NOVA AURORA

PARANÁ

Smart City: Paraná traz de Barcelona conexões e novas ideias de soluções para cidades

Publicado em

Representantes da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) participaram do Smart City Expo World Congress 2024, realizado em Barcelona, na Espanha, durante esta semana. Eles integraram a Comitiva Oficial Brasileira no evento, que reuniu líderes de empresas globais, governos e organizações para discutir temas voltados à inovação urbana.

Ao todo, 62 representantes de diversos estados, incluindo autoridades, gestores públicos, empresários, empreendedores e especialistas em cidades inteligentes, participaram do encontro, realizado de segunda a quinta-feira (de 5 a 7 de novembro).

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani destacou a importância da participação do Governo do Paraná no evento para gerar conexões com outras instituições e discutir soluções para cidades inteligentes. “A missão em Barcelona foi muito positiva, primeiro porque participamos da escolha de Curitiba como comunidade mais inteligente do mundo. Aliado a isso, junto com prefeitos, vice-prefeitos, entidades públicas e privadas, fizemos inúmeras visitas para conhecer o que a cidade tem a oferecer”, disse Canziani. “Com certeza isso vai dar um importante retorno para o Paraná, principalmente na área da inovação.”

No primeiro dia, a equipe do Paraná participou do evento que elegeu Curitiba como a  Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024 pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes). Além da capital, o município de Assaí, no Norte do Paraná, recebeu o troféu como uma das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo.

Leia Também:  Paraná terá feira náutica internacional em novembro

Os representantes da SEI, junto com um grupo de participantes do evento, fez um tour pelo Distrito de Inovação 22@Barcelona, um dos projetos mais importantes de transformação urbana da cidade catalã. A iniciativa de renovação urbana transformou 200 hectares da zona industrial do bairro de Poblenou em um local para concentração de atividades baseadas no conhecimento.

Outro local visitado pela comitiva foi o Barcelona Health HUB, associação sem fins lucrativos voltada à promoção da inovação na saúde digital. O HUB é reconhecido como um centro de referência internacional na área e estimula a colaboração entre mais os mais de 500 integrantes, que incluem startups, instituições de saúde públicas e privadas, universidades, grandes empresas e investidores, com o objetivo de impulsionar a transformação digital no setor da saúde.

Nesta quinta-feira, a equipe participou da exposição do Smart City Expo Congress, tendo acesso aos diversos stands, como o da Dassault Systemes, multinacional francesa que desenvolve softwares para design de produtos 3D, e da  Microsoft, que apresentou um veículo com inteligência artificial para auxiliar a polícia em operações. No estande de Israel, uma startup mostrou a tecnologia de tecido flexível com captação de energia solar e luzes de led para ser usado como tendas em eventos.

Leia Também:  Dia das Mães: produção de rosas dobrou de tamanho no Paraná na última década

CAPTAÇÃO DE CONHECIMENTOS – Para o diretor de inovação da SEI, Fabricio Bianchi, a missão a Barcelona representou uma grande oportunidade de captação de conhecimentos no viés de manter o Paraná como um estado inovador e referência no uso da inteligência artificial.

“Foi realmente instigador, porque vimos várias tecnologias, vários cases voltados à melhoria do dia a dia do cidadão. Além disso, conseguimos participar de conversas em que pudemos ter trocas sobre boas práticas, projetos que estão sendo realizados e como a gente pode levar isso para o Paraná e desenvolver isso dentro do nosso Estado.” 

Além das visitas, a comitiva também participou em todos os dias de palestras e painéis com referências no âmbito da inovação em centros urbanos, como o de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Triple Helix Association, e Carlos Olsen, CEO da Global Business Innovation Intelligence.

WEB SUMMIT EXPERIENCE – A agenda da comitiva do Paraná segue na próxima semana com a participação no Web Summit Experience que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro na cidade de Lisboa, em Portugal. O evento irá contar com uma experiência imersiva no ecossistema de inovação português, com palestras, visitas a startups e hubs de inovação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Sanepar implanta serviço de coleta e tratamento de esgoto em Iretama

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Câmpus de Irati da Unicentro ganha ginásio para mil pessoas, marco esportivo para a região

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA