NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Avança na Assembleia projeto que cria a Semana Estadual dos Porcos Crioulos

Publicado em

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão desta segunda-feira, 04, um projeto de lei de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que institui no calendário de eventos do Paraná a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, que deverá acontecer toda terceira semana do mês de maio. A proposição passará por novas votações nas próximas semanas.

“O propósito é dar visibilidade à criação das raças crioulas no nosso Estado. É uma criação raiz. Os animais ficam ao ar livre, sem confinamento. Isso faz uma enorme diferença na qualidade da carne”, destaca o deputado. Ele, ressalta ainda que a iniciativa valoriza o trabalho de produtores e pesquisadores que trabalham no resgate de raças crioulas. “Esta é a primeira lei que elaboramos para resgatar de forma estruturada a produção de porcos crioulos no Paraná”.

Segundo Romanelli, o Legislativo também analisa outro projeto de lei da sua autoria, que propõe transformar o Porco Moura em patrimônio histórico, cultural e genético do Paraná. “Porcos da raça Moura foram fundamentais no nosso Estado, mas com a aceleração da agroindústria, perdeu espaço. Hoje, há dezenas de criadores e pesquisadores envolvidos no resgate da raça”, observa Romanelli.

Leia Também:  Assembleia aprova título de utilidade pública para o Instituto de Arte e Cultura de Maringá

Ele explica que a legislação dará suporte ao processo de recuperação e preservação da espécie, “para que possamos manter a pureza genética da raça, com a devida segurança sanitária”. “A carne do Porco Moura não existe em nenhum lugar do mundo”, informa o deputado. “Além de preservar a raça, queremos estimular o mercado, levar mais renda para o campo, seja na agregação de valor à produção da agricultura familiar ou para incentivar uma criação em maior escala”.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca a importância da desburocratização para o setor industrial no Paraná

Published

on

By

O deputado estadual e Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Fernando Guerra (União), destacou a importância da desburocratização nos processos do setor industrial no Paraná durante a lançamento da Agenda Legislativa da Indústria – 2025, promovido pela FIEP, na última terça-feira (15).

“A indústria paranaense é uma das grandes responsáveis por manter o nosso estado em movimento. Não estamos falando apenas de máquinas, investimentos e grandes estruturas. Estamos falando de emprego, dignidade e oportunidade para milhares de famílias. E é por isso que o poder público precisa ser um aliado da indústria e jamais um obstáculo”, destacou o deputado quando se referiu aos grandes resultados que o Paraná vem alcançando.

A produção industrial do Paraná fechou 2024 com crescimento de 4,2% de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O desempenho foi superior à média nacional registrada pelo instituto, que foi de aumento de 3,1%.

Leia Também:  Assembleia aprova título de utilidade pública para o Instituto de Arte e Cultura de Maringá

O Estado ainda teve o segundo melhor desempenho do Sul do Brasil, atrás de Santa Catarina (7,7%) e à frente do Rio Grande do Sul (0,6%). Em relação aos demais estados brasileiros, o resultado da indústria paranaense foi melhor do que os principais polos industriais do Brasil.

Durante o evento, Guerra destacou as conquistas e frisou sobre a importância de facilitar os processos pensando no futuro saudável para o setor. “Em tempos de burocracia excessiva, de tributações confusas e insegurança jurídica, é nosso dever trabalhar para destravar o caminho de quem produz, de quem investe, de quem emprega. Eu sempre digo que o desenvolvimento sustentável do Paraná depende de um tripé claro: infraestrutura, qualificação e desburocratização”, afirmou.

De acordo com o deputado, o Poder Legislativo tem um papel fundamental nesse processo. “Não é função do Estado atrapalhar. É função do Estado organizar, facilitar, proteger quem produz e garantir que as regras do jogo sejam justas para todos. Somos parceiros da indústria, como sempre fomos, mas com um novo olhar: o de quem entende que desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com estabilidade, com visão de longo prazo e com a escuta ativa de quem vive a realidade do setor”, destacou.

Leia Também:  Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa segue para sanção

Luiz Fernando Guerra comenta ainda sobre a vocação do estado e sua gente que sabe trabalhar e olhar para o futuro. “A política que eu acredito é feita com base no que funciona. E o que funciona é simples: infraestrutura que conecta, qualificação que prepara e desburocratização que liberta. Esse é o caminho”, destacou ele.

O evento marcou o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, iniciativa da FIEP que apresenta e destaca propostas legislativas com potencial de fortalecer e impulsionar o setor industrial no Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA