PARANÁ
Governador destaca geração de empregos na inauguração de shopping em Cascavel
Publicado em
12 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (12) da inauguração do maior shopping center do Oeste do Paraná: o Catuaí Shopping Cascavel, na Avenida Brasil, no centro da cidade. Com investimento superior a R$ 700 milhões, o novo espaço abre as portas com uma operação completa, com lojas exclusivas, lazer e serviços para o dia a dia, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
A expectativa é de que sejam contratadas cerca de 8 mil pessoas, sendo duas mil de maneira direta, na operação do shopping e nas lojas, e outros 6 mil empregos indiretos. Números que, segundo o governador, ajudam a consolidar o Paraná como um celeiro de empregos.
“Cascavel tem uma importância econômica gigantesca para o Paraná e quando a cidade vai bem ajuda o Estado a ir bem. Estamos prestigiando esse grande investimento do setor de serviços, que é que mais emprega no Paraná. Esse shopping teve investimento que passa de R$ 700 milhões, vai gerar 2 mil empregos diretos e ajudar a economia do Estado, uma das que mais cresce no Brasil”, afirmou Ratinho Junior.
“Segundo o Banco Central, o Paraná foi o estado que teve a maior movimentação da atividade econômica, com um crescimento de 7,8%. Nós estamos batendo recordes na geração de emprego com carteira assinada, somos o estado do Sul do Brasil que mais gera emprego para as mulheres e para os jovens, então esse é um momento fantástico para Cascavel e para o Paraná”, acrescentou.
- Governador anuncia apoio do Estado ao Gaeco para criação de núcleo em Umuarama
- Com maior evolução do País em setembro, comércio do Paraná acumula alta de 7,2% no ano
A região de Cascavel, inclusive, é a segunda com maior número de vagas de emprego com carteira assinada abertas nas Agências do Trabalhador pelo Estado nesta semana, atrás apenas de Curitiba. São 4.299 oportunidades, com destaque para 132 vagas para operador de caixa e 122 para vendedor no comércio varejista, áreas as quais o shopping e as lojas também estão contratando.
Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da Agência do Trabalhador ou postos avançados para se candidatar às vagas, podendo terminar 2024 com a carteira assinada. A administração do shopping também está recebendo currículos diretamente. Para saber mais, clique AQUI.
ESTRUTURA — O shopping foi implantado em uma área de 106 mil metros quadrados, sendo 83 mil metros quadrados de área construída e mais de 42 mil metros quadrados de área bruta locável. Localizado em uma área pujante da cidade, está próximo ao Lago Municipal e do Zoológico, dois dos principais pontos turísticos de Cascavel.
São 270 lojas, com um mix composto por mais de 60% de franquias e grandes redes, sendo 40% de marcas exclusivas na cidade. O Catuaí Shopping Cascavel conta com centro médico, academia, supermercado, restaurantes, praça de alimentação para 1,5 mil pessoas, cinema, pet park, espaço kids e centro de ensino.
Segundo o presidente do Grupo Catuaí, Alfredo Khouri, o objetivo é levar comodidade para quem deseja “resolver a vida” em um só lugar. “Não é apenas um centro de compras, teremos centro de ensino, um centro médico; então nós procuramos trabalhar não só com compras, gastronomia, mas também englobar, num só local, um lugar onde o cascavelense possa vir e fazer tudo o que ele precisa”, ressaltou.
O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que o empreendimento movimenta não só Cascavel, mas todo o Oeste do Paraná. “Teremos aqui nos finais de semana aproximadamente 30 mil pessoas da região que virão para a nossa cidade consumir no shopping, no posto de combustível, no comércio de rua, visitando a nossa cidade. Além dos empregos, da renda, dos impostos que serão gerados, é um grande parque de entretenimento, de lazer e compras para a nossa cidade”, afirmou.
Uma das principais lojas do novo shopping, a rede de mercados Festval gerou mais de 200 empregos na sua nova unidade. “É 6ª loja em Cascavel, sendo que a nossa história começou aqui. Em 1972, aqui em frente ao shopping, nós abrimos o nosso primeiro armazém, e lá se foram 52 anos de aprendizado, de respeito”, lembrou o empresário Carlos Beal, que também é presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
A empresária Adineia Lacerda é franqueada de uma rede que vende bolsas, sapatos e acessórios. Para ela, a inauguração é um marco para Cascavel. “As expectativas são as melhores possíveis. Esse é um shopping muito esperado, que as pessoas estão curiosas para saber tudo que tem aqui, tudo que a gente construiu em tão pouco tempo. Estamos preparados para receber esse público maravilhoso que vai frequentar o Catuaí Shopping”, comentou.
ECONOMIA AQUECIDA — O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro da Região Sul que mais gerou novos postos de trabalho em 2024 no acumulado entre janeiro e setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 152.898 vagas abertas no período.
No ano, os setores que mais contrataram no Estado foram o de serviços (saldo de 77.750 vagas), indústria (37.544), construção (19.066) e comércio (17.805). Somente no mês de setembro, último dado disponível, o Paraná gerou 14.828 novos postos de trabalho com carteira assinada, 67% a mais que as 8.877 vagas criadas no mesmo mês de 2023.
O GRUPO — O Grupo Catuaí foi criado no final dos anos 1970, em Londrina, no Norte do Paraná, com atuação nas áreas de shopping centers, construção civil, incorporação imobiliária, varejo e agronegócio. Somente com o desenvolvimento e gestão de shoppings centers são mais de 30 anos de experiência com cinco em operação no Paraná: Catuaí Shopping Londrina, Catuaí Shopping Maringá, Londrina Norte Shopping, Catuaí Palladium Foz do Iguaçu e o recém-inaugurado Catuaí Shopping Cascavel.
PRESENÇAS — Participaram da inauguração o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o chefe de Gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; os deputados estaduais Alexandre Curi e Márcio Pacheco; o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silveira; o ex-governador e ex-senador Álvaro Dias; o sócio do Grupo Catuaí, Alfredo Khouri Junior; o presidente da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.), Nestor Baptista; o presidente da Faciap, Fernando Moraes; o membro do Conselho de Administração da Sanepar, Eduardo Sciarra; e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste
Published
53 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Diamante D’Oeste, na região metropolitana de Toledo, será o epicentro da cultura indígena paranaense nos próximos dias. A partir desta segunda-feira (14), a cidade recebe a Semana Cultural Indígena Guarani, que chega à 19ª edição. A programação segue até quarta-feira (16) e deve reunir quase 5 mil pessoas na Escola Estadual Indígena Araju Porã.
As atrações programadas incluem apresentações culturais, danças, exposições, vendas de artesanato e trilha na natureza. O evento é aberto não só às comunidades locais, mas a toda a sociedade. Para agendar visitas em grupo, escolas e universidades devem preencher um formulário on-line.
A Semana Cultural ocorre em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no próximo sábado (19). Conforme os organizadores, o principal objetivo da ação é fortalecer e valorizar a tradição dos povos Guarani. “É um momento em que a comunidade indígena pode levar sua cultura para os não-indígenas. Nosso interesse é mostrar que existe uma cultura milenar e que o povo Guarani mantém sua língua e suas tradições. Realizar um evento como esse é muito gratificante”, diz o professor Teodoro Tupã Alves.
A Escola Estadual Indígena Araju Porã organiza a atual edição da Semana em parceria com o Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e e as associações comunitárias indígenas Tekoha Itamarã (Aciti) e Tekoha Añetete (Acitea). Apoiam a iniciativa a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, o governo federal, a Prefeitura Municipal de Diamante D’Oeste e a Itaipu Binacional.
“A Semana Cultural Indígena Guarani já se consolidou como um dos principais eventos culturais da região, e isso fica evidente pela quantidade de parceiros e apoiadores que tem angariado ano a ano. Além da celebração da cultura indígena, a Semana é também um espelho do papel fundamental que as escolas estaduais indígenas desempenham junto às comunidades locais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
- Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado
- Da colheita do café em Pinhalão à Austrália: Yuri Silva muda de vida após o Ganhando o Mundo
CRESCIMENTO E VALORIZAÇÃO – A Semana Cultural Indígena Guarani é realizada anualmente desde 2006. Responsáveis pela criação do evento, as escolas estaduais indígenas Araju Porã e Kuaa Mbo’e se alternam como sede das edições anuais.
Desde a primeira realização, há 19 anos, a iniciativa ganhou visibilidade e se tornou uma das principais atrações culturais da região. Conforme os organizadores, a Semana Cultural Indígena Guarani é, hoje, o evento que mais atrai pessoas de outros municípios para Diamante D’Oeste.
“As expectativas são excelentes. O diferencial desta edição é justamente o potencial de ampliação. Neste ano, queremos consolidar a Semana Cultural Indígena Guarani, não só para o município, mas como uma referência regional quando se trata de cultura indígena”, afirma Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porã, que reúne cerca de 80 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
“Para isso, contamos com o trabalho dos professores e funcionários tanto aqui da Escola Estadual Araju Porã quanto do Colégio Estadual Kuaa Mbo’e. São cerca de 52 profissionais da educação que direcionam esforços para o sucesso desta Semana Cultural”, acrescenta.
Além de estudantes e membros das próprias comunidades indígenas, moradores locais e excursionistas de outras regiões têm prestigiado as edições recentes da Semana Cultural Indígena. Em 2024, os três dias de programação reuniram quase 4 mil visitantes.
“Recebemos muitos visitantes da região e até de outros locais do Estado. Isso reforça o trabalho que é feito pelas escolas no contexto de dar visibilidade à cultura e à tradição Guarani para a sociedade envolvente, e também é uma forma de desconstruir estereótipos em relação aos povos indígenas”, aponta o diretor do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, Jairo Cesar Bortolini.
Os cerca de 140 alunos do colégio, matriculados em turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, também participam da organização do evento junto a professores e funcionários.
ESCOLAS INDÍGENAS – A rede estadual de ensino do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem a cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
Além da manutenção das escolas indígenas, a Seed-PR promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura indígena em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
Fonte: Governo PR

Deputado Moacyr Fadel (PSD) destaca importância de investimentos em educação

Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil

Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste

Produtores fazem tratoraço contra mudanças no Proagro e alertam para colapso na produção de milho

Recuperação de pastagens é aposta para agro sustentável
PARANÁ


Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste
Diamante D’Oeste, na região metropolitana de Toledo, será o epicentro da cultura indígena paranaense nos próximos dias. A partir desta...


Da colheita do café em Pinhalão à Austrália: Yuri Silva muda de vida após o Ganhando o Mundo
Acostumado a conciliar os estudos com o trabalho na lavoura com a família, o estudante Yuri de Souza Silva, de...


Páscoa Para Todos: Portos do Paraná presenteia 1.100 famílias de comunidades do Litoral
Centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social participaram da festa Páscoa Para Todos, promovida pela Portos do Paraná na...
POLÍCIA


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...
ENTRETENIMENTO


Mariano e Jakelyne exibem ensaio pré-wedding às vésperas de casamento: ‘3 dias’
Mariano, de 38 anos, compartilhou o álbum do ensaio pré-wedding com a influenciadora Jakelyne Oliveira, de 32, neste sábado (12),...


Sabrina Petraglia abre álbum de cliques do aniversário do filho Leo, o caçula: ‘Meu Leo’
Sabrina Petraglia, de 41 anos, compartilhou com os seguidores do Instagram, neste sábado (12), um álbum de cliques do aniversário...


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
PARANÁ4 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Audiência pública debate decreto que limita cidadania italiana