NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Professor Lemos (PT) homenageia Marmitas da Terra por combate à fome

Publicado em

O deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), homenageou o coletivo Marmitas da Terra com uma Menção Honrosa nesta terça-feira (12). A homenagem foi entregue no plenário aos integrantes do grupo, que atuam na produção e distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Lemos enalteceu a relevância da iniciativa promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “O Marmitas da Terra é mais uma ação louvável do MST. Esse trabalho fortalece a solidariedade e a construção de um mundo mais justo”, afirmou o parlamentar. “Portanto, essa singela homenagem é mais do que justa. Iniciativas como esta nos fazem acreditar que um mundo justo, fraterno e solidário seja possível. Seguimos juntos, na construção deste mundo”, completou.

História de solidariedade

O Marmitas da Terra nasceu em maio de 2020, durante a pandemia, como parte da Campanha de Solidariedade do MST. O projeto uniu trabalhadores rurais e urbanos na produção de marmitas para pessoas em situação de rua e em ocupações urbanas de Curitiba e Região Metropolitana.

Leia Também:  Deputados protocolam requerimento para atuação da Guarda Municipal na segurança escolar

Desde o início, já foram distribuídas mais de 185 mil refeições, preparadas com alimentos saudáveis e provenientes de áreas da Reforma Agrária. Além disso, mais de 60 toneladas de alimentos foram colhidas na horta comunitária do Assentamento Contestado, fortalecendo a produção orgânica e sem veneno.

Comida saudável e políticas públicas

A iniciativa também promove a reflexão sobre políticas públicas que incentivem a criação de cozinhas comunitárias como solução para o combate à fome. O coletivo organiza mutirões no Assentamento Contestado, reunindo voluntários para plantar, cuidar e colher alimentos que são destinados à confecção de refeições saudáveis e variadas.

O Marmitas da Terra é exemplo de integração entre trabalhadores rurais e urbanos, mostrando que ações coletivas e solidárias podem transformar vidas e combater a insegurança alimentar.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Marcel Micheletto recebe comitiva da Garanticoop

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Sessão solene comemorou os 65 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA