PARANÁ
Integração educação e campo: programa Agrinho premia 2,6 mil estudantes paranaenses
Publicado em
4 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O programa Agrinho, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e que conta com a parceria do Governo do Estado, chegou à 29ª edição premiando quase 2,6 mil estudantes paranaenses e promovendo a integração da educação ao trabalho no campo. O vice-governador Darci Piana participou nesta segunda-feira (4) da cerimônia de premiação, que reuniu cerca de 4 mil pessoas no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O programa reúne as redes pública e privada e é levado às salas de aula em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e com outras entidades e apoiadores. Os materiais didáticos próprios são distribuídos gratuitamente às escolas, dentro de uma proposta pedagógica que trabalha com os princípios da colaboração, interdisciplinaridade, transversalidade e pesquisa.
Para o vice-governador, o programa é um incentivo às novas gerações para que o Paraná se mantenha como uma grande potência do agronegócio. “Eu sou fã desse programa desde o início, porque ele incentiva as boas práticas aos jovens. É mais difícil mudar o as pessoas mais velhas, que descartam as embalagens de agrotóxico de qualquer jeito, mas dá para mudar os filhos que vão tocar aquela propriedade mais para frente”, afirmou.
“São iniciativas como esse que ajudam o Paraná a ser um grande produtor de alimentos ao mesmo tempo que é referência mundial em sustentabilidade, o Estado mais sustentável do Brasil”, ressaltou Piana. “É um programa fantástico, do qual somos parceiros por meio das secretarias da Educação e da Agricultura, entre tantas outras”.
O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, explicou que a iniciativa paranaense já ultrapassou divisas e foi levada para outros estados, como Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará. “É um trabalho desenvolvido com escolas municipais e estaduais, colégios agrícolas, Apaes, temos parceria com o governo estadual. Um projeto que mostra a importância do agronegócio, a preocupação com o meio ambiente e ensinando na base, às nossas crianças e jovens, a valorização que eles devem ter a isso”, disse.
“Com o Agrinho, conseguimos tratar com as futuras gerações sobre a agropecuária, que é a principal atividade econômica do nosso Estado. O Paraná pratica a melhor agricultura do País, é o estado mais sustentável e é sempre muito importante tratar disso com a sociedade, principalmente com os jovens”, destacou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance. “Gostaríamos de ter mais jovens na agricultura, porque isso significa mais acesso à inovação, mais modernidade e vida digna no campo. E esta é a oportunidade de discutir isso com uma parte importante da sociedade. Estamos plantando o futuro do nosso Estado, da nossa sociedade e da nossa agricultura”.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, salientou que o programa é um incentivo aos estudantes paranaenses, que podem aproveitar o concurso para colocar em prática o que aprendem em sala de aula, inclusive em disciplinas como Robótica e Programação. “É o maior programa do Brasil que promove a integração entre agricultura e educação, em que os estudantes produzem trabalhos envolvendo também a sustentabilidade. Por isso o Paraná é hoje o estado mais sustentável e com a melhor educação do Brasil, porque trabalha desde cedo com iniciativas como esta”, disse.
CONCURSO – Com o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, esta edição teve o maior número de inscritos da história. Foram mais de 1,3 milhão de participantes em 17 categorias. O Concurso Agrinho teve 658,1 mil alunos inscritos, e a categoria Redação Paraná somou mais de 551,6 mil participações. No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes.
Entre os finalistas, está a equipe do Colégio Estadual Agrícola Getúlio Vargas, de Palmeira, que desenvolveu um sistema de robótica para alimentar animais a distância. “Nosso projeto foi de AgroRobótica. Desenvolvemos um comedor automático para colocar em fazendas, para possibilitar que o produtor possa sair em viagens e não ficar se preocupando em alimentar os animais, podendo manejar do próprio celular”, contou Flavia Spricigo, de 15 anos, estudante do 1.º ano do curso técnico.
Filha de produtores rurais, ela tem aulas de robótica na própria escola e tem uma boa perspectiva de aplicação da tecnologia no campo. “A minha ideia é continuar trabalhando no campo, na parte de agronomia ou zootecnia, seja na propriedade dos meus pais ou na minha própria”, afirmou. “É ótimo aprender todas essas coisas na escola porque, querendo ou não, mexer com trator é uma grande tecnologia, na atividade leiteria também é muito aplicada. Então já temos essa base tecnológica”.
Professora de Projeto Integradores e orientadora da equipe, Carolina Baptista destaca a importância de contar com aulas como as de robótica na escola. “Participamos com dois projetos no prêmio, um deles ficou entre os quatro melhores do Estado. É um passo bem legal para as alunas, todas elas filhas de produtores rurais e que ainda estão no 1.º ano do curso técnico. É um passo bem importante”, destacou.
Luane de Oliveira, de 16 anos, estudante do 2º ano do Técnico em Administração no Colégio Estadual João Maria de Barros, de Campina Grande do Sul, foi finalista no concurso de redação. “Eu sempre gostei de ler e de escrever, sempre pratiquei muito e agora tenho muita facilidade, é algo que flui. Na minha redação falei sobre os pontos positivos e negativos no uso de drone, apontando o que poderia ser melhorado nessa tecnologia”, contou. “Fiquei muito emocionada quando descobri que seria premiada, chorei junto com a minha professora, que foi uma grande incentivadora”.
Além das categorias tradicionais, o evento também premia os vencedores das modalidades Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica. Os condecorados receberam prêmios como smartphones, tablets, chromebooks, notebooks e projetores multimídia, além dos três carros entregues às vencedoras da categoria Experiência Pedagógica.
PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade os secretários estaduais da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e do Turismo, Marcio Nunes; o presidente da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; da Ocepar, José Roberto Ricken; e da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alberto Emiliano Neto; o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; o senador Sergio Moro; os deputados federais Tião Medeiros e Sergio Souza; os deputados estaduais Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli, Maria Victória, Pedro Paulo Bazana, Fábio Oliveira, Anibelli Neto e Luís Corti; e o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul), Orlando Pessuti.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara
Published
13 horas agoon
9 de abril de 2025By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.
A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).
A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.
A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.
“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.
“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.
“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.
SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.
Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.
Fonte: Governo PR

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