NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Cloara Pinheiro (PSD) fala sobre o Novembro Azul, dedicado a alertar os homens sobre o câncer de próstata

Publicado em

Em tribuna, durante a Sessão Plenária desta terça-feira (5) para falar sobre a campanha do Novembro Azul, a Deputada Estadual e Procuradora da Mulher Cloara Pinheiro (PSD) fez um pedido aos deputados: “A gente não vai conseguir subir numa tribuna como essa, que é tão importante, para falar de qualquer assunto, se a gente não tiver saúde”, ressalta a parlamentar.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, representando cerca de 10,2% dos casos de câncer em geral, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora o exame de rastreamento deva ser uma decisão individual, considerando fatores de risco e após orientação médica, geralmente é recomendado que homens a partir dos 50 anos realizem exames preventivos, ou a partir dos 45 anos em caso de histórico familiar.

O INCA, em seu estudo “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, projetou que o câncer de próstata será uma das principais causas de câncer entre homens no Paraná, com estimativa de 3.430 novos casos ao ano no triênio 2023-2025. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 1.136 óbitos foram registrados no Paraná em 2023 devido ao câncer de próstata, sendo este o ano com o maior número de mortes desde que os registros começaram, em 1979.

Leia Também:  Assembleia vai realizar ação junto ao Hemepar para incentivar doação de sangue nesta terça-feira (3)

Ao pedir que os deputados, além de alertarem sobre a doença, realizem o exame, Cloara Pinheiro (PSD) fala sobre a importância de vencer o preconceito: “Vamos parar com aquela coisa de ‘o exame é esquisito’. Não tem nada disso, vamos deixar esse preconceito de lado”, ressaltou, destacando que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, podendo chegar a até 90%.

A deputada também fez uma homenagem à sua filha Carolina, que faleceu há 31 anos devido a complicações de um retinoblastoma, um tipo raro de câncer nos olhos. Ao falar sobre a filha, Cloara afirma apoiar todas as pautas de prevenção contra o câncer, e não apenas durante os meses dedicados a campanhas específicas, reforçando que o alerta e o cuidado devem ser constantes, todos os meses do ano.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Aprovado projeto que cria “Novembrinho Azul” para saúde de meninos adolescentes

Published

on

By

Foi aprovado em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei nº 451/2023, de autoria do deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina que cria o programa “Novembrinho Azul” de prevenção e cuidados com a saúde de meninos adolescentes. Para saúde das meninas, já tem o “Outubrinho Rosa”.

O “Novembrinho Azul” foi elaborado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). De acordo com o texto do projeto, durante o mês de novembro serão realizadas ações para promoção de campanhas de conscientização, diagnóstico e tratamento precoce de doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele, bem como para conscientizar e incentivar a aplicação da vacina de HPV.

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), todas essas doenças têm consequências importantes, caso não sejam cuidadas precocemente. Segundo os médicos especialistas, a vacina de HPV é recomendada para meninos e meninas antes do início da vida sexual. Ela previne infecções e doenças graves, como câncer de colo do útero, verrugas genitais e câncer de pênis.

Leia Também:  Assembleia Legislativa aprova homenagem a Katiba Fadel

O deputado Ney Leprevost destacou a relevância do “Novembrinho Azul” de levar informações para os meninos, seus pais, cuidadores e responsáveis sobre a importância de cuidar da saúde. “Nosso objetivo é prevenir doenças, bem como conscientizar a população sobre a vacina de HPV. Diferente das meninas, que são acompanhadas por ginecologistas na juventude, os meninos quando saem do pediatra não costumam iniciar um acompanhamento médico periódico”, afirmou Leprevost.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde Pública.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA