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Deputado Professor Lemos (PT) critica proposta da SEED para fechamento de CEBEJAs

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Em pronunciamento na sessão plenária desta tarde (5), o deputado Professor Lemos (PT), líder do bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), denunciou mais um ataque do governo Ratinho Jr. à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o deputado, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) propôs o fechamento de CEBEJAs em municípios como Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Guaraniaçu, privando de estudantes da oportunidade de completar seus estudos.

Lemos destacou que a exclusão de jovens e adultos do sistema educacional tem sido uma constante nos últimos anos. Em 2019, havia 126 mil estudantes matriculados na EJA no Paraná, mas, devido ao fechamento de várias unidades, esse número despencou para aproximadamente 25 mil. “A redução na oferta educacional representa uma perda para a comunidade e especialmente para os trabalhadores que dependem do ensino noturno ou em horários alternativos para estudar”, disse.

A situação é particularmente grave em São José dos Pinhais, onde o fechamento de um colégio que há 27 anos atende a educação de jovens e adultos afetará cerca de 600 alunos, incluindo estudantes do ensino regular e da EJA. “Muitos desses estudantes trabalham e, sem a oferta educacional adequada, ficarão excluídos do sistema. Precisamos considerar também que a unidade atende alunos com deficiência e jovens em medidas socioeducativas, oferecendo um atendimento que outras escolas da região não podem garantir”, alertou.

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Por fim, Lemos pediu o apoio dos parlamentares para que o governo suspenda o fechamento de CEBEJAs e proteja o direito à educação de jovens e adultos em todo o Paraná. “Não é razoável que pessoas de fora da comunidade decidam o futuro desses estudantes, sem considerar suas necessidades e as especificidades locais”, defendeu o deputado.

Fonte: ALPR PR

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Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

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Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

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A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

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Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

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