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DER/PR e ANTT se reúnem em Brasília para conversar sobre concessões rodoviárias

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), se reuniu em Brasília nesta quinta-feira (07) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do governo federal para tratar das concessões rodoviárias do Lote 01 e Lote 02.

Além de avaliarem o andamento das duas concessões, iniciadas no final de fevereiro deste ano, os dirigentes dos órgãos abordaram a questão da formação de filas nas rodovias concedidas.

O tema é especialmente relevante com o final de ano se aproximando. “Na semana que vem teremos o primeiro grande feriado deste final de ano, relativo à Proclamação da República, e precisamos garantir que o setor de turismo, condutores e habitantes não sejam prejudicados por filas injustificáveis nas praças de pedágio”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “A ocasião vai servir como uma prévia do que esperar na alta temporada, e esperamos celeridade e qualidade no atendimento ao usuário”.

A maior parte do tráfego de veículos que se dirige ao Litoral do Paraná passa pela BR-277, onde está instalada uma praça de pedágio do Lote 02 em São José dos Pinhais, com outras praças nos principais corredores logísticos do Estado, como a praça de pedágio do Lote 01 em Balsa Nova, também na BR-277, que recebe veículos da região Oeste, Norte e Noroeste.

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“No início da operação das praças de pedágio tivemos grandes gargalos de tráfego, principalmente na praça de Balsa Nova, em São Luiz do Purunã, mas essas são situações que podiam ser explicadas pelo ineditismo da situação. Agora, oito meses depois, não há motivo para que o mesmo se repita”, diz o diretor de Operações do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

O DER/PR também solicitou à ANTT providências quanto às filas que têm se formado nos trechos que passam por serviços de conservação realizados pelas concessionárias. Nestas ocasiões o tráfego segue pela rodovia em operação pare-e-siga, mas ocasionando longos períodos de espera e reclamações por parte dos usuários.

Por se tratarem de concessões rodoviárias do governo federal, cabe à ANTT fiscalizar o andamento dos contratos, a qualidade dos serviços realizados, atendimentos prestados, e o cronograma de obras.

“Buscamos sempre aprimorar nossa atuação para garantir que as obras sejam entregues com eficiência máxima, minimizando os impactos na fluidez do tráfego”, afirma o superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Roger Pêgas. Segundo ele, as concessionárias serão orientadas a implementar estratégias específicas, como otimização dos horários de trabalho, planejamento de rotas, reforço na sinalização e melhor comunicação com os usuários.

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Um acordo de cooperação técnica foi formalizado entre ANTT, SEIL e o DER/PR no início do ano, possibilitando a participação dos órgãos estaduais na fiscalização, caso solicitado pela ANTT, com expectativa que isso ocorra para acompanhar o andamento das novas obras.

TAG – Usuários que passam pelas praças de pedágio em veículos de passeio são encorajados a utilizarem um serviço de TAG, que é o chip que fica adesivado no vidro dianteiro, garantindo cobrança automática da tarifa. Além de reduzir o tempo gasto na cancela, ela também garante desconto ao ser utilizada e também desconto progressivo para usuários frequentes, que passam diariamente na praça.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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