NOVA AURORA

PARANÁ

Entre as mais inteligentes do mundo, Curitiba e Assaí recebem troféu em Barcelona

Publicado em

As cidades de Curitiba e Assaí receberam em Barcelona, na Espanha, neste domingo (3), o troféu das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Em junho, as duas cidades entraram no ranking TOP7, que inclui além dos municípios paranaenses, as cidades de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).

As cidades concorrem ao título de Comunidade Mais Inteligente do Ano, que será anunciada na noite desta segunda-feira (4) no evento ICF Global Summit 2024, que também acontece em Barcelona.

A premiação acontece anualmente pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes e reconhece os esforços de cidades, estados e regiões do planeta que têm comprometimento em usar a inovação e as tecnologias digitais para melhorar a vida da população.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, comentou sobre o investimento dos municípios e do Estado na cultura de inovação. “É uma grande honra ter duas cidades paranaenses entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo em uma premiação tão renomada. Esse prêmio reafirma o intenso trabalho que tem sido realizado em todo o Paraná, não só na Capital, como também no Interior”, disse.

Leia Também:  Artistas fazem grafitagem em muro de reservatórios da Sanepar em Colombo

Curitiba se classificou na lista dos TOP7 pelo quarto ano consecutivo, sendo a pioneira entre as cidades da América do Sul. Em 2023 também foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo pelo Smart City Award.

Para o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, o prêmio mostra a evolução, consistência e objetividade de Curitiba no âmbito da inovação. “Estive mais uma vez ao lado dos prefeitos finalistas, com muito orgulho. Nossos esforços para usar a inovação na transformação social elevaram a cidade a um patamar internacional de reconhecimento dos resultados positivos”, declarou.

Já Assaí, município do Norte Pioneiro que tem 13.797 habitantes, segundo o Censo do IBGE, aparece pela primeira vez no ranking das sete comunidades mais inteligentes da IFC. “É um orgulho muito grande ter uma cidade pequena do interior sendo reconhecida como uma das comunidades mais inteligentes do mundo. Assaí tem investido muito na educação dos nossos jovens, desde a pré-escola até o início das carreiras para fortalecer a cultura da inovação e dar mais oportunidades e qualidade de vida para todos. Estamos torcendo para que o prêmio da comunidade mais inteligente do ano venha para o Paraná”, comemorou o prefeito Tuti Bomtempo.

Leia Também:  Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Estado mobiliza prefeituras em torno da Lei Paulo Gustavo e lança Observatório da Cultura

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA