NOVA AURORA

PARANÁ

Com mais de 300 mil visitantes, Festa do Rocio movimentou a economia no Litoral

Publicado em

Em Paranaguá, no Litoral, a festa em celebração à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, movimentou cerca de 300 mil pessoas ao longo de uma programação intensa de 14 dias, conforme dados dos organizadores. O evento, realizado de 6 a 17 de novembro, uma das festas religiosas mais antigas do País, faz parte do calendário da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor.

O Paraná foi o primeiro – e por muito tempo o único – Estado a ter uma padroeira reconhecida pelo Vaticano, desde 1977. Em sua 211ª edição, a tradicional celebração incluiu missas, programações culturais, shows, caminhadas, novenas, romarias, cavalgadas e demais ações voltadas à devoção. O destaque também ficou por conta de desfiles náuticos, com embarcações levando a imagem da santa pelas águas da Baía de Paranaguá.

O Paraná é um dos principais polos do turismo religioso do País, lembra o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “Uma celebração tão importante como a Festa do Rocio precisa sempre estar em nosso radar, porque ela é um dos indutores de turistas ligados à fé mais consolidados do Estado”, disse.

“Ao visitar o evento, o viajante também se conecta com a história do Paraná, com a cultura e principalmente com a gastronomia. Eles movimentam nossos serviços, porque se hospedam em hotéis e compram em lojas locais, gerando muitos empregos fixos e temporários, renda e uma melhor qualidade de vida as pessoas e ao empreendedor, que vê no turismo um setor em que vale a pena apostar”, acrescentou.

Leia Também:  Estação Ecológica Rio das Pombas: Paraná ganha a 73ª Unidade de Conservação

IMPORTÂNCIA – Mesmo a maior parte do público sendo turistas internos, ou seja, vindos de outros municípios paranaenses, os grupos de visitantes da Festa do Rocio aqueceram a economia local, gerando movimentação nos hotéis, nas estradas, nos restaurantes, nas lojas de artesanatos e em outros empreendimentos ligados à cadeia produtiva do setor.

A secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, comenta que o apoio do Estado à celebração é muito importante ao desenvolvimento do setor no município. “Esse evento é importante não só para o nosso calendário local, mas sim para todo o Estado, porque Nossa Senhora do Rocio é Padroeira do Paraná. Esse é um momento em que vemos a grande movimentação religiosa, com muitas pessoas chegando ao Litoral movidas pela fé. É nesse momento em que vemos o turismo fortalecido, com serviços funcionando muito bem e aquecendo a nossa economia local”, disse.

“Agradeço ao Governo do Estado por todo apoio e dedicação a essa celebração, uma das maiores festas do Paraná e uma das maiores comemorações religiosas do Sul do Brasil”, afirmou o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Dirson Gonçalves.

Leia Também:  Estado reforça fiscalização de cargas com excesso de peso no Litoral, RMC e Sul

TURISMO RELIGIOSO – No Paraná, o segmento religioso é terceiro mais buscado por viajantes que chegam ao Estado, graças aos mais de 300 templos, igrejas, santuários e monumentos, de diferentes matrizes religiosas, que podem ser encontrados nos municípios paranaenses. É o que explica Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso.

“A festa teve um impacto muito grande no turismo religioso estadual, principalmente porque esse segmento é muito forte e consolidado por aqui. Peregrinos de todas as partes do Paraná e de outros locais, como São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, visitaram as celebrações e movimentaram a economia de Paranaguá, berço do nosso Estado”, ressaltou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo do Estado atualiza anexos do Plano Plurianual 2024-2027

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Estado libera R$ 5,2 milhões para ampliação da Fundação Hospitalar da Fronteira

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA