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Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços

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Ao completar sete décadas de atuação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) acompanha o crescimento do Paraná, levando energia para indústrias, comércios, residências e propriedades rurais. A empresa, que nasceu no começo da década de 1950, quando o Estado tinha aproximadamente dois milhões de habitantes, hoje garante infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para uma população de mais de 11,5 milhões de pessoas e atua fortemente para impulsionar o crescimento de destaque na atividade econômica paranaense. Para dar este suporte de qualidade, a Copel investe permanentemente em novas tecnologias e digitalização dos seus serviços.

Ao todo, a Copel tem 5,2 milhões de ligações de energia cada vez mais digitalizadas, seja na interface de interação com o cliente, seja na operação das redes elétricas. A companhia tem 100% das subestações automatizadas e 9 mil pontos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição. A partir de 2021, a tecnologia da informação começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta quase um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

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Na área de atendimento ao cliente, mais de 2 milhões de unidades consumidoras já optam por receber a conta de luz por meio digital, e 1,7 milhão utilizam o aplicativo da Copel para celulares. A digitalização ainda favorece a transparência e o acesso a informações e serviços. A página da Copel na internet recebeu este ano a visita de 23 milhões de usuários ativos.

Estes números são fruto da atenção da empresa à crescente demanda por facilidade na hora de solicitar atendimentos. Nos últimos anos a concessionária aprimorou seus canais digitais, como o aplicativo, o portal na internet e o atendimento via WhatsApp. A abertura de possibilidade de pagamento das contas de luz via pix e cartão de crédito é outra iniciativa que busca dar mais flexibilidade à interação com o cliente.

Em 2023, mais um passo foi dado em direção à modernização do atendimento, com a contratação de um novo sistema para a gestão das informações baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. Para o consumidor final, isto trará maior praticidade na hora de gerenciar múltiplas contas, e mais agilidade na identificação das informações pela Copel.  

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O diretor-geral de Distribuição da Copel, Marco Antônio Villela, ressalta que os investimentos em tecnologia foram essenciais para esse avanço. “Nosso foco é oferecer uma experiência de atendimento que combine qualidade, rapidez e segurança. Os canais digitais garantem essa entrega e estão rapidamente transformando a experiência do cliente”, afirma.

CANAIS TRADICIONAIS – A modernização, no entanto, não exclui a importância dos canais tradicionais. As lojas físicas da Copel e o atendimento telefônico continuam em operação, oferecendo suporte para os consumidores que preferem ou precisam desses serviços, garantindo soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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