NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Audiência pública discute inserção da população negra no mercado de trabalho

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná discutiu nesta sexta-feira (22) formas de promover a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho. Durante o encontro, participantes elencaram uma série de experiências bem-sucedidas no processo de inclusão. Para os presentes, no entanto, é preciso melhorar os índices de participação da pessoa negra no mercado de trabalho, principalmente em cargos de chefia. Para isso, vários exemplos foram abordados, como a necessidade de criação de políticas de cotas em órgãos da administração pública.

A audiência pública promovida pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial, deputado Renato Freitas (PT), é uma alusão ao mês da consciência negra. O encontro reuniu representantes da Federação do Comércio do Paraná, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), além de membros dos bancos Caixa Econômica, Itaú e Banco do Brasil. Também participaram representantes do Fundo Baobá, o primeiro fundo exclusivo para promoção da equidade racial no Brasil.

O parlamentar explicou que a ideia da proposta é debater meios de permitir o acesso a empregos formais, já que na maioria das vezes a pessoa negra é exposta ao trabalho precarizado. Para o deputado Renato Freitas, é necessário rediscutir os modelos de trabalho e a urgência de geração de empregos dignos, que gerem renda efetiva e garantam descanso aos trabalhadores. “Nosso objetivo é equacionar e corrigir os principais problemas que envolvem a racialidade no mundo do trabalho. Isto é, dentro de uma mesma profissão, exercendo o mesmo ofício, as pessoas negras recebem menos do que as pessoas brancas. Dentre as profissões mais degradantes, informais, sem direito algum, a população negra é super representada. Então, acreditamos que é hora de discutir políticas de afirmação para que a população negra consiga acessar cargos de chefia, decisão e gerência”, comentou.

Freitas informou que vai propor na Assembleia um projeto de lei que visa garantir cotas raciais nos órgãos da administração pública paranaense. “Estamos formulando um projeto com foco na estrutura estatal para que haja uma reserva de vagas de acordo com a população negra do estado do Paraná, que hoje é aproximadamente 30%. Queremos que o estado consiga ensinar a população o valor da integração de todos os povos no mercado de trabalho e como isso futuramente vai corrigir as desigualdades. Corrigindo as desigualdades, necessariamente vamos diminuir os conflitos sociais”.

Leia Também:  Comissão de Constituição e Justiça apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2024

A diretora de programa do Fundo Baobá para a Equidade Racial, Fernanda Lopes, explicou que a instituição é o primeiro e único fundo patrimonial filantrópico exclusivo para mobilizar, captar recursos humanos e financeiros para investir em iniciativas de promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, já apoiou mais de 1200 iniciativas, com 2500 beneficiários diretos. Para ela, a iniciativa do Poder Legislativo é de extrema importância para o tema. “Quando nós nos dispomos a olhar para a sociedade brasileira e desenhar caminhos de maior justiça, as ações afirmativas não podem ficar de fora, porque são ações compensatórias, ações que reparam o prejuízo causado. O trabalho pela promoção das ações administrativas é um caminho decisivo e inegável. Ele é urgente para a construção de uma sociedade justa e democrática”, frisou.

O diretor e coordenador do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Fernando Yukio Mizote, tratou das ações da entidade para garantir maior inclusão nos postos de trabalho industriais. “A inclusão está bastante presente em nossos debates. Desde 2003, a FIEP protagoniza ações de desenvolvimento global. Notamos que a diversidade cria um ambiente propício para um pilar de inovação. Isso amplia a visão e perspectivas de pessoas sobre como resolver problemas, conquistar o público e engajar pessoas. Torna o ambiente mais criativo e colaborativo. Isso é algo que temos medido em diversas empresas”, afirmou. No entanto, Mizote reconheceu que uma evolução é necessária. “Apesar dos avanços, sabemos que os desafios são imensos. Temos muito a avançar. Isso é inquestionável. Uma pesquisa do Dieese mostra que os principais desafios são na questão salarial. Pessoas negras ganham 39% a menos que pessoas brancas. Temos trabalhado para que inclusão racial seja prática diária dentro das indústrias”, reforçou.

Leia Também:  Proteção animal, combate ao bullying, segurança, meio ambiente e homenagens a instituições movimentam agenda legislativa

Experiências

O superintendente da Rede Caixa Econômica Curitiba Oeste/PR, Gilberto Onofre Da Luz, participou da audiência trazendo um panorama de como a instituição tem contribuído com o tema. Ele informou que os concursos públicos da Caixa têm uma reserva de cotas para negros e indígenas. Segundo ele, 26% dos funcionários são auto declarados negros ou pardos. Além disso, ele citou o exemplo do programa “Diversidade e Inclusão”, que fomenta a “cultura de respeito e valorização das diferenças das pessoas, estimulando práticas de gestão que promovam a inclusão, a equidade e a mitigação de todas as formas de preconceito e discriminação”. “Há uma riqueza racial e cultural dos funcionários. Orgulhamo-nos dessa pluralidade. Nossa missão é valorizar os seres humanos”, disse.

O gerente de Soluções do Banco do Brasil, André Castelo Branco Machado, também tratou de uma série de ações da empresa para garantir mais inclusão de pessoas negras. “Temos equipes de diversidade para criar um diagnóstico aprofundado. Tivemos marcos importantes, como a assinatura de um protocolo com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) tratando de como o banco poderia contribuir com a sociedade e como mais pessoas negras poderiam atingir cargos de chefia. O desafio é pensar toda a cadeia do banco. Um exemplo é a criação do programa ‘Raça é prioridade’ com o objetivo de acelerar o avanço na carreira de pessoas negras. Nossa meta é ter 30% pessoas negras, indígenas ou quilombolas em posições de liderança até 2025”, informou.

Presenças

Também participaram do debate a gerente de Filial Região Sul da Caixa, Márcia Shizue Furusato de Campos, o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, e a coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Camille Vieira da Costa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Published

on

By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.

Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.

Premiação

Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.

O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.

Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).

Inclusão

O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.

Leia Também:  Plenário aprova emenda que amplia transparência ao PL do Programa Regulariza Paraná

E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.

Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.

Sessão plenária

Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.

O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.

Leia Também:  Deputado Batatinha destina R$265 mil para aquisição de trator, fortalecendo o agronegócio em Maripá

Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.

Segundo turno

Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.

Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.

Redação final

Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.

Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.

Transmissão

A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA