NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na prevenção de intoxicações, Estado amplia conscientização nas escolas

Publicado em

Para conscientizar sobre os riscos de intoxicação em crianças, as secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed) promovem uma série de ações educativas nas escolas estaduais e municipais do Paraná, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Saúde e da Educação.

As atividades, que incluem palestras e oficinas, começaram em outubro – mês dedicado à proteção e ao bem-estar infantil – e seguirão até o final do ano letivo, envolvendo cerca de 600 mil crianças, suas famílias e profissionais das duas áreas.

As ações são desenvolvidas pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), da Sesa, em conjunto com as equipes municipais e regionais de Atenção e Vigilância em Saúde, proporcionando à comunidade escolar acesso a informações essenciais sobre como prevenir intoxicações em crianças.

“Os Ciatox desempenham um papel fundamental na prevenção de acidentes envolvendo crianças. Ações como esta, voltadas para a sensibilização da comunidade escolar, reforçam o compromisso do Governo com a segurança e o cuidado infantil”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Leia Também:  Agentes de crédito do Paraná já intermediaram R$ 100 milhões em operações em 2024

O Ciatox Londrina, em colaboração com a 17ª Regional de Saúde e o município de Cambé, no Norte do Estado, visitou uma escola local, promovendo oficinas para divulgar as principais formas de intoxicação e como preveni-las. A ação envolveu aproximadamente 313 alunos. “Essa articulação é muito importante para estreitar a relação com a comunidade e realizar uma atuação direta sobre questões presentes em nossos atendimentos de rotina. Muitas intoxicações infantis são evitáveis com ações de prevenção como estas”, ressaltou Camilo Molino Guidoni, coordenador do Centro em Londrina.

O Ciatox Maringá, no Noroeste, também tem atuado ativamente na campanha, promovendo a conscientização de pais, responsáveis e profissionais de saúde sobre os riscos de intoxicação infantil. Os encontros, realizados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), incluíram palestras para acompanhantes de crianças hospitalizadas e treinamentos para profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento adequado de intoxicações.

“A aproximação do Ciatox com os serviços de saúde amplia nossa visão sobre os casos que atendemos e reforça nosso papel como referência em toxicologia”, explicou a coordenadora do Ciatox Maringá, Marcia Regina Jupi Guedes.

Leia Também:  Conselho Diretor aprova versão definitiva da Agenda Regulatória da Agepar para exercício de 2023

Além disso, os Ciatox divulgaram seu serviço de teleconsultoria, que apoia profissionais de saúde em situações de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos, contribuindo para uma resposta ágil e eficiente no atendimento desses casos.

REDE – O Paraná conta com quatro Ciatox, sendo um em sede própria, em Curitiba, e outros três localizados nos Hospitais Universitários de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Cascavel (Unioeste). As unidades oferecem serviço de teleconsultoria para profissionais de saúde e à população em geral, orientando condutas em casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações.

Contatos:

Ciatox Paraná: 08000 410 148

Londrina: (43) 3371-2244

Maringá: (44) 3011-9127

Cascavel: (45) 3321-5261

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Prestação de contas: Paraná teve aumento real de 74,3% no investimento público em 2024

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Estado recebe projeto executivo do Moegão, maior obra do País no setor portuário

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA