NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 73 anos de Tijucas do Sul

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná comemorou nesta segunda-feira (11), durante uma sessão solene realizada no Plenário da Casa, os 73 anos de fundação de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Proposta pelo deputado Thiago Bührer (União), a solenidade celebrou o crescimento e as conquistas do município ao longo das últimas sete décadas. O evento reuniu autoridades locais, estaduais e cidadãos do município e da região. A data foi comemorada com a entrega de diplomas menção honrosa a representantes da comunidade.

Durante a celebração foram homenageadas personalidades, lideranças comunitárias e políticas que se destacaram por sua dedicação e trabalho na construção da história do município, que é reconhecido como o celeiro do alimento orgânico no Estado. Segundo informações de 2021 do governo estadual, Tijucas do Sul é o município com mais produtores de orgânicos em todo o Paraná: são 197 certificados, distribuídos em 75 famílias. No Brasil, o Paraná é o líder, com 3.737 certificações.

O deputado Thiago Bührer lembrou que as figuras escolhidas para serem homenageadas são responsáveis por representar a cidade e contribuir para o seu desenvolvimento, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a valorização da cultura local. Segundo ele, o reconhecimento é fundamental para reforçar o espírito de comunidade e agradecer aos que fazem a diferença no município. “Esta semana temos o aniversário do município de Tijucas do Sul, por isso estamos fazendo hoje uma sessão solene para homenagear aquelas pessoas que fizeram a diferença na cidade, colaborando também com o Estado do Paraná. Estamos muito felizes em poder receber aqui autoridades do município, pessoas que fizeram parte da história de Tijucas do Sul. Esta é uma forma de agradecer a todos eles”, celebrou o parlamentar.

Leia Também:  Nova Chefe da 90ª Ciretran toma posse em Nova Aurora

O vereador Sidinei José de Lima representou todos os homenageados na solenidade. “Esta é uma linda iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná e do deputado Thiago Bührer. É uma forma de reconhecer em vida tudo aquilo que as pessoas fizeram durante esta trajetória e continuam fazendo pro nosso município. É uma honra hoje estar aqui representando os demais munícipes. São ex-vereadores, empresários, líderes locais e pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento da nossa linda Tijucas do Sul”, frisou.

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, também foi homenageado e destacou uma série de atividades pelas quais a cidade é reconhecida no Paraná. “É muito gratificante ver esta merecida ao nosso município. Tijucas do Sul é conhecido como a capital da produção orgânica. Além disso, também somos reconhecidos pela criação de cavalos e de vegetais como inhame, cogumelo, morango. É um município muito produtivo que merece o reconhecimento da Assembleia”, ressaltou.

O presidente da Câmara municipal, vereador Ricardo Oliveira, também enalteceu as qualidades da cidade. “Tijucas do Sul é um cidade merecedora dessa homenagem. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Assembleia Legislativa por reconhecer o nosso município como capital dos orgânicos. Estamos avançando muito nisso e devemos agradecer a toda a Assembleia por todo o apoio que vem nos dando”, disse.

Leia Também:  Proposta sobre prevenção e gestão de riscos de desastres climáticos é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça

Tijucas do Sul originalmente pertencia a Curitiba e posteriormente a São José dos Pinhais, sendo elevada à categoria de município emancipado no dia 14 de novembro de 1951. Para as comemorações do aniversário do município, a Prefeitura fará na Praça Central, no dia 13 de novembro, um desfile cívico com a participação de escolas e associações, além de promover show e apresentações musicais.

Presenças

Também participaram da solenidade o ex-deputado Francisco Bührer, o vice-prefeito do município, Claudemir Pereira, o presidente da Associação Comercial de Tijucas do Sul, Walter Leão Guimarães, e a presidente do Sindicato Rural da cidade, Marli Catarina Vieira.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Proposta sobre prevenção e gestão de riscos de desastres climáticos é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Deputada Marli Paulino (SD) faz homenagem a escritor com paralisia cerebral

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA