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Copel emite certificados que comprovam que empresas usam energia de fontes renováveis

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A preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões dos gases causadores do efeito estufa têm se tornado cada vez mais presente entre as empresas. Nos últimos dois anos, clientes da Copel no Paraná e em todo o Brasil garantiram que 5,5 milhões de megawatts-hora (MWh) fornecidos pela companhia fossem provenientes de fontes 100% renováveis. Essa quantidade de energia foi atestada por meio dos certificados de energia renovável (I-RECs) oferecidos pela Copel.

Esses certificados são comprados pelas empresas a fim de comprovar o consumo de energia renovável, no presente e no futuro. Somente em 2024, a Copel comercializou certificados que somam 2,1 milhões de MWh de energia renovável – o equivalente ao consumo médio da cidade de Curitiba durante cinco meses e meio.

Os I-RECs (sigla em inglês para o modelo internacional de certificados de energia renovável) fazem parte de um sistema global que permite comprovar que a energia adquirida provém de fontes renováveis.

“Com esses certificados, é possível atestar que a energia provém de uma fonte renovável. Sua aquisição demonstra que o consumidor está comprometido em diminuir o impacto ambiental causado pelo consumo de energia”, ressalta Rodolfo Lima, diretor-geral da Copel Mercado Livre.

VALOR E SUSTENTABILIDADE – A comercializadora de energia no mercado livre pertencente à Copel passou a ofertar os certificados de energia renovável em 2022, com o objetivo de atender às necessidades e aos compromissos dos clientes do mercado livre de energia.

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“Cada vez mais os investidores, os clientes e a sociedade como um todo têm valorizado práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade e ajudam a minimizar as mudanças climáticas”, explica o superintendente de clientes da Copel Mercado Livre, Artur Felipe Pessuti. “A aquisição dos I-RECs contribui para agregar valor aos produtos e serviços das empresas ao comprovar que elas estão comprometidas com práticas sustentáveis e alinhadas à transição para uma matriz energética totalmente renovável”.

Uma das empresas que está investindo em sustentabilidade por meio dos certificados de energia renovável é o Grupo Barigui, que atua no segmento de comercialização de automóveis. A empresa busca, com isso, aprimorar o processo de neutralização de carbono das suas concessionárias de veículos e reafirmar o compromisso com a sustentabilidade e redução das emissões.

“O nosso grupo está sempre em busca de novas soluções que possam vir a minimizar o impacto de suas atividades, contribuir para um mundo mais sustentável e com menos emissões de carbono”, afirma Cristina Laura, gerente administrativa da Barigui.

Ela destaca que os certificados são uma forma de agregar valor a este processo, garantindo a compra de energia somente de fontes renováveis em conjunto com as demais iniciativas de proteção ambiental já em andamento em todo o Grupo.

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Outra empresa que vê valor nos I-RECs é o Costão do Santinho Resort, de Florianópolis. Em 2022, quando a empresa buscava a certificação ESG, decidiu adquirir os certificados. “Nós precisávamos ter uma comprovação da compra da nossa energia, já que atuamos no mercado livre desde 2009 para 2010”, explica o gerente de Projetos da empresa, Anderson Tavares.

Ele destaca a eficiência dos certificados para comprovar a origem da energia que adquire. “Antigamente a comprovação se baseava na nota fiscal ou na empresa de que estávamos comprando. Hoje tem os I-RECs para facilitar e comprovar essa energia. Eles são a comprovação de que a energia que estamos comprando é de fonte renovável, limpa.”

COMO FUNCIONA – Cada I-REC representa 1 MWh de energia produzida por uma fonte renovável, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa associados ao consumo de eletricidade. Os I-RECs são o produto ideal para as empresas que precisam comprovar as emissões do escopo 2 – provenientes do consumo de energia elétrica comprada do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Para adquirir os certificados de energia renovável, as empresas que fazem parte do mercado livre de energia podem entrar em contato com a Copel por meio do site copelmercadolivre.com e do WhatsApp 41 33105815.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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