NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná e iCities vão promover 1º Fórum Econômico Smart Brasil em Curitiba

Publicado em

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, e a Prefeitura de Curitiba assinaram nesta terça-feira (05), em Barcelona, na Espanha, um protocolo de intenções junto ao iCities para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil. O objetivo é aproveitar a realização da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2025, para discutir os grandes investimentos necessários para moldar o futuro econômico do Paraná e do País.

A assinatura ocorreu durante a Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira de Barcelona, e que acontece de 5 a 7 de novembro. O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da iCities, Beto Marcelino, assinaram o documento.

Segundo Bekin, será o primeiro fórum de economia e atração de investimento para cidades inteligentes. “Quando falamos em atração de investimento, em busca de mais empresas para o Paraná e aproveitando o Smart City, nós estamos atraindo muito mais gente para desenvolver o Estado, trocando parcerias, ideias de como atrair mais investimentos”, afirmou. “É muito mais fácil nós falarmos com as empresas, os empreendedores, sendo cidades mais inteligentes”.

Leia Também:  Governo libera R$ 4,2 milhões para pavimentação urbana em Rondon

A ideia de criação de um fórum econômico surgiu em 2023, durante os encontros das Invests (ou estruturas similares) dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Além do Paraná, integram o grupo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento será uma extensão do Smart City e contará com o apoio da Fira de Barcelona.

“A gente está unindo o bom momento, o espaço que está sendo discutido, o futuro das cidades, de como elas vão se tornar mais inteligentes e criando esse fórum econômico para atração de investimento com o apoio de todas as Invests, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná”, ressaltou Bekin.

Entre os principais temas que devem ser abordados na programação do fórum estão a segurança e cooperação em um mundo fragmentado, a criação de empregos verdes e crescimento sustentável, a inteligência artificial (IA) como motor da economia e estratégias para o clima, natureza e energia.

Leia Também:  Shows em Cascavel e Ponta Grossa abrem turnê do Coral Sanepar no Interior do Paraná

SMART CITY — Com cinco edições, o Smart City Expo Curitiba foi considerado em 2024 o maior evento de Smart Cities da América Latina e o segundo maior do mundo, de acordo com a organização. A feira reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. Em 2023, a capital do Paraná foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Awards, na categoria “Cidades”.

Em menos de um ano, Curitiba recebeu sete prêmios internacionais, o último entregue nesta segunda (04) pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes), com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Published

on

By

Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos, propõe um encontro especial: um laboratório artístico de esculturas. Atividade será realizada no dia 24 de abril, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu.

No laboratório “Esculpindo o Vazio”, o ponto de partida será o vazio, o silêncio e o papel em branco para criar e serão catalisadores da imaginação. A atividade será conduzida pela equipe do Educativo do MON e, juntos, poderão encarar esses espaços vazios como uma potência para abrigar uma infinidade de processos criativos, em especial dentro do campo das criações tridimensionais.

O PROGRAMA – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

Leia Também:  Shows em Cascavel e Ponta Grossa abrem turnê do Coral Sanepar no Interior do Paraná

A participação no programa APM é gratuita e pessoas com mais de 60 anos têm entrada livre no MON. Porém, é necessária a inscrição antecipada, que deve ser feita pelo formulário abaixo ou aqui. 

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:
Arte para Maiores Especial – “Esculpindo o Vazio”

Oficina:

Data: 24 de abril (quinta-feira)

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Link para inscrição: https://bit.ly/APMEspecialAbril2025

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA