NOVA AURORA

PARANÁ

CIG-PR lança segunda edição do boletim sobre investimentos do Governo do Estado

Publicado em

O Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR), vinculado à Casa Civil do Governo do Estado, lançou mais um boletim Investimentos em Foco. Criado pelo Escritório de Investimentos, integrante do projeto CIG, o material busca fortalecer a transparência e a eficácia dos investimentos feitos pelo Governo do Paraná. O documento está disponível no site da Casa Civil.

O Investimento em Foco mostra que o Paraná é o segundo estado com o menor tempo de abertura de empresa. Em setembro de 2024, o tempo médio foi de 9 horas e 57 minutos, enquanto a média nacional é de 24 horas. Em agosto de 2024, foram abertas 26.260 empresas no Estado, 41 a mais do que em agosto de 2023, segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). 

Além disso, entre outros indicadores, o boletim destaca que o rendimento mensal médio real das pessoas ocupadas no Paraná aumentou 6,60%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes. O rendimento das mulheres cresceu ainda mais, com um aumento de 9,07%, acima da média nacional, de 5,60%.

Leia Também:  Páginas virtuais dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação já estão no ar

O Investimentos em Foco apresenta as principais ações e investimentos do Governo do Paraná, fornecendo dados atualizados sobre a economia do Estado e transparência nos investimentos públicos. Também trata de temas relevantes, como questões sociais e de sustentabilidade. Por exemplo, o programa de controle de cheias, na área ambiental, que inclui planos, projetos e obras para minimizar os impactos das inundações em diversas regiões.

CIG-PR – O Centro Integrado de Gestão e Governança é uma iniciativa da Casa Civil, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Ele tem como objetivo desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, visando a eficiência e a transparência nas ações do Governo do Estado.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa

Published

on

By

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná estreia em maio o projeto “MAC de Portas Abertas”, uma iniciativa do Setor Educativo que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a proporem atividades educativas, artísticas ou de pesquisa para serem desenvolvidas no espaço da instituição.

A primeira ação do projeto será o curso “A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii”, ministrado pela pesquisadora e artista visual Simonia Fukue Nakagawa. Voltado a pessoas a partir de 16 anos interessadas em arte, cultura japonesa e estética contemporânea, o curso está com inscrições abertas AQUI e tem vagas limitadas.

Os encontros serão às quintas-feiras de maio, das 14h às 16h, no MAC Paraná. Ao longo das quatro aulas, o público será convidado a explorar a arte contemporânea do Japão a partir de influências históricas, filosóficas e culturais, com ênfase nas estéticas Basara (excentricidade) e Kawaii (fofura subversiva). O curso propõe uma imersão crítica e sensível sobre o impacto dessas expressões na arte, moda, design e cultura pop japonesa.

Programação dos módulos:

Leia Também:  Cohapar entrega novo residencial que atende 128 famílias em Londrina

08/05 – Módulo 1: Introdução à Arte Contemporânea Japonesa

Da arte tradicional à contemporaneidade

Movimentos artísticos e influências culturais

O impacto da globalização na arte japonesa

15/05 – Módulo 2: Estética Basara – Excentricidade

Origens e manifestações visuais e performáticas

Artistas e designers influenciados pelo Basara

Do Kabuki ao street fashion

22/05 – Módulo 3: Estética Kawaii – A Subversão

História e conceito do Kawaii

Moda, design gráfico e arte contemporânea

Identidade, gênero e crítica social

29/05 – Módulo 4: Arte Contemporânea Japonesa e o Cenário Global

Artistas contemporâneos e suas contribuições

Diálogos entre tradição e modernidade

A influência global da cultura pop japonesa

SOBRE A MINISTRANTE – Simonia Fukue Nakagawa é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especialista em História da Arte e Comunicação Audiovisual, com pesquisas voltadas à arte japonesa, cultura pop, mangá, jogos digitais e artes visuais. Seu trabalho transita entre a prática artística e a pesquisa teórica.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Leia Também:  Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne lideranças e acadêmicos

MAC DE PORTAS ABERTAS – O “MAC de Portas Abertas” é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade. É possível enviar uma proposta de atividade por meio deste link.

Serviço:

MAC de Portas Abertas | A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii

Ministrante: Simonia Fukue Nakagawa

Data: quintas-feiras de maio, das 14h às 16h

Local: MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Sala 08

Atividade gratuita com limite de 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

Inscrições AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA