POLÍTICA PR
Aprovado projeto para instituir de maneira definitiva a gratuidade ou desconto para idosos no transporte intermunicipal
Publicado em
4 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuOs deputados estaduais provaram uma medida para instituir de maneira definitiva a gratuidade ou desconto de 50% para pessoas idosas na aquisição de passagens de transporte rodoviário intermunicipal. A iniciativa foi votada na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (4). O texto também prevê a criação da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+, que terá que ser usada para utilização no programa.
O projeto de lei 480/2024, do Poder Executivo, passou em primeira discussão e revoga a Lei estadual nº 21.685/2023, que versava sobre o mesmo tema, mas que nunca chegou a ser implementada porque foi alvo de questionamentos judiciais. O governo explica que elaborou novos estudos técnicos nos últimos meses corrigindo dúvidas em relação à venda e ao agendamento de assentos gratuitos, esclarecendo as questões que ficaram pendentes para a concessão do benefício.
Segundo a nova proposta, o usuário tem até três horas antes do início da viagem para solicitar o benefício. As empresas prestadoras de serviços deverão reservar dois assentos para uso gratuito e dois assentos para venda com desconto de 50% sobre o valor total da passagem. A adesão será por ordem de chegada. Ultrapassado este tempo, os assentos reservados poderão ser disponibilizados à venda. Em casos de sobra de assentos por falta de demanda, as empresas poderão oferecer o desconto previsto na lei para além das vagas exigidas.
O texto também prevê a possibilidade de solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno no mesmo ato do agendamento gratuito ou da compra com desconto da viagem de ida. Além disso, as empresas prestadoras de serviços deverão adaptar seus sistemas de venda de passagem on-line.
Para ter acesso ao direito, os paranaenses deverão ter idade igual ou superior a 65 anos, renda mensal igual ou inferior a dois salários-mínimos nacionais, inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+.
Mais projetos
Também em primeiro turno foi aprovado o projeto de lei 445/2023, do deputado Marcel Micheletto (PL), que denomina Helmuth Priesnitz o Colégio Agrícola Estadual do Município de Toledo (Centro de Estudos e Desenvolvimento Agropecuário. O homenageado ingressou na vida política no então distrito de General Cândido Rondon, que se emancipou em outubro de 1961. Helmuth foi o vereador mais votado nas duas primeiras eleições, sendo escolhido como presidente do Legislativo municipal em ambas as gestões. Em Toledo, foi candidato a vereador e também um dos fundadores do MDB.
Aprovado, ainda, o projeto de lei 387/2024, que cria a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de maio. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. A proposta é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) com o objetivo de promover, informar e difundir sobre a criação tradicional, padrões genéticos, bem como comercialização de porcos de raças crioulas, entre outras.
A semana escolhida está em consonância com a International Heritage Breeds Week que é realizada globalmente na terceira semana de maio, pela organização The Livestock Conservancy, que trabalha pela conservação de raças nativas e crioulas.
O projeto cita que os Porcos Crioulos são as raças genuinamente brasileiras, desenvolvidas e mantidas através das gerações nos sistemas tradicionais de criação, e possuem um papel estratégico para os pequenos agricultores e agricultores familiares.
Sistema Estadual de Aviação
A criação do Sistema Estadual de Aviação (SEA) avançou em segunda discussão. Encaminhado pelo governo, o projeto de lei 527/2024 define que entre as atribuições do órgão estão gerenciar, integrar, planejar, coordenar e executar as operações aéreas no Estado do Paraná. Atualmente, estas são realizadas de forma descentralizada pelas Unidades Aéreas Públicas (UAPs). O texto recebeu 33 votos favoráveis e 5 contrários.
Uma emenda ao texto assinada pela da Oposição foi rejeitada por 32 a 8 votos. A alteração suprimia o art. 5º que prevê a criação de oito cargos comissionados no âmbito da Casa Civil para suporte de Superintendências vinculadas ao órgão. Segundo a justificativa, “tais cargos não estão vinculados com as finalidades do Sistema Estadual de Aviação, que é o objeto do projeto”.
Retirados
O Programa Regulariza Paraná, definido no projeto 916/2023, do Poder Executivo e voltado à regularização fundiária das ocupações de imóveis urbanos de domínio do Estado, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Mesmo caso do projeto de lei 344/2024, também do governo. O texto altera a Lei n° 6.174/1970, que estabelece o regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do Estado do Paraná, permitindo o fracionando das férias dos servidores.
Sanção
Aprovada em segundo turno e com dispensa de redação final, segue para sanção ou veto governamental uma série de projetos de concessão do título de utilidade pública. São eles: do deputado Delegado Jacovós (PL) (PL 553/2024), à Associação Passantes e Pensantes, de Maringá; do deputado Tiago Amaral (PSD) (PL 560/2024), ao Grupo de Radioamadores Voluntários da Defesa Civil de Londrina (GRVDCL); do deputado Alexandre Amaro (REP) (PL 579/2024), ao Centro de Treinamento e Recreação Shackugan, de Piraquara; do deputado Goura (PDT) (PL 582/2024), à Associação Sustentaris, de Curitiba; do deputado Alexandre Curi (PSD) (PL 596/2024), à Associação Metodista de Assistência Social, de Cornélio Procópio; do deputado Soldado Adriano José (PP) (603/2024), ao Instituto Rema Londrina, com sede naquele município; e do deputado Professor Lemos (PT) (614/2024) à Associação dos Cadeirantes e Portadores de Necessidades Especiais de Capitão Leônidas Marques (ACPNE), naquele município.
Já o projeto de lei 358/2024, de autoria do deputado Delegado Jacovós (PL), que denomina Doutor Gustavo Dante da Silva a 17ª subdivisão policial de Apucarana, também segue para sanção após passar por redação final.
Transmissão
Os deputados voltam a se reunir nesta terça-feira (5) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo
Published
17 horas agoon
8 de janeiro de 2025By
Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.
Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.
“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”
A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.
No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”
Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”
Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.
“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.
Fonte: ALPR PR
Operação Verão: Ação da PMPR resulta na apreensão de 30kg de maconha e na prisão de traficantes em Paranaguá
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
PARANÁ
Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais
Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram...
De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial...
Universidades estaduais retomam atividades e alinham calendário com ano civil
As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) regularizam em 2025...
POLÍCIA
Operação Verão: Ação da PMPR resulta na apreensão de 30kg de maconha e na prisão de traficantes em Paranaguá
No âmbito da Operação Verão 2024/2025, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), com base em apontamentos do setor de inteligência,...
Comandante-Geral da PMPR realiza visitas para avaliar Operações do Verão Maior Paraná Seguro
Nesta quarta-feira (08), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior, coronel...
PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, 52 anos, pelo descumprimento de medida protetiva de urgência. A...
ENTRETENIMENTO
Cesar Tralli exibe clique romântico com Ticiane Pinheiro e se declara: ‘Felicidade’
O apresentador Cesar Tralli, de 54 de anos, compartilhou com seus seguidores uma foto ao lado de sua esposa, Ticiane Pinheiro,...
Durante passeio de barco, Grazi Massafera exibe shape trincado em Noronha: ‘Paraiso’
Grazi Massafera elegeu biquíni verde para passeio de barco em Noronha na tarde desta quarta-feira (8). A atriz está curtindo os...
Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, faz topless em praia: ‘Curtindo minhas férias’
Giulia Costa, de 24 anos, abriu seu álbum de férias, nesta terça-feira (7), e encantou os seguidores das redes sociais....
ESPORTES
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
O São Paulo começou sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, vencendo o Serra Branca (PB) por 2...
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
A Ponte Preta começou sua campanha na Copinha 2025 com uma vitória importante sobre o Cuiabá por 1 a 0,...
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Em sua estreia na Copinha Sicredi, o Corinthians, atual campeão do torneio, demonstrou força e competência ao vencer o Gazin...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
PARANÁ7 dias ago
Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano
-
POLÍTICA PR5 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista