NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar prepara moradores para atuar em hortas comunitárias de Arapongas

Publicado em

A Sanepar promoveu, na última semana, duas oficinas sobre horta comunitária em Arapongas. A horta, cuja montagem e material utilizado foram doados para o município, foi executada no Centro Social Urbano (CSU), na Avenida Gaturamo.

Na introdução das oficinas, a gestora ambiental da Sanepar, Andréa Fontes, falou sobre as obras de saneamento na cidade, sobre a necessidade de consumo consciente de água e da possibilidade de coleta de água de chuva, para regar a horta, por exemplo.

As hortas, que estão sendo implantadas em diferentes municípios do Paraná, são instrumento de garantia da segurança alimentar para as comunidades. Além disso, propiciam igualmente oportunidades de trabalho e geração de renda. O conhecimento repassado visa o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos e com acesso a um custo bem abaixo do mercado. “Assim, nós falamos da saúde em sua forma integral. Que começa com o abastecimento de uma água potável, a coleta e o tratamento dos resíduos e esgotamento sanitário, mas, também, com uma alimentação de qualidade”, diz.

Leia Também:  Sesa simula acidente com várias vítimas para treinamento de urgência em Jandaia do Sul

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Terezinha Canassa, a parceria com a Sanepar traz benefícios para a comunidade. “Espero que a gente consiga pessoas que nos ajudem tornar ainda maior esta horta”, comenta. “Horta comunitária é importante porque passamos a ter os alimentos sadios e a própria pessoa que cuidou do seu canteiro será beneficiada”, destaca.

COMUNIDADE – O assistente social do CSU, Fabio de Oliveira, ficou surpreso com o projeto da horta da Sanepar e vê importantes benefícios para a comunidade. “É uma coisa que envolve tanto cuidar do meio ambiente quanto da boa alimentação”, disse. Sobre os participantes das oficinas, ele afirma que alguns já têm costume de ter horta em casa e outros não sabiam como fazer os preparos para o cultivo.

Cleusa da Silva, moradora do conjunto Panorama, conta que já fez muitas hortas grandes e que trabalhou no plantio de pepino, pimentão e berinjela. Ela participou da oficina da Sanepar e diz que quer ajudar na horta do CSU. “Para dar certo tem que ir vendo o que a terra tá pedindo e o que a planta tá pedindo, para a gente poder ir incrementando, colocando as vitaminas as coisas que precisam”.

Leia Também:  Paraná recebe missão comercial da Dinamarca e apresenta projetos verdes

CONTEXTO – As oficinas de horta comunitária fazem parte do trabalho socioambiental da Sanepar ligado às obras de saneamento da Companhia na cidade. Estão sendo implantados cerca de 75 mil metros de rede coletora de esgoto, 10 mil metros de linha de recalque e interceptores, além da construção de duas unidades de bombeamento. A Estação de Tratamento de Esgoto Araruva e a Estação Mantiqueira estão em fase final. Ao todo, a Sanepar investiu em Arapongas R$ 28.473,00 milhões para viabilizar estes empreendimentos. Com esta estrutura, a coleta e o tratamento de esgoto chegam para 28 bairros da cidade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Paraná recebe missão comercial da Dinamarca e apresenta projetos verdes

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Trata Brasil premia Sanepar e São José dos Pinhais por redução das perdas de água

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA