itália, Bueno ainda formou-se, em 2024, no Curso de Liderança Executiva da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

AGEPAR – A Agepar foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, e implantada em 21 de novembro de 2012, com a incumbência de exercer a regulação e fiscalização dos serviços regulados, como transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros e das travessias marítimas, fluviais e lacustres; ferrovias; terminais de transportes rodoviários, ferroviários, aeroviários, marítimos e fluviais; gás canalizado; limpeza urbana; água potável; esgotamento sanitário; entre outros.

Leia Também:  Beleza contemplada do alto: voo de balão estreia no Verão Maior Paraná

Desta forma, o trabalho da Agência contribui para garantir a qualidade na prestação dos serviços em todo o Estado, além de tarifas justas para a população, que também pode acionar a entidade para auxiliar na resolução de problemas com as prestadoras. A Ouvidoria da Agência pode ser contatada pelo telefone 0800 644 2013 ou pelo site: https://www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Ouvidoria-Agepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Agenda cultural tem espetáculo "Contraponto", show da Banda da PM e atividades no MUPA

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA