POLÍTICA PR
Projeto para recompensar o cidadão que denunciar crimes avança na Assembleia
Publicado em
6 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuO paranaense poderá ser recompensado financeiramente se fornecer informações à polícia, que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes no estado. A medida está prevista no Programa Estadual de Pagamento de Recompensas e avançou na sessão plenária desta quarta-feira (6), da Assembleia Legislativa do Paraná.
De acordo com o projeto de lei 154/2024, de autoria do Poder Executivo, uma informação será considerada útil quando for determinante para solucionar, impedir, interromper ou solucionar um crime. Também se enquadram denúncias que ajudem a localizar criminosos em flagrante ou a encontrar vítimas que estão desaparecidas, sequestradas, escravizadas, traficadas ou em cárcere privado.
A iniciativa recebeu 30 votos favoráveis e 5 contrários e despertou debate em plenário. “Esse projeto me parece inconstitucional, porque não delimita a forma como se dará o processo de denúncia e tampouco os casos que podem ser denunciados, que estão elastecidos ao extremo, pois tratam de delitos penais, administrativo, civis e também contravenções. É um projeto populista, absurdo”, definiu o deputado Renato Freitas (PT).
Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a proposta está correta na legalidade e constitucionalidade, mas no mérito é necessário analisar alguns dispositivos, para dar mais objetividade a um programa de recompensa. “É muito amplo e está preocupante”, acrescentou.
Já o deputado Delegado Tito Barichello (União) disse se tratar de “um projeto moderno que vai ao encontro do interesse da sociedade, porque o Brasil é o país da impunidade”.
Em acordo com a liderança do governo, a proposta não voltará à pauta até os ajustes necessários propostos pelos parlamentares via emendas.
A proposição prevê que as informações passíveis de pagamento pelo Estado devem ser recebidas exclusivamente pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (Cide). O canal garantirá o sigilo da identidade de quem fornece a informação e também assegurará que os dados serão encaminhados corretamente às investigações policiais.
A proposta determina que o pagamento só deverá ser efetuado após comprovação da utilidade da informação prestada. A avaliação destes critérios e da utilidade de cada informação ficará a critério da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
As regras que determinam quais casos se enquadram no programa e os valores a serem pagos por cada informação serão definidas pelo Poder Executivo após a aprovação da lei. Os valores poderão ser divididos entre várias pessoas, contemplando mais de uma informação considerada útil para as investigações.
Também em primeiro turno foi aprovada a proposta 57/2024, que concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao magistrado Frederico Mendes Junior. O reconhecimento é assinado pelo deputado Luis Corti (PSB). O homenageado foi juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, na então gestão do desembargador Miguel Kfouri Neto (2011/2012). Ele também presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), em 2016/2017, criando a comissão de prerrogativas da magistratura, assumindo protagonismo em debates legislativos em Brasília.
Passou, ainda, o projeto de lei 254/2024, do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o Teatro Grupo Mãe do Céu, a ser comemorado anualmente no Domingo de Ramos, em Arapongas. A apresentação celebra a Paixão de Cristo com arte e música mobilizando a comunidade araponguense e municípios da região.
Mais projeto
Os deputados aprovaram em segundo turno o substitutivo geral ao projeto 211/2023, que concede às doadoras de leite materno isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público promovido pela administração estadual.
Com a mudança, a iniciativa do deputado Samuel Dantas (SD) vai alterar a Lei nº 19.293/2017, que passa a vigorar com a seguinte redação: Dispõe sobre a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito do Estado dos Poderes do Estado do Paraná, aos doadores de sangue, de medula óssea e de leite humano, e adota outras providências.
A proposta prevê o benefício às candidatas que tenham doado leite materno em pelo menos três ocasiões nos 12 meses anteriores à publicação do edital do concurso. A isenção será concedida mediante apresentação, na forma prevista em edital, de documento comprobatório das doações realizadas, emitido por banco de leite em regular funcionamento.
Também avançou o projeto de lei 898/2023, dos deputados Cobra Repórter (PSD), Tiago Amaral (PSD) e Hussein Bakri (PSD), para instituir o Dia Estadual da Cultura Libanesa, a ser comemorado em 25 de março, que é o Dia Nacional da Comunidade Árabe.
E o projeto de lei 378/2024, de autoria do deputado Soldado Adriano José (PP), que inclui no Calendário Oficial do Estado do Paraná a Exposição de Astorga, chamada de Expoastorga.
Já em terceira discussão passou o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, definido no projeto do governo 587/2024, prevendo uma série de ações para assegurar direitos e bem-estar ao público 60 mais, promovendo o envelhecimento ativo, saudável e protegido dos paranaenses. A medida vai instituir duas bolsas que têm como objetivo dar mais independência econômica e social aos idosos do Estado.
Os deputados votaram a subemenda aprovada em segunda discussão incluindo atribuição ao município para promover ações para capacitação aos cuidadores que serão o público-alvo para o recebimento da Bolsa, de modo a zelar pelo bem-estar e tratamento adequado da pessoa idosa. Ainda, deixa claro que o Estado do Paraná não deixará de prestar auxílio às instituições (como asilo, por exemplo) que igualmente tutelam a pessoa idosa.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo
Published
16 horas agoon
8 de janeiro de 2025By
Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.
Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.
“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”
A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.
No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”
Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”
Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.
“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.
Fonte: ALPR PR
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Umuarama
PARANÁ
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram...
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial...
Universidades estaduais retomam atividades e alinham calendário com ano civil
As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) regularizam em 2025...
POLÍCIA
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Nesta quarta-feira (08), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior, coronel...
PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, 52 anos, pelo descumprimento de medida protetiva de urgência. A...
PCPR conclui inquérito e indicia homem por diversos furtos ocorridos no Sudoeste do Estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou, nesta quarta-feira (8), um homem, de 45 anos, por diversos furtos nas cidades...
ENTRETENIMENTO
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
O apresentador Cesar Tralli, de 54 de anos, compartilhou com seus seguidores uma foto ao lado de sua esposa, Ticiane Pinheiro,...
Durante passeio de barco, Grazi Massafera exibe shape trincado em Noronha: ‘Paraiso’
Grazi Massafera elegeu biquíni verde para passeio de barco em Noronha na tarde desta quarta-feira (8). A atriz está curtindo os...
Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, faz topless em praia: ‘Curtindo minhas férias’
Giulia Costa, de 24 anos, abriu seu álbum de férias, nesta terça-feira (7), e encantou os seguidores das redes sociais....
ESPORTES
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
O São Paulo começou sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, vencendo o Serra Branca (PB) por 2...
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
A Ponte Preta começou sua campanha na Copinha 2025 com uma vitória importante sobre o Cuiabá por 1 a 0,...
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Em sua estreia na Copinha Sicredi, o Corinthians, atual campeão do torneio, demonstrou força e competência ao vencer o Gazin...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
PARANÁ7 dias ago
Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano
-
POLÍTICA PR5 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista