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Estado investe R$ 73,8 milhões em novas escolas e ampliações de unidades na região de Toledo

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O Governo do Paraná investe cerca de R$ 73,8 milhões em construções, reformas e ampliações de escolas estaduais em municípios abrangidos pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, no Oeste do Paraná. Também estão incluídos nesse valor projetos de melhoria das estruturas dentro dos programas Escola Mais Bonita e de substituição de salas de madeira por construções sustentáveis. O conjunto de investimento faz parte da iniciativas do governo estadual para aprimorar o ambiente de ensino e aprendizagem para manter uma educação de excelência no Estado. 

“É uma conquista para toda a comunidade escolar da região”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ao anunciar e detalhar os investimentos em solenidade nesta quinta-feira (7), em Toledo. “Cada obra, ampliação e reforma traduz o compromisso do Governo do Estado em criar espaços de aprendizado modernos, seguros e sustentáveis para nossos alunos e educadores. A educação do Paraná merece esse cuidado e o nosso empenho em construir um futuro melhor”.

O conjunto de construções, ampliações, reformas e a substituição de estruturas escolares é executado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Dentro do programa Escola Mais Bonita, foram destinados R$ 3,1 milhões para melhorias em 39 unidades escolares da região. Os recursos permitem pequenas obras de infraestrutura física que contribuem para um ambiente de estudo mais acolhedor e seguro para alunos e professores.

O investimento total em construções e ampliações soma R$ 55,4 milhões, abrangendo projetos de grande porte com previsões de conclusão entre 2024 e 2026. Entre as principais obras estão as dos colégio estaduais Domingos Francisco Zardo, em Palotina, que recebe R$ 27,4 milhões, com previsão de término em junho de 2026, a do colégio Pinheirinho, em Toledo, que conta com R$ 22,9 milhões e deve ser finalizada até agosto de 2026, e do colégio do Jardim Gisella, também em Toledo, que recebe R$ 3,8 milhões e deverá estar pronto em dezembro de 2024.

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Para a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o pacote de investimento contribuirá para um sociedade melhor. “Essa iniciativa representa um avanço significativo para a educação pública no Paraná. Com essas obras e reformas, o governo estadual está modernizando a infraestrutura de dezenas de escolas, criando ambientes de aprendizagem mais seguros, confortáveis e adequados”, disse. “Além disso, estamos integrando práticas sustentáveis, com ecoconstruções, mostrando que o futuro da educação passa também pelo respeito ao meio ambiente”.

REFORMAS E AMPLIAÇÕES – Para reformas foram alocados R$ 4,9 milhões. O Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, recebe aporte de R$ 2,4 milhões, sendo a reforma mais abrangente do pacote. Estão em andamento obras também no Colégio Estadual de Educação Profissional Integrado, de Toledo, que recebe com R$ 744,8 mil, e nos colégios Novo Horizonte, em Toledo, Jardim Zeballos, em Guaíra, e Antônio J. Reis, em Toledo.

Além das obras já em andamento, outras reformas estão em processo de contratação, em fase orçamentária. Fazem parte deste grupo os colégios estaduais Attilio Fontana, em Toledo, e Jaime Rodrigues, em Guaíra.

Neste ano, também foram finalizadas ampliações e reparos em diversas unidades, somando investimentos de R$ 6,1 milhões. Um destaque é o Colégio Estadual Quatro Pontes, em Quatro Pontes, que passou por ampliação com investimento de R$ 3,7 milhões. Outras estruturas beneficiadas foram as dos colégios Presidente Roosevelt, em Guaíra, Marechal Rondon, em Marechal Cândido Rondon, São Pedro, em São Pedro do Iguaçu, e Castelo Branco, em Toledo.

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ECOCONSTRUÇÕES – Outro destaque dentro do conjunto de obras é a substituição de salas de aula de madeira por estruturas sustentáveis. Foram destinados R$ 4,1 milhões para as escolas Mbyja Pora, em Guaíra (R$ 2,9 milhões), José Biesdorf, em Santa Helena (R$ 986,6 mil) e Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina (R$ 246,6 mil).

Segundo o diretor de Engenharia e Projetos do Fundepar, Marcello Albuquerque, a equipe deste departamento tem uma importância fundamental nesse conjunto de investimento. “Cada obra, cada reforma, cada melhoria, só é possível graças ao trabalho comprometido e à expertise técnica desses profissionais que planejam, coordenam e acompanham cada etapa das construções e reformas nas nossas escolas”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o deputado estadual Hussein Bakri; o reitor da Unioeste; Alexandre Almeida Webber; o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o diretor-geral da Secretaria da Educação, João Luiz Giona Júnior, e o diretor de Educação, Anderfábio de Oliveira; o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães; e a secretária da Educação de Toledo, Dirce Maria Kulzer, representando os secretários de todos os demais municípios.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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