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Agrinho do Paraná tem alcance e referência nacional, destaca deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

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O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 4, que o Programa Agrinho promovido pela Faep e que premiou 2,7 mil estudantes chegou na sua 29ª edição como o principal exemplo nacional de inclusão na educação se estendendo aos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará.

“O programa é uma referência em cidadania e sustentabilidade para os jovens, incentivando-os a serem protagonistas de um futuro melhor. É uma honra reforçar o compromisso com a agropecuária e com as novas gerações que estão transformando o Paraná”, destacou Romaneli ao participar da premiação do Agrinho junto com o vice-governador Darci Piana (PSD) e com o presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Eduardo Meneguette

Romanelli destaca ainda que todos os anos, o programa mobiliza 800 mil alunos e mais de 50 mil professores da educação infantil ao ensino fundamental, além da educação especial. “As temáticas são sempre atuais como a integração, inclusão e sustentabilidade, o Agrinho estimula o desenvolvimento de projetos regionais que impactam tanto o campo quanto a cidade”, disse Zeca Dirceu durante a premiação que reuniu mais de quatro mil pessoas no Expotrade em Pinhais.

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Cambará

“É inspirador ver as crianças se tornarem protagonistas do seu próprio futuro, preparando-se para construir um Paraná mais forte e sustentável”, completou o deputado que parabenizou ainda a cidade de Cambará, no Norte Pioneiro, que ficou em terceiro lugar na categoria “município Agrinho”.

“Meus cumprimentos a todos que contribuíram para esta conquista, ao prefeito Neto Haggi (MDB), à secretária de Educação, Francielle Duarte, e em especial à professora Ana Paula Spada, que apresentou o trabalho premiado. Parabéns também à professora Juliete Gomes Póss, da Escola Municipal Caetano Vezozzo, que concorreu na categoria Experiência Pedagógica e foi premiada com um automóvel.

Juliete destacou a importância da integração entre os setores da economia nos meios rural e urbano e focou seu trabalho na cadeia produtiva do milho com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Filha de pais analfabetos e trabalhadores rurais, a professora é doutoranda da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

Participação

Pelo programa, os materiais didáticos próprios são distribuídos às escolas que trabalham com os princípios da colaboração, interdisciplinaridade, transversalidade e pesquisa.“É um trabalho desenvolvido com escolas municipais e estaduais, colégios agrícolas, Apaes. Um programa que mostra a importância do agronegócio, a preocupação com o meio ambiente e ensinando na base, às nossas crianças e jovens, a valorização que eles devem ter a isso”, disse Meneguette.

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A 29ª edição teve o maior número de inscritos da história. Foram mais de 1,3 milhão de participantes em 17 categorias. O Concurso Agrinho teve 658,1 mil alunos inscritos, e a categoria Redação Paraná somou mais de 551,6 mil participações. No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes.

(com informações da Agência Estadual de Notícias e da Faep)

Fonte: ALPR PR

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Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

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Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

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A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

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Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

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