NOVA AURORA

PARANÁ

Rádio Educativa FM é finalista do Prêmio SomosCoop 2024 com série sobre cooperativismo

Publicado em

A Rádio Educativa FM está entre os finalistas da 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, um dos mais importantes prêmios de reconhecimento do cooperativismo brasileiro. A série de reportagens “Cooperar nos torna grandes”, dos jornalistas Elaine Nunes e Miguel Manasses, conquistou uma vaga na final na categoria Radiojornalismo, que celebra trabalhos de mídia que promovem os valores e os impactos do cooperativismo no país.

O Prêmio SomosCoop é uma iniciativa do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras e é realizado a cada dois anos. A premiação destaca tanto cooperativas quanto jornalistas e veículos de comunicação que desenvolvem e divulgam projetos alinhados com a promoção do setor  e a transformação social e econômica. Nesta edição, que contou com mais de 574 inscrições e 700 cases de todo o Brasil, a categoria de Imprensa foi ampliada para incluir jornalistas e veículos em quatro subcategorias: Impresso/Digital, Mídia Cooperativista, Radiojornalismo e Telejornalismo.

A série “Cooperar nos torna grandes” traz histórias e depoimentos que mostram como o modelo de pequenas cooperativas gera benefícios econômicos e sociais. O conteúdo evidencia o impacto positivo que o cooperativismo gera, tanto em escala pessoal quanto coletiva. “Queríamos mostrar o quanto o cooperativismo é importante para a economia e para comunidades, e como ele contribui para um desenvolvimento sustentável. Ter esse trabalho reconhecido já é uma grande vitória e motivo de orgulho para toda a equipe”, afirma Elaine Nunes. 

Leia Também:  Com chuvas mais intensas, Saúde alerta para cuidados contra a leptospirose

A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, no dia 3 de dezembro, quando serão revelados os vencedores. Para a Rádio Educativa FM, essa indicação é um reconhecimento do compromisso da emissora com conteúdos que promovem o desenvolvimento social e econômico, fortalecendo a cultura cooperativista e ampliando sua visibilidade.

TRANSMISSÃO – A série “Cooperar nos torna grandes” foi ao ar no Jornal da Educativa, transmitido de segunda a sexta-feira, entre 7h e 8h30, na TV Paraná Turismo e na Rádio Educativa, simultaneamente. A programação da TV pode ser assistida pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta de Curitiba e região metropolitana – e futuramente nas novas praças dos transmissores – e canal 509 na Claro/NET. Desde o ano passado a transmissão é feita para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2, além de operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.

Leia Também:  PCPR participa de operação nacional contra a exploração e abuso infantil

A Rádio Educativa FM opera na frequência 97.1 MHz em Curitiba e região. Já a Educativa AM transmite na frequência 630 kHz. Parte da programação da rádio, bem como do conteúdo da TV, pode ser acessada por meio de plataformas de streaming, como YouTube (TV e rádio) e Spotify.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Espaço Cultural BRDE recupera Palacete dos Leões e recebe 4 mil visitantes em 2022

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com novos transmissores, TV Paraná Turismo amplia transmissão para o Litoral

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA