NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Nilson Müller, criador das figurinhas do Zequinha, participa do Grande Expediente em apoio ao Programa Tampinha Paraná

Publicado em

No Grande Expediente da Sessão Plenária desta segunda-feira, 04, o artista plástico, ilustrador, escultor e cenógrafo, Nilson Waldir Müller, apresentou o seu personagem Zequinha ao Tampinha, símbolo do Programa Tampinha Paraná. A campanha é desenvolvida pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná, presidido por Rose Traiano, e visa incentivar a coleta de tampinhas de plástico promovendo a solidariedade e a sustentabilidade.

A proposição foi do presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traino (PSD) que destacou o encontro dos personagens Zequinha e Tampinha. “É muito prazeroso promover esse encontro que em uma parceria com a Secretaria de Cultura do Paraná também encampa esta ideia. Esta interação entre os mascotes, é para impulsionar o programa Tampinha Paraná. É um programa que não tem custo algum para a Assembleia Legislativa, pelo contrário, é relevante, promove o Poder Legislativo e tem a adesão de escolas e organizações que colaboram com atendimento aos idosos e promovem a sustentabilidade”.

A presidente do pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano disse que esse encontro de personagens é para dar mais força para o projeto da Assembleia. É sempre bem-vindo esse tipo de iniciativa, esse tipo de parceria. Estamos bem felizes com essa amizade, principalmente porque essa ação depende muito das crianças para dar certo. Então, com esses dois personagens icônicos aqui, com certeza nós vamos ganhar muita força”.

Representando a Secretaria Cultura do Estado do Paraná, através da Secretaria Luciana Casagrande Pereira, o diretor do Museu Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal, destacou o encontro promovido dos personagens em favor da Campanha Tampinha Paraná. “Nós tínhamos que unir esses dois ícones, o Zequinha, que é um personagem icônico, e agora o Tampinha junto, o que vai sair disso? Muita arte, muita cultura, preservação, meio ambiente. Esse lado social também é bacana de juntar as tampinhas e poder ajudar o próximo”.

Leia Também:  Não sabe o que fazer para ter um estilo de vida saudável? Aprenda no programa Assembleia Entrevista

O artista

Nilson Waldir Müller foi o responsável pelas figurinhas do personagem icônico da cultura paranaense, originalmente criado em 1928, para a campanha do ICMS estadual em 1979. Ele foi também o criador do personagem curitibano de histórias em quadrinhos “O Gralha” e o primeiro cenógrafo de televisão do Paraná. Nascido em Curitiba em 1941, Nilson Müller começou a desenhar ainda criança copiando revistas em quadrinhos. Aos doze anos de idade conheceu Guido Viaro no centro juvenil de Artes Plásticas e foi convidado a cursar a Faculdade de Belas Artes.

Adolescente, recebeu orientação de Thorsten Andersen e teve uma de suas pinturas ilustrando o salão dos novos, na Biblioteca Pública do Paraná. Aos 16 anos profissionalizou-se, sendo o primeiro cenógrafo de televisão no Paraná. Atualmente, é ilustrador de publicidade e editorial, além de manter a carreira de artista plástico. A grande paixão de sua vida são as histórias em quadrinhos realizadas em trabalhos universitários. Na Gibiteca de Curitiba promove cursos e lá tem uma ala com seu nome.

Recebeu prêmios em pintura no Salão Paranaense, Salão dos Novos da Biblioteca Pública do Estado do Paraná, e Salão do Santa Mônica Clube de Campo. Ganhou o Prêmio Qualidade Brasil em ilustrações para o livro KO IVY De Ricardo Rodrigues.

Após o Grande Expediente, Nilson Müller manifestou sua felicidade em participar do encontro dos personagens e de participar da campanha Tampinha Paraná. “Nós viemos de charrete com o Zequinha lá do Museu Alfredo Andersen até a Assembleia Legislativa onde aconteceu o encontro com o Tampinha. A intenção do Museu, foi o de criar um ato simbólico de pertencimento ao ato de juntar tampinhas, e por isso, resolveu juntar os personagens para se tornarem amigos. Assim, o personagem Zequinha veio hoje na Assembleia conhecer o personagem Tampinha para somar forças. A Assembleia é um espaço icônico do Paraná, porque é aqui se decide tudo e campanhas como essa só colaboram com o nosso estado, e a alegria de participar de um programa como esse de coletar tampinhas, para ajudar as pessoas que precisam. Não custa nada para ninguém, você abre um refrigerante, um litro de leite e geralmente joga a tampinha fora. Eu achei ótimo o Zequinha ser convidado para fazer parte desta iniciativa”.

Leia Também:  Deputado Ney Leprevost (União) protocola projeto que garante direitos de pessoas com diabetes

A Campanha

A campanha de arrecadação de tampinha plásticas foi lançada no ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas para serem destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações, adesões e doações, tanto que a campanha ganhou corpo e virou lei estadual.

A Lei estadual nº 21.697/2023, de autoria dos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e da deputada Maria Victoria (PP), foi idealizada pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia e tem por objetivo unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis. As tampinhas depois de arrecadadas são comercializadas com empresas especializadas em reciclagem e o material coletado se torna recurso financeiro destinado às entidades.

O que descartar

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. Na Assembleia, há coletores de arrecadação espalhados para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Published

on

By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.

Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.

Premiação

Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.

O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.

Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).

Inclusão

O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.

Leia Também:  Na última sessão plenária do ano, parlamentares parabenizam e reconhecem o trabalho do presidente Ademar Traiano (PSD)

E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.

Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.

Sessão plenária

Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.

O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.

Leia Também:  Adapar é fundamental para garantir a produção do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.

Segundo turno

Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.

Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.

Redação final

Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.

Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.

Transmissão

A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA