NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira edição da Corre Paraná reúne 2.500 participantes em Curitiba

Publicado em

O Governo do Paraná comemora o sucesso da primeira edição do Corre Paraná, realizada nesta quarta-feira (20), em Curitiba. O evento reuniu 2,5 mil participantes, entre servidores públicos estaduais e a comunidade, em percursos de 3 km (caminhada) e 5 km e 10 km (corrida). A largada foi na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, onde fica a sede do governo estadual. 

Além de promover a saúde e o bem-estar, o Corre Paraná teve impacto social significativo: a inscrição foi condicionada à doação de alimentos, que agora serão contabilizados pela equipe da Defesa Civil e doados a organizações sociais do Estado.

Os participantes também celebraram a experiência. Para a servidora da Secretaria da Saúde, Nicole Randazzo Arato, que participou pela primeira vez de uma corrida de rua, o evento foi motivador. “Foi uma oportunidade incrível para cuidar da saúde, tanto física quanto mental, e encontrar colegas de outras secretarias em um clima descontraído,” disse.

Leia Também:  Fazenda prepara abertura do orçamento dentro do novo Sistema Financeiro do Estado

Já o servidor Carlos Winnikes, que completou o percurso da caminhada de 3 km, destacou a organização. “O evento foi muito legal, e com certeza vai incentivar muito a prática de esporte. Eu mesmo faço academia, mas foi minha primeira prova de rua. Primeira de muitas”, disse. 

Entre os servidores da Defesa Civil, a preparação para a corrida foi assunto das últimas semanas, segundo a servidora Heloisa Vieira. “A corrida foi um estímulo para a gente treinar mais no dia a dia e ter um bom desempenho hoje. A iniciativa foi excelente, nos unimos e espero que essa seja a primeira edição da prova”, celebrou.

A Corre Paraná foi promovida pela Secretaria estadual da Administração e da Previdência e pela Secretaria estadual do Estado do Esporte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Estado orienta municípios sobre uso de créditos de ICMS no programa Rota do Progresso

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Fazenda prepara abertura do orçamento dentro do novo Sistema Financeiro do Estado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA