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Estudante paranaense que pode representar o Brasil em competição de educação profissional recebe homenagem na Assembleia

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Um aluno da rede pública de ensino do Paraná é destaque na etapa regional da Worldskills – competição que avalia as habilidades técnicas de estudantes do mundo todo. Erich Nathan de Souza Mendes, de 15 anos, ficou em terceiro lugar nas avaliações de Desenho Mecânico CAD na etapa estadual do torneio e está sendo considerado um dos favoritos para a fase nacional. Erich é aluno do curso de Eletromecânica do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São José dos Pinhais. As aulas do curso técnico começaram a ser ministradas esse ano por meio de uma parceria com o Senai. Para o diretor do colégio, Antonio Sérgio de Oliveira Setim, foi uma surpresa ter um aluno destaque em tão pouco tempo. “Com a abertura desses cursos, oportunizando aos estudantes uma experiência nova na formação deles, a gente descobrir o Erich que, com apenas quatro meses de preparação, conseguiu trazer uma medalha de bronze, é fantástico.”

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Homenagem

Na última terça-feira, 5 de novembro, Erich foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná. O estudante recebeu votos de congratulação dos parlamentares, homenagem proposta pelo deputado Paulo Gomes. “A gente sabe que o mercado de trabalho, muitas vezes, tem a vaga, mas não tem a pessoa qualificada para ocupá-la. E pessoas como ele, demonstram que é importante o estudo para valorização inclusive salarial. Por isso, essa homenagem: a demonstração que estamos valorizando os estudantes – neste caso, um aluno da Rede Estadual de Ensino –, para que compreendam que, quanto mais capacitados estiverem, melhores chances para o mercado de trabalho certamente acontecerão”, afirmou Paulo Gomes.

Worldskills

A Worldskills é considerada a maior olimpíada internacional de ensino técnico do mundo. A competição avalia os conhecimentos dos estudantes em áreas da indústria e do comércio, em 56 profissões. O torneio dura quatro dias, durante os quais os alunos têm que responder a desafios de suas áreas dentro de padrões internacionais de qualidade. A etapa mundial da competição vai ser em 2026, em Shangai, e cada país participante poderá enviar apenas um representante por área. Conseguir essa vaga é o próximo desafio de Erich, que nem esperava chegar tão longe. “O Senai mesmo achava que seria só uma experiência, que a gente ia para conhecer o processo, as provas. Mas, consegui o terceiro lugar, né? Superou as expectativas. Agora vai ser bastante treino. Nesses próximos dias vou descansar e no próximo ano volto com força total”, disse Erich.

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Fonte: ALPR PR

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Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

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Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

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A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

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Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

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