NOVA AURORA

PARANÁ

Cofundadora do Pacto Contra Fome elogia Banco de Alimentos do Paraná: “modelo espetacular”

Publicado em

O modelo do Banco de Alimentos – Comida Boa, iniciativa da Ceasa Paraná, é uma forma eficiente para combater a fome e o desperdício de alimentos. Foi o que afirmou a presidente e cofundadora do Instituto Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. Ela acompanhou, nesta sexta-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em uma visita à Ceasa Curitiba, onde funciona o programa.

O Pacto Contra a Fome é uma iniciativa da sociedade civil que atua junto aos governos para garantir a segurança alimentar da população brasileira e na redução do desperdício. “O que vemos no Comida Boa é um modelo espetacular que atende tanto a questão da fome, quanto a redução do desperdício de alimentos, principalmente esses, que são os mais nutritivos e podem atender as pessoas que estão em maior vulnerabilidade”, disse.

“Temos quase 9 milhões de brasileiros passando fome todos os dias, ao mesmo tempo em que desperdiçamos um terço dos alimentos que são produzidos. É insensato imaginar que somos um país rico, que produz e exporta, mas que ao mesmo tempo têm fome e ainda por cima joga comida no lixo”, salientou Geyze.

Leia Também:  Primeiro leilão de reciclagem do Detran-PR em 2024 arrecada R$ 1,5 milhão

A presidente do Pacto Contra a Fome defende que a metodologia desenvolvida no Paraná deveria ser levada a outras Ceasas brasileiras. “Esse programa da Ceasa/PR é um exemplo que precisa ser replicado. Não é preciso reinventar a roda, mas pegar aquilo que já existe de bom, principalmente no nosso país, e replicar”, ressaltou. “Diariamente, toneladas de alimentos vão para o lixo, enquanto as pessoas poderiam estar sendo alimentadas com comidas saudáveis e nutritivas”.

Atualmente, cerca de 600 toneladas de frutas, verduras e legumes que não são mais comercializáveis, mas estão em boas condições de consumo, são reaproveitados todo mês por meio de doações diretas dos alimentos in natura ou minimamente processados. A Ceasa mantém parceria com 342 instituições sociais, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas direta e indiretamente.

As comidas são processadas, embaladas a vácuo ou transformadas em molhos e sopas prontas. Na política de desperdício zero, o que ainda sobra de alimentos e não pode ser reaproveitado é destinado para criadouros de animais. Antigamente todo esse volume era jogado no aterro sanitário.

Leia Também:  Após 1º ano, 120 cadetes do curso de oficiais da PMPR recebem o Espadim Tiradentes

A iniciativa recebeu o troféu Stevie Awards, um dos principais prêmios empresariais internacionais, entregue em outubro, na Turquia. Com o programa, a Ceasa/PR conquistou o ouro na categoria de empresa do ano de alimentos e bebidas de médio porte durante o 21º Annual International Business Awards.

PACTO – O Pacto Contra a Fome, instituído em maio de 2023, é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Trabalha juntos aos governos, empresas e sociedade civil para construir pontes, identificar sinergias e agir. A missão é engajar a sociedade e potencializar soluções estruturantes e permanentes para erradicar a fome no Brasil e reduzir o desperdício de alimentos em favor da segurança alimentar e da redução dos impactos ambientais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Primeira edição da Corre Paraná reúne 2.500 participantes em Curitiba

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Nando Reis, sertanejos, peças teatrais e novas exposições no MON: confira a agenda cultural

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA