PARANÁ
Enem: alunos que passaram dos 50 anos desafiam o tempo na busca por vaga na universidade
Publicado em
8 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já são desafiadoras para os estudantes na faixa etária dos 17 e 18 anos. O que dizer, então, para quem esteve por duas, três décadas longe dos bancos escolares? É por isso que alunos e ex-alunos da rede estadual de educação do Paraná, que já passaram dos 50 anos, reforçam o trabalho de revisão do conteúdo, principalmente entre a primeira e segunda fase do exame, na tentativa de competir de igual para igual em uma prova de fogo até o próximo passo: a universidade.
É o caso de Judson Marcolino, 63 anos, que concluiu o Ensino Médio em julho no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, o Ceebja Paulo Freire, em Curitiba. Ele esperou a aposentadoria, aos 61 anos, para voltar a estudar na esperança de ter bom desempenho na prova do Enem e realizar o sonho de fazer faculdade de História.
“Não consegui estudar até o Ensino Médio quando era jovem, porque precisei trabalhar e não tinha tempo hábil para a escola. Para mim, conhecimento é tudo. Tanto que dos 14 aos 16 anos fiz um curso profissionalizante, que me deu oportunidade de ter bons empregos e uma aposentadoria razoável”, relata.
Aos 51 anos, a dona de casa Marinalva Maria de Souza, que terminou o Ensino Médio no Ceebja de Londrina, Norte do Estado, conta que a primeira fase do Enem, no dia 3 de novembro, foi difícil, mas que deu o melhor de si. “O tema da redação que tratou dos desafios para valorização da herança africana no Brasil é bastante falado, mas a preocupação com o tempo, a ansiedade e um pouquinho de insegurança me atrapalharam um pouco”, relembra.
E não é para menos. Marinalva esteve por mais de 30 anos longe dos livros e cadernos. Abandonou cedo os estudos para se casar, mas a chama de aprender sempre esteve acesa dentro dela. “Sempre quis ser assistente social para cuidar de idosos e de dependentes químicos e minha família me incentivou a realizar esse desejo na maturidade. A Educação de Jovens e Adultos foi o caminho”, ressalta ela, que é avó zelosa e se divide entre os cuidados com a neta e as quatro horas diárias de estudo.
“A ‘profe’ aqui é só orgulho pela determinação da Marinalva, que está tendo dois desafios neste fim de ano: o Enem e o vestibular da Universidade Estadual de Londrina”, celebra a professora e incentivadora, Kátia Santos.
NÃO DESISTIR – Não são poucos os que estudam na Educação de Jovens e Adultos ofertada (EJA) na rede estadual de ensino. Dos 41.705 alunos matriculados na EJA, 3.300 têm 50 anos ou mais. Muitos deles concentrados em Curitiba e Região Metropolitana, onde, somados, chegam a 975 estudantes.
São mais de 280 instituições de ensino vinculadas à Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed-PR) que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para quem deseja estudar a partir do Ensino Fundamental, a duração do curso é de dois anos, em média, e para para quem precisa terminar apenas o Ensino Médio, o período é de um ano e meio.
“Alguns alunos conseguem adiantar e terminar o curso em um ano, já que ele ocorre em módulos”, explica Solange Valente, diretora do Ceebja Paulo Freire. Ela diz que há um bom contingente de pessoas que já passaram dos 50 anos matriculadas e que a maior parte quer apenas realizar o sonho de ter um diploma. “Sou suspeita para falar, porque quando fico sabendo que nossos alunos não pararam e entraram numa universidade, é muito gratificante. Por isso, quando eles desanimam, a gente sempre procura incentivá-los a não desistir”, comenta.
QUASE SETENTÃO – A palavra desistir nunca passou nem perto do vocabulário de Luiz Katsuaki Ueti, de 69 anos, também ex-aluno do Ceebja de Londrina, e candidato a uma vaga no curso de Jornalismo. “Mas se não for possível, pode ser no de Psicologia”, diz ele.
Após mais de 50 anos sem estudar, ele decidiu voltar na tentativa de minimizar a frustração por não ter chegado a concluir o Ensino Fundamental quando jovem. “Fui assistindo meus primos se formarem na faculdade, com boas oportunidades de trabalho. Somente eu fiquei no caminho”.
Entretanto, Luiz tinha dois projetos de vida, um para 2024, que era conseguir o diploma do Ensino Médio, e outro para 2025: ingressar no ensino superior. O primeiro, conseguiu no primeiro semestre e o Enem está sendo a porta de entrada para a futura concretização, mesmo diante das limitações de enfrentar a máquina de hemodiálise três vezes na semana.
“Se tivesse a idade e a mentalidade de pessoas jovens que foram fazer o Enem, eu diria que a prova do último domingo foi fácil. Mas depois de 52 anos afastado de uma sala de aula, achei um pouco difícil, pois as questões, na maioria, eram muito subjetivas”, resume. Ele acha que neste domingo (10) o “bicho vai pegar”, porque acredita que as matérias de exatas bem mais difíceis.
O incentivo das professoras e direção do Ceebja foi um combustível a mais para que ele se sentisse animado, mas quando encarou a prova do Enem, Luiz até passou a considerar o projeto de 2025 como “utopia”. “Se não der certo pelo Enem, vou atrás de uma bolsa em uma faculdade particular, já que o salário de aposentado não dá pra pagar uma mensalidade. Quero demais entrar na universidade. Não importa de que maneira”.
Enquanto isso, Judson, o futuro acadêmico de História, já faz planos para depois da formatura. “Penso em fazer uma pós-graduação e depois, um mestrado, afinal, conhecimento nunca é demais”, prevê.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados
Published
23 minutos agoon
8 de abril de 2025By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.
No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.
Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.
“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.
“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.
- Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
- Com novo sistema da Celepar, Portos do Paraná moderniza credenciamento em Paranaguá
Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.
O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.
“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.
Fonte: Governo PR

Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS

Segurança ambiental: esgoto 100% tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

PCPR prende oito suspeitos de envolvimento em esquema de funcionários fantasmas em Clevelândia

Segurança ambiental: esgoto tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios
PARANÁ


Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS
Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com...


Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados
A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um...


Segurança ambiental: esgoto 100% tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) opera um dos sistemas de tratamento de esgoto mais eficientes do País. A...
POLÍCIA


PCPR prende oito suspeitos de envolvimento em esquema de funcionários fantasmas em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná prendeu, na manhã desta terça-feira (8), oito pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de...


Polícia Militar do Paraná apreende quase uma tonelada de maconha e detém três pessoas em Rosário do Ivaí
Na última segunda-feira (07), a Polícia Militar do Paraná realizou uma operação bem-sucedida contra o tráfico de drogas em Rosário...


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...
ENTRETENIMENTO


Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’
Bruna Griphao, de 26 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), um álbum de fotos de sua viagem...


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto para reforçar segurança e qualidade do transporte escolar no Paraná
-
PARANÁ4 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais