POLÍTICA PR
Os 129 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão são celebrados na Assembleia Legislativa
Publicado em
5 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuA sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (05), reconheceu a importância das relações diplomáticas entre Brasil e Japão por 129 anos, decorrente do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação formalizado em Paris, no dia 5 de novembro de 1895, representando o marco inaugural das relações diplomáticas entre as duas nações.
A proposição é da segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP) que destacou ser “uma relação de amizade que não se limita a tratados ou acordos comerciais. São laços de respeito mútuo e de colaboração efetiva entre os nossos povos”. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil residem cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes de japoneses, constituindo a maior comunidade Nikkei fora do Japão, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com mais de 210 mil residentes brasileiros. A importância da dimensão humana para as relações bilaterais, em particular os intercâmbios em todas as esferas dão substância e impulsionam estas as relações diplomáticas, bem como constituem um elemento único de parceria estratégica e global.
Maria Victoria destacou a celebração em homenagem as relações diplomáticas entre Brasil e Japão. “Fazemos hoje esta sessão solene em respeito à cultura japonesa e por toda contribuição que os japoneses têm dado ao Brasil. Entregaremos menções honrosas para lideranças da descendência japonesa, pessoas que vêm contribuindo bastante com o desenvolvimento econômico, gastronômico, social, cultural e em tantas áreas que colaboraram para formar o povo paranaense. É uma homenagem em respeito, em consideração a essa amizade, a essa diplomacia e pela contribuição mútua entre os dois países”.
O deputado Fabio Oliveira (Podemos) relatou que tem “uma proximidade com o que a cultura japonesa representa. Tive a oportunidade de participar da Igreja Evangélica Holiness do Brasil e lá, tudo que eu imaginava, tudo que eu tinha de admiração pela cultura japonesa, eu pude perceber o porquê eu tinha esta admiração, desde a educação dos filhos, desde os princípios e valores, o respeito, a honra, enfim, diversos fatores que são iminentes à cultura japonesa”.
O suplente do deputado Marcel Micheletto (PL), que deve assumir o cargo a partir de 2025, Jairo Tamura disse que é “filho de imigrante japonês e a vida inicial de imigrante não foi fácil. Nesse tempo a gente aprende a conviver com os valores e com a cultura, e uma das coisas mais marcantes é a perseverança. Esses 129 anos de lutas e conquistas foram muito importantes para aos dois países, esse laço de irmandade faz com que tenhamos esperança de um mundo melhor”.
Durante o evento todos os presentes puderam apreciar a apresentação do grupo Wakaba Taikô de tambores japoneses, do Clube Nikkei Curitiba com a música Kodô “ Batidas do Coração” e a interpretação do cantor Yuichi Oshima da música Kampai.
Autoridades Nikkeis
O Cônsul Geral do Japão, Yasuhiro Mitsui ressaltou que atualmente “o Brasil é o melhor amigo que o Japão tem. Como um parente que mora muito longe. Como s nós tivéssemos relação de sangue. No Brasil me sinto em casa. Eu agradeço muito a celebração proposta pela deputada Maria Victoria. Sabemos que a comunidade Nikkei fez grande contribuição ao desenvolvimento do Brasil e do Paraná e temos grande honra e orgulho disso”.
Já o presidente da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Keiti Takayama comentou sobre a homenagem recebida na Assembleia e sobre as atividades da Associação Cultural Nipo-Brasileira. “Hoje a nossa Associação engloba múltiplas entidades que representam toda a comunidade Nikkei de Curitiba. Para nós é uma grande honra estar aqui na Assembleia recebendo esta Menção Honrosa e é uma grande honra também representarmos a comunidade”.
“A comunidade Nikkei hoje no Brasil é a maior população de descendentes fora de Japão e o Paraná é a segunda maior comunidade aqui no Brasil. Desde a imigração, nós ficamos sempre arraigados a nossa cultura e, através dos Matsuris, desses festivais, fomos difundindo essa cultura e fomos sendo acolhidos. Hoje em dia, muitos não-descendentes se interessam pela cultura japonesa, pela gastronomia, pela dança, as artes marciais. Nossa função é manter a nossa cultura entre nós e transmitir também para todos que desejarem conhecer e participar”, completou o presidente da Associação Nipo-Brasileira, Everson Takayama.
Homenageados
No evento foram homenageadas 36 instituições, abaixo nominadas, que colaboraram decisivamente na consolidação das relações diplomáticas entre os dois países e receberam diploma de menção honrosa com os dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição da deputada maria Victória, concede votos de congratulações, em comemoração aos 129 anos das Relações diplomáticas entre Brasil e Japão”.
– Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) que desenvolve atividades para preservação e difusão da tradição nipônica na capital.
– Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde que desenvolve manifestações esportivas e culturais japonesas.
– Associação Curitibana de Beisebol e Softbol (ACBS) para promover torneios de beisebol e atletismo.
– União dos Gakusseis de Curitiba (UCG), entidade que busca integrar os jovens com atividades que ajudam no crescimento pessoal e profissional.
– Igreja Evangélica Holiness do Brasil que atua nos Ministérios de Ação Social, Oração, Casais, Jovens, Karis Kids, Evangelismo e Missões.
– Associação Cultural e Esportiva Pinheiros, se destaca no incentivo à prática do beisebol.
– Seicho-No-Ie (Regional Paraná V), divulga o Movimento de Iluminação da Humanidade, que propaga a prática de gratidão à família e a Deus e o poder da palavra positiva.
– Igreja Tenrikyo de Curitiba, divulga o caminho para compartilhar a vida plena de alegria e felicidade com todos os seres humanos.
– Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (SGI), comunidade budista que se unem para propagar o maior propósito da humanidade que é a paz mundial.
– Associação Nishi Hongwanji de Curitiba, divulga o budismo onde o caminho para a paz permanente só é possível quando se transcende os conflitos, se superam as exclusões e há um empenho em viver todos juntos com o coração pleno.
– Círculo Católico Estrela da Manhã (CCEM), convida jovens para participarem de atividades culturais, esportivas e religiosas. Ao longo dos anos esta entidade tem sido sinônimo de família, amizade e fé.
– Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), atua para estreitar e consolidar as relações comerciais e econômicas entre os dois países.
– Casa do Estudante Nipo-Brasileiro (Cenibrac), oferece aos estudantes um grande aprendizado no gerenciamento administrativo e convívio social.
– Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX), presta serviço na divulgação de bolsas, exposições de calendários e parcerias com o Consulado do Japão.
– Escola Junshin de Curitiba, ensino de língua e cultura japonesa.
– Curso de Língua Japonesa de Curitiba, desenvolveu um método da língua nipônica moldado especialmente para estrangeiros, adaptando-o à realidade brasileira.
– Curso Bunkyô de Língua Japonesa, tem atuado como elo entre as culturas nipônica e brasileira, através do ensino da língua japonesa e demais atividades.
– Fukuoka Kenjinkai do Sul do Paraná, mantém as raízes, os costumes e as tradições através de reuniões, eventos, tanomoshis, bonenkais e intercâmbios.
– Curitiba Tênis Clube (CTC), incentiva a prática do esporte na comunidade. Promove o Torneio de Amizade Brasil-Japão, que reúne atletas de vários Estados.
– Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobô América do Sul, ensina o estilo ikenobô, considerado o mais antigo dos estilos de ikebana.
– Higashi Honganji Brasil, professa o budismo de Amida por meio do caminho encontrado pelo mestre Shinran, a Higashi Honganji para esclarecer e transmitir os verdadeiros ensinamentos da Terra Pura.
– Templo Nyorenji, iniciou suas atividades em Curitiba, em 1988, e se destaca por ter o maior número de fiéis não descendentes.
– Centro de Ensino da Língua Japonesa, mantém e fomenta o ensino da língua japonesa e as relações culturais e sociais entre as escolas de língua japonesa na Região Sul do Paraná.
– Instituto Cultural e Cientifico Brasil Japão (ICCBJ), busca contribuir no estreitamento das relações bilaterais, estabelecendo irmandades e instrumentos para a efetivação de interesses mútuos.
– Associação Park Golf de Curitiba, incentivo à prática do softbol e golfe.
– Konko-kyo no Paraná, grupo Yosakoi Soran e Wakaba Taikô.
– Associação Okinawa Kenjin de Curitiba, para manter e difundir a cultura okinawana.
– Ryukyu Koku Matsuri Daiko, preserva e difunde a cultura e as tradições okinawanas.
– Lar Santa Mãe Junshin, centro de cuidados diurnos cuja missão é trabalhar a espiritualidade católica de amor e serviços aos idosos que necessitam de acompanhamento em suas atividades diárias.
– Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba, cultura budista.
– Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná Júnior, aproxima os jovens através de palestras e eventos de empreendedorismo, networking e ações solidárias em comunidades carentes.
– Associação Paranaense de Bonsai, promove workshops, concursos e exposições de bonsais.
– Rede Nikkei do Paraná (REN), promove conexões e apoia iniciativas relevantes, como o Simpósio de Empoderamento às Mulheres Empreendedoras Nikkeis, realizado em parceria com a JICA.
– Consulado Geral do Japão em Curitiba, com jurisdição no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fornece informações sobre passaporte, viagem ao Japão, visto, certificado de elegibilidade, cultura japonesa, comunidade nipo-brasileira, bolsas de estudo, entre outras.
– Igreja Messiânica Mundial do Brasil, atividades de difusão do Johrei e dos ensinamentos de Meishu-Sama.
– Instituição Religiosa Perfect Liberty, organização religiosa baseada na verdade desvendada por “Oshieoyá”.
A mesa de autoridades foi composta pela segunda-secretária da Assembleia Legislativa, proponente e presidente da sessão solene, deputada Maria Victória (PP); pelos deputados Fábio Oliveira (Podemos), Márcio Pacheco (PP) e Jairo Tamura (PL); a ex-governadora Cida Borghetti; o secretário de Estado da indústria, Comércio e Serviços, deputado federal Ricardo Barros; o Cônsul Geral do Japão, Yasuhiro Mitsui; vereador de Curitiba Nori Seto; o presidente do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba, Roberto Yosida; o presidente da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Keiti Takayama; o ex-deputado estadual e ex-vereador, Rui Hara e pelo assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo
Published
16 horas agoon
8 de janeiro de 2025By
Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.
Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.
“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”
A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.
No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”
Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”
Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.
“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.
Fonte: ALPR PR
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Umuarama
PARANÁ
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram...
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial...
Universidades estaduais retomam atividades e alinham calendário com ano civil
As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) regularizam em 2025...
POLÍCIA
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Nesta quarta-feira (08), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior, coronel...
PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, 52 anos, pelo descumprimento de medida protetiva de urgência. A...
PCPR conclui inquérito e indicia homem por diversos furtos ocorridos no Sudoeste do Estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou, nesta quarta-feira (8), um homem, de 45 anos, por diversos furtos nas cidades...
ENTRETENIMENTO
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
O apresentador Cesar Tralli, de 54 de anos, compartilhou com seus seguidores uma foto ao lado de sua esposa, Ticiane Pinheiro,...
Durante passeio de barco, Grazi Massafera exibe shape trincado em Noronha: ‘Paraiso’
Grazi Massafera elegeu biquíni verde para passeio de barco em Noronha na tarde desta quarta-feira (8). A atriz está curtindo os...
Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, faz topless em praia: ‘Curtindo minhas férias’
Giulia Costa, de 24 anos, abriu seu álbum de férias, nesta terça-feira (7), e encantou os seguidores das redes sociais....
ESPORTES
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
O São Paulo começou sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, vencendo o Serra Branca (PB) por 2...
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
A Ponte Preta começou sua campanha na Copinha 2025 com uma vitória importante sobre o Cuiabá por 1 a 0,...
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Em sua estreia na Copinha Sicredi, o Corinthians, atual campeão do torneio, demonstrou força e competência ao vencer o Gazin...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
PARANÁ7 dias ago
Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano
-
POLÍTICA PR5 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista